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Authors
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Abstract(s)
O Centro Histórico de Leiria (CHL), à semelhança de outros centros históricos, pela sua
vertente cultural e patrimonial, assume especial relevância na cidade e região de Leiria.
Para além dos centros históricos serem âncoras urbanas que se relacionam com a
identidade das populações, a reabilitação dessas zonas, enquanto espaços urbanos
modernos e pujantes de vida, é essencial. As questões da mobilidade urbana nestes espaços
são um dos aspectos a considerar dado que o sistema de transportes é essencial para uma
revitalização urbana que se traduz no aumento de qualidade de vida. Este trabalho tem
assim como objectivo principal o estudo da situação actual do CHL no que concerne à
mobilidade e proposta de soluções e estratégias alternativas que possam contribuir para a
melhoria global do espaço urbano em análise.
Inicialmente efectuou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de caracterizar o estado
actual de outras realidades semelhantes nacionais e internacionais bem como o de
identificar soluções e estratégias implementadas e quais os resultados a que conduziram.
Posteriormente o trabalho incidiu sobre a descrição da mobilidade e sistema de transportes,
do CHL bem como o seu enquadramento no sistema global de transportes da cidade. Para
tal procedeu-se ao levantamento de dados relativos às vias da zona em causa, produziu-se
uma base de dados uniformizada a qual foi estruturada num Sistema de Informação
Geográfica (SIG). Deste modo a visualização gráfica dos dados permitida pelo SIG
permitiu a pesquisa e orientação quanto às soluções e estratégias a apresentar.
Após o tratamento e análise dos dados, foram elaboradas diversas soluções e propostas
estratégicas que podem melhorar as condições de mobilidade e revitalizar, a todos os
níveis, o CHL. As soluções propostas assentam em vários princípios estruturantes, sendo o
principal: a promoção dos modos suaves, transportes públicos e coordenação intermodal da
oferta de transportes, diminuindo a dependência automóvel. No entanto, reconhecendo a
importância que o automóvel tem nas sociedades contemporâneas foram salvaguardadas
condições para que os moradores do CHL pudessem utilizar, também, o transporte
vi
individual. O rumo a uma mobilidade sustentável deve ser um processo de mudança
continua, fazendo-se passo a passo, sem radicalismos e envolvendo as comunidades para
que a mudança surja delas mesmas, duma consciência ambiental natural e própria. A
proposta de sistema de transportes teve também em conta a dimensão comercial, turística e
cultural do espaço urbano em causa dado que a polifuncionalidade e aproveitamento das
potencialidades naturais e intrínsecas dos espaços urbanos é essencial para a redução de
tráfego automóvel e optimização da rede de transportes, sendo igualmente um factor de
coesão social.
Description
Dissertação de Mestrado em Energia e Ambiente apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Centro histórico de Leiria Mobilidade sustentável Transportes públicos