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- O serviço Educativo como mediador entre a Colecção António Cachola e os públicos - Programa ''Uma obra para todos''Publication . Ezequiel, Cátia Silvia Martins; Serra, João José de Sousa BonifácioEnquadrada num Quadro Estratégico Europeu, a Cultura é uma das áreas de importância nas políticas de futuro do país, contribuindo para a competitividade e internacionalização da economia, para o aumento do emprego e para o seu desenvolvimento e coesão social. Contida na Europa, será na sua expressão que a Cultura se apresenta como elemento estratégico, passando pela valorização do seu capital humano, social e criativo. Sem deixar de contar com a marca e efeito da ausência de políticas culturais que se traduziram no “apagamento” do que o Ministério da Cultura, desde a sua vigência de 1995 considerou como aspectos prioritários de democratização do sector. Com a redução de departamentos de trabalho da Cultura e extinção do Ministério da Cultura em 2011, no que se refere a esta matéria foi desenhado o caminho da ilusão e negligência. Pelo menosprezo sobre esta realidade em Portugal, e pela desconsideração sobre o trabalho de actuação no campo das políticas culturais, é natural que tenhamos perdido oportunidade de um diálogo actual, informado e necessário com outros países europeus, sobre quem somos, para onde vamos e/ou pretendemos ir e também sobre o que temos para partilhar. Assim, proponho-me com este estudo, participar da discussão sobre a estrutura em que assenta a problemática de afirmação dos serviços educativos em museus, e através da recolha de informação neste contexto de possibilidades, fundamentar a sua importância e permitir-me uma crítica sobre esta realidade. Por isso, apresenta-los-ei como mediadores culturais entre a arte e os públicos e para isso tratarei do caso particular do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde realizei estágio curricular de 15 de Maio a 29 de Agosto, em 2014. Aprofundarei aspectos de interesse sobre a realidade dos museus em Portugal, os agentes culturais envolvidos, as metodologias, as audiências/públicos e a sua relação de acção com a educação, a cidadania, impactos económicos e emprego. Declararei o estágio, que se constituiu, numa fase inicial, pelo levantamento de informação para caracterização do concelho de Elvas e o museu de arte contemporânea aí instalado. Apresentarei informações sobre a distribuição de pessoal nos vários sectores do museu, sobre a sua formação e funções, a sua origem, a obra, as instalações, equipamento, objectivos/função e expectativas criadas, regulamento, com especial atenção à natureza da Colecção António Cachola no contexto da arte contemporânea e no coleccionismo de arte, em Portugal. Darei conhecimento sobre os públicos do museu e apresentarei resultados de um inquérito (questionário em português, inglês e espanhol entregue aos visitantes) sobre as motivações de visita ao museu e entrevistas sobre as várias expectativas acerca deste. Referir-me-ei à programação e oficinas do serviço educativo para o período de férias de verão (de 17 de Junho a 13 de Setembro), apresentando os materiais de comunicação produzidos e usados para a sua divulgação, tal como todos os resultados reais e impactos das práticas pedagógicas aplicadas pelo serviço educativo nos participantes e meio envolvente, através do ensino informal, dentro e fora do museu (paiol, castelo, outros equipamentos culturais e ruas da cidade).
- Relatório de estágioPublication . Correia, Catarina Ramos; Barreto, Luísa Maria PiresNo âmbito da disciplina de Projecto, parte integrante do 2º ano do Mestrado em Design Gráfico da ESAD.CR, é proposto ao mestrando um estágio prático curricular, com a duração de seis meses, que visa planear, contextualizar e desenvolver um tema relevante na área do Design Gráfico, a par da experiência prática adjacente a qualquer estágio. A empresa Ing, eleita para o desenvolvimento do estágio que resultou no presente relatório, foca-se nas áreas de Design de Comunicação, Design Editorial e Branding. O relatório fará uma análise teórica e prática relativa ao tema da revista digital (sua história, sua evolução, seu futuro), sustentado por um trabalho prático desenvolvido ao longo do estágio – Holmes Place Mag. Este projecto visa transformar e catapultar a revista da empresa Holmes Place para a nova era digital, sob o formato de aplicação para iPad, numa abordagem criativa, multifuncional e pioneira em Portugal. Numa análise significativamente mais superficial, serão brevemente apresentados alguns projectos desenvolvidos em paralelo ao longo dos seis meses de estágio. Alguns projectos finalizados, algumas propostas, trabalhos para clientes nacionais e internacionais – uma pequena amostra de todo o trabalho que se desenvolve diariamente na Ing.