Browsing by Author "Santos, Olga"
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- Avaliação qualitativa do ProLearn4ALL: um projeto de investigação baseado na resolução de problemasPublication . Mangas, Catarina; Freire, Carla; Santos, OlgaO ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.
- (In)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúdePublication . Monteiro, Silvia; Heleno, Lizete; Sebastião, Fernando; Ispolnov, Kirill; Santos, OlgaConsiderando que o conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas é fundamental para promover atitudes que minimizem impactes no ambiente e na saúde, foi levado a cabo o trabalho que aqui se apresenta, alicerçado nos seguintes objetivos: i) avaliar o nível de perceção dos estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais de uma instituição do ensino superior sobre os pictogramas de substâncias perigosas, definidos pelo GHS, ii) compreender de que modo a estratégia formativa trabalhada com os estudantes contribuiu para a mudança conceptual sobre a interpretação dos pictogramas de substância perigosas e iii) realçar a importância do conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas de forma a minimizar o potencial de ocorrência de acidentes ambientais, acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Foi analisada a compreensão destes pictogramas por parte de 669 estudantes, antes e após formação sobre o tema. A análise dos dados por pictograma em função da área de formação, idade e estatuto de trabalhador estudante ou não, foi efetuada com ferramentas de estatística descritiva e através de testes de hipóteses. Em média, o nível de compreensão correto dos pictogramas após a formação (61.19%) foi superior ao observado antes da formação (30.75%). A formação em risco químico é essencial para melhorar o nível de compreensão dos respetivos pictogramas, e deverá ser valorizada e incluída nos currículos escolares desde a escolaridade obrigatória até ao ensino superior.
- Programa de recuperação das matas litorais: Participação pública e sensibilizaçãoPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Oliveira, Mário; Fidalgo, Beatriz; Torres, Filipa; Gonçalves, Hermínia; Carvalho, Pedro Ochôa; Valente, Sandra; Colaço, Conceição; Marchante, Elizabete; Marchante, Hélia; Skulska, Iryna; Águas, Ana; Santos, OlgaIntrodução: As Matas Litorais - Mata Nacional de Leiria, Mata Nacional de Pedrógão, Mata Nacional do Urso, Mata Nacional das Dunas de Quiaios, o Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede, o Perímetro Florestal das Dunas e Pinhais de Mira e a Mata Nacional das Dunas de Vagos (que forma uma unidade de gestão com o PF das Dunas de Vagos) – possuem um valor cultural, ambiental e socioeconómico intrínseco, tornando-as um património relevante a conhecer, recuperar, preservar, divulgar e gerir de forma sustentável. O interesse público e nacional precisa, portanto, de estar refletido nas políticas e instrumentos de planeamento e gestão territorial, bem como na sua articulação com os diversos interesses e necessidades das comunidades locais e comunidades de interesse (como cientistas; operadores turísticos; empresas madeireiras, entre outros). Perante este desafio, num tempo em que a literacia ambiental deveria ser já parte integrante da cultura geral e dos valores da população portuguesa, e estar evidenciada na multiplicação de práticas e ações sustentáveis na área do ambiente, parece indiscutível a necessidade da existência de um modelo de sensibilização e informação públicas nas Matas Litorais que contribua decisivamente para a adoção de conhecimentos mais atualizados sobre as múltiplas temáticas associadas à floresta, bem como promotoras de melhores e mais sustentáveis condutas dos cidadãos perante o ambiente em geral e a floresta em particular. Este maior conhecimento e sensibilização pública facilitariam igualmente a aplicação de modelos de gestão participada destes recursos naturais, permitindo aproximar as populações e comunidades locais que usufruem das Matas Litorais da entidade gestora responsável, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), aumentando a cooperação e confiança mútua entre parceiros, facilitando a implementação e a aceitação das decisões e comprometendo todas as partes interessadas.(...)
- ProLearn4ALL Maletas Pedagógicas para TODOS: Estratégias e metodologias de avaliação qualitativaPublication . Mangas, Catarina; Freire, Carla; Santos, Olga; A. P. Costa; D. N. Souza; P. A. Castro; R. A. Saavedra; S. O. Sá
- Reconhecimento da sinalética de segurança: a sua influência na redução de acidentes e minimização do impacte ambientalPublication . Monteiro, Sílvia; Heleno, Lizete; Sebastião, Fernando; Ispolnov, Kirill; Santos, OlgaOs grandes desastres ambientais têm sido uma realidade ao longo dos vários anos, e com consequências desastrosas para o Homem e para o ambiente que o rodeia. As causas são variadas e será impossível evitá-los na sua totalidade. Contudo, a possibilidade de minimização existe e as escolas terão um papel fundamental, no sentido de consciencializar e formar os alunos no reconhecimento e atuação perante alguns perigos e riscos. Os sinais de segurança são um exemplo, desde que os saibamos descodificar para assim podermos agir em conformidade. O trabalho que aqui se apresenta pretende destacar a importância da formação e informação dos jovens adultos que estão ou estarão a curto prazo em contexto laboral, nomeadamente os estudantes do ensino superior politécnico de Leiria, como contributo futuro para a mitigação de eventos que possam originar perdas humanas e ambientais insubstituíveis e irreversíveis. Para este estudo foi elaborada uma ficha de trabalho com nove sinais de segurança apresentados de forma aleatória, abrangendo as diferentes tipologias, na qual se pedia a estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, ministrados no Politécnico de Leiria, que elaborassem uma legenda para cada um dos sinais, antes e depois da formação ministrada. Pela análise da informação recolhida, verifica-se que apesar das diferenças existentes ao nível do conhecimento dos estudantes inquiridos no início de cada ano letivo, observa-se que após a formação há melhoria no reconhecimento da sinalética de segurança pela grande maioria dos inquiridos, perspetivando-se assim uma redução dos acidentes com minimização dos impactes ambientais.