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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Num contexto cada vez mais competitivo, em que o patamar de atuação se coloca a um
nível global, os ciclos de vida dos produtos são mais curtos, os consumidores são mais
informados e mais exigentes, as empresas e outras organizações deparam-se com novos
paradigmas de competição para os quais têm necessidade de encontrar novas formas de
estar no mercado.
É importante que as organizações possuam fatores que de alguma forma assegurem a sua
permanência no mercado, em competição com os demais concorrentes. A orientação ao
mercado pode trazer múltiplos benefícios para as organizações, contribuindo para a
existência de vantagens competitivas e dessa forma reforçar a sua competitividade.
Esta investigação tem como objetivo compreender se a orientação para o mercado
contribui para a existência de vantagens competitivas. O estudo foi aplicado a uma
população de 250 empresas do distrito de Leiria. Foi realizado um questionário para
recolha de informação sobre a orientação ao mercado e utilizaram-se indicadores de
atividade dessas mesmas empresas para averiguar a existência de vantagens competitivas.
Em linha com outros estudos, os resultados não permitem afirmar que a orientação para o
mercado influencie de forma positiva a existência de vantagens competitivas. Tendo em
conta estes resultados, são feitas recomendações a considerar em investigações futuras.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Orientação para o mercado Vantagens competitivas Competitividade