Browsing by Author "Mesquita, Miguel"
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- A animação artística em contextos de institucionalização de pessoas idosasPublication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana; Mesquita, MiguelA sociedade contemporânea é uma sociedade cada vez mais envelhecida, onde as respostas sociais carecem, indubitavelmente, de uma atenção específica ao nível do planeamento dos diversos serviços. Neste contexto, toma especial destaque a resposta social Estrutura Residencial para Idosos e a consequente preocupação com o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas a título permanente, que se veem perante um novo modo de viver e de existir. Tendo estas questões como pano de fundo, pretendemos neste trabalho perceber a importância da animação artística nos espaços de institucionalização de pessoas idosas e refletir sobre as suas potencialidades enquanto ferramenta de intervenção que procura o aumento da qualidade de vida e o bem-estar das pessoas residentes. Esta reflexão, ancorada num debate de natureza teórica, será sustentada por dois projetos desenvolvidos por profissionais a partir de uma instituição social para pessoas idosas, a AMITEI- Associação de Solidariedade Social de Marrazes, visando assim partilhar estratégias de carácter mais operativo, focadas nas potencialidades da animação artística e na função social da arte.
- De seniores para seniores. Proalfa: Um projeto de alfabetização com dinâmicas de animação socioeducativaPublication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Pimentel, Luísa; Sousa, Jenny; Mesquita, MiguelNum contexto de transformações demográficas, de incentivo à educação ao longo da vida, de necessidade de valorizar o papel dos seniores na sociedade e de promover a convivência entre gerações, foi criado o projeto ProAlfa, para utentes de uma estrutura residencial para pessoas idosas de Leiria – Portugal. O objetivo é potenciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, e promover a interação social. As oficinas decorrem uma vez por semana, no espaço da instituição, sendo dinamizadas, voluntariamente, por quatro estudantes seniores do Programa 60+ do Politécnico de Leiria. O presente artigo apresenta parte da investigação realizada no âmbito do ProAlfa, com os seguintes objetivos: conhecer os motivos que levam os seniores a participar no projeto, identificar as atividades que realizam e as que mais valorizam, além de conhecer as expetativas dos participantes sobre o mesmo. Em nível metodológico, a pesquisa é um estudo de caso, de abordagem mista, concretizado a partir de um inquérito por entrevista,de cariz estruturado, aplicado a dezesseis participantes no ProAlfa. Estes são maioritariamente mulheres, têm idades compreendidas entre os 58 e os 102 anos, e são pouco escolarizados. Os resultados evidenciam que a oportunidade para a realização de aprendizagens valiosas e para conviver são os motivos apontados para a participação no projeto. Realizam semanalmente atividades de leitura, escrita e pintura, sendo esta última a mais valorizada. Apresentam expectativas reduzidas quanto à sua participação no projeto, nomeadamente em relação à aquisição de competências de leitura.
- Dynamic literacy by seniors for seniors, motivations and expectationsPublication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Sousa, Jenny; Pimentel, Luísa; Mesquita, MiguelThe focus on lifelong learning, such as the creation of new educational responses that contribute to the empowerment of people and communities, as well as the recognition and valuation of multiple contexts where people acquire and share their knowledge in order to achieve universal literacy, has guided the European policy guidelines. In this article we present some results of a lifelong learning project – PROALFA, which promotes literacy workshops, focuses on learning to read and write and are directed at elderly people in residential structures. The workshops are performed voluntarily by adults, in retirement, who are students of a senior training programme of a Portuguese higher education institution. The aim is to understand the main motives, expectations and the driving forces that leads them to participate in a voluntary way, in these educational activities, meet the participants of the workshop, interact personally with them and their literacy aspects. The data we present is based on a qualitative approach, using: i) techniques of semi-structured interview, for the 4 senior facilitators of the workshop; and ii) documentary research, for the characterization of the 16 participants in the activity. We can conclude that the need to share knowledge and experiences, mutually stimulate cognition and interaction with near generations, are the main reason that lead seniors to streamline a socioeducational activity. In Portuguese society this project can be understood as good practice in adult education and for the future elderly.
- Educação inclusiva e intergeracional: Reflexões a partir das práticas comunitáriasPublication . Sousa, Jenny; Mesquita, MiguelA educação intergeracional tem demonstrado que o encontro entre gerações e a construção de relações intergeracionais saudáveis detêm uma grande relevância social. Com efeito, quando os projetos e as atividades intergeracionais permitem às pessoas envolvidas a sua transformação na relação com o outro, são percetíveis os benefícios, não são só para os participantes, mas também para a comunidade no geral. Ao cooperar ativamente, as experiências propiciadas pela educação intergeracional permitem responder a diversos tipos de necessidades e ajudar as pessoas envolvidas a descobrir e a potencializar um vasto conjunto de competências, nomeadamente ao nível do respeito e da coesão social. No trabalho que aqui se apresenta, iniciamos com uma breve reflexão teórica sobre a perti nência da educação intergeracional nas sociedades contemporâneas, avançando depois para a discussão do papel da animação sociocultural na operacionalização de atividades desta natureza. De seguida, apresentamos um conjunto de práticas e projetos de experiência e aprendizagem intergeracional desenvolvidas pela AMITEI (Associação de Solidariedade Social dos Marrazes – Leiria) enquanto entidade promotora ou parceira. São exemplos práticos onde foram privilegiados elementos como a experiência, a aprendizagem e a socialização entre gerações. Por fim, discutimos os projetos à luz das reflexões teóricas desenvolvidas anteriormente e apresentamos as conclusões.
- Inclusão social e envelhecimento saudável: As práticas intergeracionais na perspetiva dos voluntários do projeto “Contos de Orelha a Orelha”Publication . Mesquita, Miguel; Sousa, Jenny
- Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocarPublication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana; Mesquita, MiguelNum período excecional da nossa contemporaneidade, vivem-se desafios perante os quais não se pode ficar indiferente; assim, é em pleno período pandémico que o projeto «Como abraçar sem tocar» se concebe e tem o seu desenvolvimento. Partindo de diferentes ofertas formativas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que têm como tónica comum a animação sociocultural no seu curriculum, procurou-se envolver os estudantes em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando a aplicação dos saberes adquiridos em diversos contextos reais e a construção de novos saberes técnicos e profissionais, que constituíssem também uma mais-valia para as entidades parceiras. Partindo desta intencionalidade, foi criado, implementado e avaliado um conjunto muito diversificado de projetos adaptados a diferentes contextos de intervenção, seguindo a metodologia dos ciclos de planificação-ação, observação e reflexão. Neste artigo pretende-se apresentar os resultados de um estudo qualitativo em que se procura conhecer as representações dos estudantes relativamente à metodologia de ensino-aprendizagem e perceber o impacto que esta teve nos processos de humanização e (re)construção das relações nas instituições da comunidade de pertença da ESECS. Através da metodologia investigação-ação e utilizando a técnica de análise de conteúdo nos relatórios individuais dos estudantes e nas entrevistas aos profissionais, foi possível perceber que estas metodologias de ensino-aprendizagem são fundamentais na aquisição de competências pessoais e profissionais dos estudantes e que as estratégias de animação sociocultural assumem um papel potenciador de ambientes de humanização e de fomento de relações.