Browsing by Author "Pedrosa, Gabriel Alexandre Lopes"
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- Implementação do LEAN no setor FOOD&Beverage na indústria hoteleiraPublication . Pedrosa, Gabriel Alexandre Lopes; Ferreira, Irene Sofia CarvalhoA indústria turística é um setor de elevada importância na economia nacional, sendo alvo de bastantes estudos e investigações. Com base no estado da arte atual, é possível verificar, no entanto, uma lacuna nos métodos aplicados nestas atividades em relação à prevenção de desperdício e manutenção da qualidade por padronização. Tal implica que não exista uma ligação preparada e conhecida entre os conceitos de Lean e a indústria turística atual, em especial no setor Food and Beverages (F&B), deixando margem para potenciais vantagens futuras trazidas para a indústria. Este trabalho procura criar bases assentes na metodologia Lean, aplicadas ao setor F&B da indústria hoteleira, promovendo uma primeira análise e descrição de técnicas adaptadas à realidade abordada. Após uma aquisição de conhecimento de base bibliográfica sobre o tema Lean e o tema F&B, foi realizada a abordagem de um caso de estudo no setor F&B do Hotel Palace de Monte Real. Como resultados deste estudo são apresentadas diversas propostas de aplicabilidade direta do Lean ao setor F&B, assim como um conjunto de sugestões direcionadas à gestão da organização e aos seus colaboradores, no que toca à aplicabilidade, implementação e definição estratégica de projetos Lean no seu setor de responsabilidade.
- Implementação LEAN: padronização e auditorias numa linha de pintura industrialPublication . Pedrosa, Gabriel Alexandre Lopes; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Alves, Maria Leopoldina Mendes Ribeiro SousaO presente relatório centra-se na aplicação de um sistema de padronização numa célula de pintura industrial. Assim, e como a célula estudada não tinha no momento um sistema de padronização implementado, a principal motivação deste trabalho prendeu-se com a obtenção de benefícios que a normalização de boas práticas pode trazer aos processos, principalmente em indústrias extremamente competitivas, como é o caso do setor em que a empresa em estudo se insere. Para sustentar a implementação da padronização na célula de pintura foi primariamente realizado um estudo teórico sobre a metodologia de base: o LEAN, assim como sobre algumas das suas principais ferramentas. Em particular, destaca-se o Standard Work, ou Padronização, e a Auditoria. Fazendo uso deste levantamento bibliográfico e dos recursos presentes na empresa de acolhimento, foi assim gerado e implementado um sistema padronizado na célula de pintura, composto essencialmente por padrões de tarefas e documentação. Estes têm como principal função criar fundações de base fiável e íntegra, servindo de apoio ao controlo da qualidade, resolução de problemas, e implementação de melhorias no futuro industrial da célula visada. De modo complementar, foi também produzido um conjunto de propostas de implementações de novos métodos, incidindo principalmente na melhoria da qualidade de execução das operações de setup.
- As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portuguesesPublication . Pedrosa, Gabriel Alexandre Lopes; Ferreira, Alcina Teresa GasparO mercado do luxo encontra-se atualmente numa fase de crescimento e metamorfose, recebendo atenção especial pelas suas indústrias, marcas e investigadores. Para o sucesso de uma marca de luxo é necessária uma compreensão extensa e completa de todas as fações que levam à aquisição dos seus itens disponíveis, sendo uma das mais relevantes as motivações do consumidor. Através da utilização de um modelo de regressão linear múltipla sobre os dados obtidos de uma amostra de 165 inquiridos concluiu-se que a intenção de compra de marcas de luxo é influenciada positivamente pelas motivações de utilitarismo, desejo de qualidade, necessidade de singularidade e materialismo. Não foram observadas relações estatisticamente significativas entre a intenção de compra de marcas de luxo e as motivações de hedonismo, congruência pessoal e influência social. No final são apresentadas recomendações estratégicas baseadas nos resultados deste estudo com o objetivo de manter e fomentar a intenção de compra de marcas de luxo nos consumidores do mercado nacional, assim como linhas de investigação futuras.