Browsing by Issue Date, starting with "2013-05"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Association between general self-efficacy and eating habits among adolescentsPublication . Cardoso, Susana; Nunes, Carla; Santos, Osvaldo; Loureiro, IsabelIntroduction: Food choices are the result of several factors. Individual predispositions and resiliency are responsible for regulating against alternative food challenges. Bandura (1982) describes self-efficacy as a sense of self-esteem, feelings of adequacy, efficiency and competence to tackle the problems. Self-efficacy also underlies the choices and effort spent in activities or accomplishments. Objectives: To investigate associations between self-efficacy and eating habits. Methods: This is a cross-sectional survey, with data collected through self-administered questionnaires. Two schools participated in the survey (convenience sample). For each school, students were invited to participate, reaching a sample size of 358 students, aged 14 to 18. Students were asked to complete the Eating Habits Scale (EHA) as well as the General Self-efficacy Questionnaire (GSQ), (EHA/GSQ: 0-200/ 15-105), both validated for Portugal. Results: Significant positive correlation (r=.26; p<.001) was found between eating behaviors and self-efficacy (EHA: 86-172; mean =137.4; GSQ: 29-105; mean= 78). The correlation was stronger for the self-efficacy’s component of resistance to adversity (.32), followed by the initiative and persistence (.18) and by social effectiveness (.16). A higher coefficient of correlation was found among boys (.34) than among girls (.25), among overall scores of GSQ and scores of EHA. Conclusions: Higher self-efficacy may be associated with appropriate eating behaviors in adolescents. Control and resistance perception may play an important role, motivating youngsters to adopt healthy lifestyles. Thus, promoting self-efficacy can boost up healthy eating habits. Moreover, it may be appropriate to adopt health promotion strategies differentiated by gender.
- II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Menino, Hugo Alexandre Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia GonçalvesO livro de atas que agora se publica recolhe e divulga um conjunto de textos e posters que reflete a amplitude e riqueza de temáticas em estudo e debate na 2ª edição da conferência Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) que se realizou nos dias 10 e 11 de maio de 2013, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS- -IPL). O IPCE, promovido pela ESECS-IPL, foi concebido como um projeto que assume a investigação, as práticas e os contextos como elementos aglutinadores de profissionais que trabalham com crianças, adolescentes, adultos e idosos, investigadores e outros interessados nas questões relativas à educação, em geral, e à escola, em particular. De acordo com uma das dimensões de ação do IPL - a de promover a relação com a região em que está inserido – o IPCE assume uma clara relação com os contextos de cooperação do IPL, procurando envolver as diversas organizações com quem promove ações e projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito dos seus cursos de formação inicial e avançada. Partindo deste pressuposto é objetivo divulgar aquilo que se faz em diálogo com o trabalho desenvolvido no país e no estrangeiro, com o intuito de estabelecer pontes de reflexão, aprofundamento e investigação sobre diversas temáticas educativas. O mundo atual, plural, complexo e dinâmico, é marcado por profundos contrastes geradores de uma diversidade de possibilidades e de constrangimentos que condicionam os modos de ser e estar em Educação. Nesse sentido esta conferência procura dar resposta à necessidade crescente de encontrar espaços e dinâmicas de divulgação de projetos, experiências educativas e investigação em diversos âmbitos da Educação. As questões teóricas, técnicas e éticas da educação, a avaliação e a intervenção com seres em formação nos vários contextos e domínios profissionais e os problemas específicos da sua investigação foram objeto de um debate multi, inter e transdisciplinar que pretende dar um contributo para a consolidação da Educação.
- Plano de marketing aplicado à Livraria Arquivo com proposta de otimização dos processos de comunicação e venda através de um website de e-commercePublication . Domingos, Marta Silvério; Pinto, Filipe; Marques, Alzira Maria AscensãoAtualmente é fundamental recorrer às novas tecnologia sem especial ao mundo intangível que é o universo on-line, de forma a tornar uma empresa mais ágil, atualizada e adaptada ao mercado de hoje. A nova geração da Web vem possibilitar um cruzamento de ideias e partilha de informação até então inexistente, uma nuvem de informação que paira sobre nós e permite uma interatividade instantânea entre empresa e consumidor. Uma sociedade criativa, onde o consumidor é tratado como um ser pleno, que possuiu mente, coração e espírito (Kotler, 2011). É neste contexto que o Projeto Aplicado à Livraria Arquivo se insere. Depois de uma revisão de literatura sobre as novas tecnologias, e-business vs e-commerce, convergência de canais on-line e off-line e os fatores críticos de sucesso para um website, procurou-se desenvolver a parte prática do projeto. Assim, a partir de uma análise estratégica foi elaborado um Plano de Marketing com Proposta de Otimização dos Processos de Comunicação e Venda através de um website de e-commerce. No desenvolvimento da parte prática e com base no Lean Thinking e Seis Sigma utilizou-se a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analize, Improve, Control) para melhorar o processo de comunicação e a metodologia DMADV (Define, Measure, Analize, Design, Validation) para propor um novo processo associado ao comércio eletrónico, propondo o design de um website de vendas on-line. Nos dias de hoje é fundamental uma empresa estar presente on-line, mas não basta ter apenas um website, é necessário cultivá-lo para que possa florescer e dar frutos no futuro.
- Os determinantes do desempenho de um mediador de seguros e o efeito moderador da cultura : o caso AXAPublication . Gomes, Pedro José Pereira; Marques, Alzira Maria AscensãoO mercado segurador atravessa um momento de profunda mudança, numa conjuntura económica muito desfavorável e um contexto de mercado de complexa e intensa competição. Sendo o mediador de seguros o canal de distribuição de maior relevância em Portugal no setor segurador é importante compreender os determinantes do desempenho de um mediador. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 187 mediadores da companhia de seguros AXA Portugal, efetuou-se o estudo transversal de natureza quantitativa, com a finalidade de analisar a influência da orientação para a aprendizagem, da orientação para o cliente e do comprometimento do mediador no seu desempenho e averiguar se o efeito da cultura AXA modera essa relação, reforçando a sua influência. Os resultados evidenciaram que a orientação para o cliente e o comprometimento têm capacidade para explicar o desempenho através do efeito moderador da cultura AXA e a orientação para o cliente individualmente também tem capacidade para explicar o desempenho do mediador de seguros AXA. Estes resultados contribuem não só para suportar a teoria associada ao estudo, bem como para melhorar a relação AXA mediador, sendo possível no final do presente estudo apresentar recomendações direcionadas a gestores de companhias de seguros e a mediadores.
- A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizaçõesPublication . Vala, Célia Margarida de Sousa; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNum contexto cada vez mais competitivo, em que o patamar de atuação se coloca a um nível global, os ciclos de vida dos produtos são mais curtos, os consumidores são mais informados e mais exigentes, as empresas e outras organizações deparam-se com novos paradigmas de competição para os quais têm necessidade de encontrar novas formas de estar no mercado. É importante que as organizações possuam fatores que de alguma forma assegurem a sua permanência no mercado, em competição com os demais concorrentes. A orientação ao mercado pode trazer múltiplos benefícios para as organizações, contribuindo para a existência de vantagens competitivas e dessa forma reforçar a sua competitividade. Esta investigação tem como objetivo compreender se a orientação para o mercado contribui para a existência de vantagens competitivas. O estudo foi aplicado a uma população de 250 empresas do distrito de Leiria. Foi realizado um questionário para recolha de informação sobre a orientação ao mercado e utilizaram-se indicadores de atividade dessas mesmas empresas para averiguar a existência de vantagens competitivas. Em linha com outros estudos, os resultados não permitem afirmar que a orientação para o mercado influencie de forma positiva a existência de vantagens competitivas. Tendo em conta estes resultados, são feitas recomendações a considerar em investigações futuras.