ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Author "Antunes, Lucinda Maria Ferreira dos Reis"
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- Perceção dos Professores do ensino básico face à inclusão de alunos com Trissomia 21Publication . Antunes, Lucinda Maria Ferreira dos Reis; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor e insere-se no campo da inclusão de alunos com trissomia 21. As crianças com Síndrome de Down (SD) ou Trissomia 21 (T21) apresentam características muito específicas e obtêm ganhos significativos no seu desenvolvimento pessoal e social, e na melhoria da sua qualidade de vida, se forem incluídas em turmas de ensino regular, logo no início da sua escolaridade. Contudo, para uma efetiva inclusão destes alunos é fundamental que os professores utilizem estratégias que promovam a inclusão destas crianças no ensino regular, cooperando com os restantes técnicos para prestarem ao aluno um atendimento eficaz que vá ao encontro das suas necessidades. Sabendo porém que nem sempre é fácil a implementação de práticas de ensino inclusivas e que os professores são o motor fundamental da inclusão, desenvolvemos o presente estudo para conhecer a perceção dos professores face à Inclusão de alunos com T21 nas turmas de ensino regular. Para esse efeito, aplicámos um questionário a 52 professores do Ensino Básico de dois agrupamentos de escolas de Caldas da Rainha. Da análise da informação recolhida constatámos que os professores manifestam algumas atitudes inclusivas na sua prática docente, considerando que a escola inclusiva contribui para o desenvolvimento pessoal e social de todos os alunos mas que, do pondo de vista das competências académicas, consideram que nem sempre será totalmente positiva para alunos com SD nem para os restantes alunos. Neste sentido, os professores apontam a falta de formação, recursos humanos e materiais e principalmente o excessivo número de alunos por turma como obstáculos existentes à otimização do ensino inclusivo para alunos com SD nas turmas e escolas do ensino regular.