Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Plano de marketing aplicado à Livraria Arquivo com proposta de otimização dos processos de comunicação e venda através de um website de e-commercePublication . Domingos, Marta Silvério; Pinto, Filipe; Marques, Alzira Maria AscensãoAtualmente é fundamental recorrer às novas tecnologia sem especial ao mundo intangível que é o universo on-line, de forma a tornar uma empresa mais ágil, atualizada e adaptada ao mercado de hoje. A nova geração da Web vem possibilitar um cruzamento de ideias e partilha de informação até então inexistente, uma nuvem de informação que paira sobre nós e permite uma interatividade instantânea entre empresa e consumidor. Uma sociedade criativa, onde o consumidor é tratado como um ser pleno, que possuiu mente, coração e espírito (Kotler, 2011). É neste contexto que o Projeto Aplicado à Livraria Arquivo se insere. Depois de uma revisão de literatura sobre as novas tecnologias, e-business vs e-commerce, convergência de canais on-line e off-line e os fatores críticos de sucesso para um website, procurou-se desenvolver a parte prática do projeto. Assim, a partir de uma análise estratégica foi elaborado um Plano de Marketing com Proposta de Otimização dos Processos de Comunicação e Venda através de um website de e-commerce. No desenvolvimento da parte prática e com base no Lean Thinking e Seis Sigma utilizou-se a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analize, Improve, Control) para melhorar o processo de comunicação e a metodologia DMADV (Define, Measure, Analize, Design, Validation) para propor um novo processo associado ao comércio eletrónico, propondo o design de um website de vendas on-line. Nos dias de hoje é fundamental uma empresa estar presente on-line, mas não basta ter apenas um website, é necessário cultivá-lo para que possa florescer e dar frutos no futuro.
- Os determinantes do desempenho de um mediador de seguros e o efeito moderador da cultura : o caso AXAPublication . Gomes, Pedro José Pereira; Marques, Alzira Maria AscensãoO mercado segurador atravessa um momento de profunda mudança, numa conjuntura económica muito desfavorável e um contexto de mercado de complexa e intensa competição. Sendo o mediador de seguros o canal de distribuição de maior relevância em Portugal no setor segurador é importante compreender os determinantes do desempenho de um mediador. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 187 mediadores da companhia de seguros AXA Portugal, efetuou-se o estudo transversal de natureza quantitativa, com a finalidade de analisar a influência da orientação para a aprendizagem, da orientação para o cliente e do comprometimento do mediador no seu desempenho e averiguar se o efeito da cultura AXA modera essa relação, reforçando a sua influência. Os resultados evidenciaram que a orientação para o cliente e o comprometimento têm capacidade para explicar o desempenho através do efeito moderador da cultura AXA e a orientação para o cliente individualmente também tem capacidade para explicar o desempenho do mediador de seguros AXA. Estes resultados contribuem não só para suportar a teoria associada ao estudo, bem como para melhorar a relação AXA mediador, sendo possível no final do presente estudo apresentar recomendações direcionadas a gestores de companhias de seguros e a mediadores.
- A orientação para o mercado como forma de obter vantagens competitivas nas organizaçõesPublication . Vala, Célia Margarida de Sousa; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNum contexto cada vez mais competitivo, em que o patamar de atuação se coloca a um nível global, os ciclos de vida dos produtos são mais curtos, os consumidores são mais informados e mais exigentes, as empresas e outras organizações deparam-se com novos paradigmas de competição para os quais têm necessidade de encontrar novas formas de estar no mercado. É importante que as organizações possuam fatores que de alguma forma assegurem a sua permanência no mercado, em competição com os demais concorrentes. A orientação ao mercado pode trazer múltiplos benefícios para as organizações, contribuindo para a existência de vantagens competitivas e dessa forma reforçar a sua competitividade. Esta investigação tem como objetivo compreender se a orientação para o mercado contribui para a existência de vantagens competitivas. O estudo foi aplicado a uma população de 250 empresas do distrito de Leiria. Foi realizado um questionário para recolha de informação sobre a orientação ao mercado e utilizaram-se indicadores de atividade dessas mesmas empresas para averiguar a existência de vantagens competitivas. Em linha com outros estudos, os resultados não permitem afirmar que a orientação para o mercado influencie de forma positiva a existência de vantagens competitivas. Tendo em conta estes resultados, são feitas recomendações a considerar em investigações futuras.