Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Turismo é um dos principais sectores económicos de Portugal e é fulcral que lhe seja dada importância como tal. Os Destinos Turísticos representam fontes de receitas e notoriedade, notoriedade essa diretamente dependente do tipo de imagem que o destino transmite aos consumidores.
A Imagem é um relevante elemento do marketing de destinos turísticos pela forma como influencia o comportamento dos indivíduos ao estimular as experiências e a criatividade. Muitos são já os estudos que comprovaram que a formação da imagem de destinos afeta a maneira de pensar e sentir dos viajantes e turistas efetivos e potenciais. Explorar o papel da imagem de destinos é vital para a promoção dos mesmos e para a potenciar a angariação de visitantes e turistas ao máximo.
Com base nestas evidências, o objetivo principal para a realização deste estudo foi perceber a Imagem que os indivíduos possuem do destino Óbidos e após uma exploração bibliográfica cuidada, de investigações já realizadas e da reunião dos elementos mais relevantes de cada uma para o presente estudo, é apresentada a análise dos dados obtidos por um inquérito efetuado a visitantes do evento Mercado Medieval, in loco.
Os resultados avaliaram Óbidos pela positiva e mostraram que o grau de satisfação é fundamental na avaliação dos atributos e principalmente na intenção de regressar e recomendar o destino a outros, uma vez que estão diretamente relacionados entre si.
É fundamental continuar a apostar no desenvolvimento do marketing e na melhoria da imagem para atingir resultados acima da satisfação.
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Turismo Destinos turísticos Marketing turístico Imagem de destinos turísticos Satisfação