Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-01"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A imagem do destino turístico Óbidos do ponto de vista do visitante de eventosPublication . Reino, Vera Lúcia Gregório; Almeida, Paulo Jorge SantosO Turismo é um dos principais sectores económicos de Portugal e é fulcral que lhe seja dada importância como tal. Os Destinos Turísticos representam fontes de receitas e notoriedade, notoriedade essa diretamente dependente do tipo de imagem que o destino transmite aos consumidores. A Imagem é um relevante elemento do marketing de destinos turísticos pela forma como influencia o comportamento dos indivíduos ao estimular as experiências e a criatividade. Muitos são já os estudos que comprovaram que a formação da imagem de destinos afeta a maneira de pensar e sentir dos viajantes e turistas efetivos e potenciais. Explorar o papel da imagem de destinos é vital para a promoção dos mesmos e para a potenciar a angariação de visitantes e turistas ao máximo. Com base nestas evidências, o objetivo principal para a realização deste estudo foi perceber a Imagem que os indivíduos possuem do destino Óbidos e após uma exploração bibliográfica cuidada, de investigações já realizadas e da reunião dos elementos mais relevantes de cada uma para o presente estudo, é apresentada a análise dos dados obtidos por um inquérito efetuado a visitantes do evento Mercado Medieval, in loco. Os resultados avaliaram Óbidos pela positiva e mostraram que o grau de satisfação é fundamental na avaliação dos atributos e principalmente na intenção de regressar e recomendar o destino a outros, uma vez que estão diretamente relacionados entre si. É fundamental continuar a apostar no desenvolvimento do marketing e na melhoria da imagem para atingir resultados acima da satisfação.
- A importância do perfil do turista na promoção de um destino turístico : o caso do CaramuloPublication . Fecha, Teresa Maria Rodrigues; Almeida, Paulo Jorge SantosDeterminar o perfil do turista é uma temática muito importante, no âmbito da investigação do Marketing Turístico, uma vez que permite determinar quais as suas características no sentido de direcionar as ações de Marketing adaptando formas de comunicação específicas para esse tipo de turista. Em termos científicos, esta dissertação, pretende centrar-se nas intervenções recíprocas das dinâmicas territoriais e turísticas. Vai em busca da contribuição e do aprofundamento do conhecimento na área turística e territorial, apresentando uma componente interdisciplinar ao estabelecer uma ligação entre o marketing e o turismo, procurando encontrar respostas para o sucesso turístico da região do Caramulo através da determinação do público-alvo que frequenta este destino com evidentes ganhos ao nível da gestão das organizações que atuam nestes domínios. Para alcance dos resultados finais, foi feita uma revisão bibliográfica abordando temas como o turismo, o perfil, destino turístico, marketing turístico e promoção, pois consideraram-se temas fulcrais para a realização de um trabalho desta natureza. A metodologia utilizada teve como base a utilização de um questionário a turistas que visitaram o Caramulo durante o período de estudo. Para o efeito, o apoio de diversas entidades da região foi fundamental. Após a recolha de dados, estes foram trabalhados e analisados com o objetivo de dar resposta às questões de investigação propostas. Com o estudo obtiveram-se conclusões interessantes tais como por exemplo o tipo de mercado que frequenta este destino pertencer à categoria dos sénior e, nas ações promocionais desenvolvidas não estar a ser considerado todo o potencial turístico da região. No que concerne aos parâmetros de satisfação, pode-se considerar que as expetativas destes turistas são superadas e a grande maioria pondera voltar e até mesmo aconselhar a região.
- Estudo da perceção dos turistas em relação à atratividade e à eficácia dos canais eletrónicos e impressos na promoção dos destinos turísticosPublication . Fernandes, Nuno Gonçalo Raposo; Fonseca, Júlia Fragoso daNos últimos anos o mundo tem vindo a atravessar mudanças constantes a todos os níveis e que se desenrolam a um ritmo acelerado, desde alterações políticas, económicas, sociais e até ambientais. O turismo como atividade dinâmica, em constante evolução e adaptação ao meio, não foge à regra e atravessa paralelamente uma fase de mudanças estruturais. Deste modo, a informação que é oferecida pelos canais de promoção turística tornam estes cada vez mais decisivos na escolha dos destinos turísticos alterando o comportamento dos consumidores na decisão destes em “comprar” um destino, isto é, visitá-lo. A eficácia percebida da promoção depende da forma como os clientes compreendem e percecionam toda a informação que lhes é transmitida. Neste estudo a promoção turística dirigida pelo canal eletrónico diz respeito à promoção veiculada através dos meios internet e redes sociais, nomeadamente o facebook. Por sua vez, a promoção turística direcionada pelo canal impresso de promoção turística refere-se aos folhetos ou às brochuras Impressas. O estudo da atratividade e da eficácia dos canais de promoção é realizado para avaliar se existe relação entre a perceção que os turistas têm pela atratividade e eficácia dos canais eletrónico e impresso de promoção dos destinos turísticos. A técnica de recolha de dados de inquérito por questionário online aplicado neste trabalho permitiu identificar que quanto maior é a atratividade percebida do canal eletrónico menor é a eficácia percebida do canal impresso de promoção turística. No mesmo sentido, quanto maior é atratividade do canal de promoção maior é a eficácia percebida desse mesmo canal no âmbito da promoção dos destinos turísticos.