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Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo apresenta uma análise do atual cenário competitivo do Ensino Superior brasileiro, com o objetivo de demonstrar que a utilização de estratégias
de marketing é um fator crítico de sucesso para essas organizações. O trabalho trata da existência de barreiras contra uma abordagem de
marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestão acadêmica desenvolvido tendo como base um mercado sem competição, comprovando
que há uma resistência contra o uso de estratégias mercadológicas nas instituições de Ensino Superior. Neste trabalho, são analisadas as estratégias
de marketing utilizadas e são discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser
feito um confronto dessas estratégias com uma abordagem de marketing de relacionamento. É feita uma revisão teórica sobre o marketing relacional,
sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualização para organizações universitárias.
Description
Keywords
Marketing de relacionamento Ensino superior Estratégia
Pedagogical Context
Citation
NUNES, Getúlio Tadeu e outros - Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior. Gestão & Regionalidade. Vol. 24, n.º 69 (Jan./Abr. 2008), p. 62-78
Publisher
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
