Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-31"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- As nuvens são matéria e as montanhas são corPublication . Calheiros, Verónica Filipa Fernandes; Quintas, Paulo Jorge Leandro; Oliveira, Maria Luísa Mota Soares deNesta componente escrita podemos encontrar um debruçar e um discursar sobre uma série de pinturas que estão inseridas num âmbito de atelier. O ato criativo é encarado como a parte mais importante dos trabalhos. Outra parte do meu discurso aborda um lado mais reflexivo e “poético”, mas sempre em contraponto com questões mais diretas da prática artística. As questões plásticas são remetidas para uma imagética, um questionar e um construir de um discurso mais próprio.
- Encenação / Transgressão: JE est un autrePublication . Gorjão, Hélder Eduardo Vicente; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Brás, José Emanuel Costa HenriquesEsta Componente Escrita da Tese é uma reflexão sobre a Componente Prática da Tese “Encenação / Transgressão: JE est un autre”. O texto analisa em profundidade os três tópicos seguintes: descrição dos meus modos de fazer –o meu processo de trabalho-; contextualização das problemáticas da tese em função de três casos de estudo e da clarificação conceptual da noção de género; reflexão pessoal sobre a minha tese. A descrição dos meus modos de fazer é feita com base nas séries de trabalho da tese : “O LIVRO DO livro OBJECTO”; “Tiras-retratos.”; Tiras-retratos – fragmentos em linha.”; “JE est un autre”; “Transgressão/Encenação.”; e em “Transgressão/Encenação.”. Dando mais enfoque a esta última série de trabalho, porque foi aquela que resultou de um período mais longo de experimentação, durante todo segundo ano do Mestrado. A contextualização das problemáticas da tese baseia-se na obra dos artistas: Jorge Molder, Catherine Opie e Pierre Molinier. A reflexão centra-se sobre as minhas inquietações subjacentes à tese assim como na exploração plástica que desenvolvi no contexto do Mestrado, a saber: 1- problemáticas de identidade e de exploração plástica a partir da distinção entre autorretrato e autorrepresentação; 2- as relações entre corpo, sexo e género; 3- processo de procura/exposição progressiva do corpo; 4- exploração de outras soluções técnicas/plásticas e de media.
- Porquê ser um quando podemos ser vários?Publication . Abreu, Maria Luísa Coutinho Gonçalves de; Soares, Marta Isabel GonçalvesA presente dissertação propõe-se apresentar os resultados de uma investigação teórica fundada num trabalho plástico contínuo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. É a partir de reflexões sobre o ser humano e as suas atitudes mais peculiares, como o acumular e o colecionar, que questionamos a forma como nos relacionamos com objetos e como eles se relacionam entre si. O projeto, reflete ainda questões identitárias de grupo pelo modo como cada objeto é construído, sob a forma de pilhas, montes, fardos ou maços, evocando questões específicas sobre as tipologias de organização, o uno, o múltiplo e a indexação.
- Azulejo biselado, fundador de pinturaPublication . Oliveira, Diogo Cláudio Caetano de; Soares, Marta Isabel GonçalvesA recensão escrita que se segue é descritiva do projeto Azulejo Biselado. Neste projeto, a pintura apresenta-se como uma série de trabalhos que denotam ausência de variações na composição, monotonia narrativa, inexistência de centro e um caracter industrial. Apesar de parecerem paredes, estas pinturas são metáforas das mesmas e deste modo destacam-se, por si mesmas, do espaço real e concreto que as envolve.
- A State of Mediocrity in ArtPublication . Takehara, Shinji; Soares, Marta Isabel GonçalvesRecently, art works that make trajectories in a situation fragmented by postmodernism as a reaction to modernism, have risen. They show trajectory of travels over different time and different space. Allochronic or multiplicity makes it possible. I will focus on how we are able to be multiple. I assume we are able to take a cue of a methodology from a mechanism of a ‘’teratogenesis’’ of japan. It is a passive function, and makes it possible for us to be multiple by staying on an intermediate place between connection and disconnection. In this thesis I propose myself to analyze the notion of ‘’Bad Place’’ created by the Japanese art critic Noi Sawaragi (b.1962), works of Takashi Murakami (b.1962), the concept of ‘’Altermodern’’ suggested by Nicolas Bourriaud (b.1965), thoughts of Existence in Buddhism, affinity, and difference between ‘’snobbism’’ and one of Japanese aesthetic iki, works of Koki Tanaka (b.1975), the metaplasticity of the brain and my own projects.
- Simulacro de realidades utópicasPublication . Martins, Diogo Micael Almeida; Tomás, António Rebelo DelgadoEsta dissertação de mestrado, apresenta várias premissas, tais como a do duplo, do eu, de simulacro de realidades, do palco, da profundidade. Nele está presente uma ausência constante de marcas deixadas pelo passado, ou de elementos que outrora ocuparam o espaço que se deixa mostrar. Aqui é apresentado narrativas construídas onde o autor consta sempre, mas sempre tendo em conta a subjetividade do ato de ver dado pelo espectador. Este conjunto de fatores poderão ser vistos em vários médiuns presentes nas artes plásticas, tais como a fotografia, a escultura e a pintura.
- "Dimensões Variáveis" - A Repetição como Processo no Contexto de um Percurso PessoalPublication . Terêncio, Ana Margarida Rodrigues; Esteves, Philip José RodriguesNesta componente escrita analiso o trabalho que realizei no atelier, tendo-se centrado na relação entre forma orgânica, cor e repetição. Este tema constitui-se assim como uma premissa de investigação na qual a dimensão processual adquire uma complexidade maior. Num processo que se propõe transversal quanto aos meios técnicos e expressivos, o trabalho realizado incide sobre a construção de objetos tridimensionais - em articulação estreita com o registo bidimensional - constituídos por um emaranhar de camadas, onde a cor assume um lugar de particular relevância.
- Sur facePublication . Paixão, Luís Gomes da; Tomás, António Rebelo DelgadoA relação de proximidade com a “maqueta” tem a ver com a minha relação com a prática da fotografia, pois estas permitem-me, de uma forma intuitiva e rápida, ensaiar a relação entre o objeto, a luz incidente e a forma como este é percecionado no espaço.