Browsing by Issue Date, starting with "2013-07"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Differences in swimming force metrics induced by genderPublication . Amaro, Nuno; Morouço, Pedro; Marinho, Daniel A.
- Relationship of force metrics with swimming performance in age-group swimmersPublication . Amaro, Nuno; Morouço, Pedro; Marinho, Daniel A.
- O declínio de uma empresa brasileira de grande porte: o caso GradientePublication . Torres, Alexandre Pavan; Serra, Fernando Antonio; Almeida, Martinho Ribeiro; Ferreira, Manuel PortugalO trabalho apresenta o declínio organizacional da Gradiente. Este caso relevante foi estudado ao longo de 30 anos, utilizando dados e informações disponíveis, com o uso do software Atlas. ti. Foram examinados 1472 documentos. Utilizou-se de metodologia de estudo de caso para apresentação de uma teoria substantiva da Gradiente. Os resultados apontam para o impacto de cinco fatores: (1) a inércia em um ambiente em mudança, (2) a carência de recursos organizacionais e a menor capacidade de absorver choques, (3) erros na tomada de decisões, (4) os mecanismos de proteção governamental e a relação com o nível de competição, e (5) os recursos detidos pela empresa para fazer face à competição. A principal limitação é o método, por se tratar de estudo de caso único. Apesar da importância são poucas as pesquisas sobre o tema. Este estudo contribui para uma melhor compreensão do processo de declínio pelo estudo longitudinal ao longo de um grande período de tempo. Embora se tratando de um caso único, parece representar o ocorrido com uma grande quantidade de empresas brasileiras na década de 1990.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB. A estruturação do princípio da cardinalidade no desenvolvimento de competências de contagem de objetos com crianças de três anos.Publication . Ribeiro, Patrícia Alexandra Henriques; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria; Reis, Susana Alexandre dos
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Ideias sobre os cientistas em alunos do 1.º ano do ensino básicoPublication . Vicente, Catarina Santos; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Influência de um conjunto de tarefas de intervenção no desenvolvimento de competências de observação, em crianças de 3 e 5 anos a frequentar a educação Pré-Escolar (Jardim-de-Infância)Publication . Ferreira, Tânia Patrícia da Silva; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação - Ideias sobre a evaporação e condensação em alunos de 6/7 anosPublication . Maximiano, Carina da Silva; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Evaluation of analytical methodologies used to derive vulnerability functionsPublication . Silva, V.; Crowley, H.; Varum, H.; Pinho, R.; Sousa, RomainThe recognition of fragility and vulnerability functions as a fundamental tool in seismic risk assessment has led to the development of more and more complex and elaborate procedures for their computation. Although these functions have been traditionally produced using observed damage and loss data, more recent studies propose the employment of analytical methodologies as a way to overcome the frequent lack of post-earthquake data. The variation of the structural modelling approach on the estimation of building capacity has been the target of many studies in the past; however, its influence on the resulting vulnerability model for classes of buildings, the impact in loss estimations or propagation of the uncertainty to the seismic risk calculations has so far been the object of limited scrutiny. In this paper, an extensive study of static and dynamic procedures for estimating the nonlinear response of buildings has been carried out to evaluate the impact of the chosen methodology on the resulting capacity, fragility, vulnerability and risk outputs. Moreover, the computational effort and numerical stability provided by each approach have been evaluated and conclusions drawn regarding the optimal balance between accuracy and complexity. Copyright © 2013 John Wiley & Sons, Ltd.
- Envolvimento académico dos estudantes nas atividades e Órgãos de Gestão do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Cardoso, Núria Filipa Nicolau Baía Alves; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: as estratégias utilizadas pelos alunos do 2.º ano de escolaridade na resolução de problemas envolvendo a multiplicaçãoPublication . Gonçalves, Mónica Simões; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes