ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by advisor "Carvalho, Mário João Paulo de Jesus"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Conceção de uma plataforma de promoção turística para o destino AlgarvePublication . Torcato, Pedro Henrique Bento; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO objetivo primordial do presente trabalho passa pela criação de uma plataforma online, para promover, distribuir e comercializar experiências de animação turística, restauração e alojamento em turismo náutico. A elaboração do estudo obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo náutico e turismo de natureza quer numa dimensão nacional quer internacional. Alicerçada numa ampla revisão bibliográfica, e em concordância com as reflexões retiradas pelo autor, identificou-se a oportunidade para a criação e desenvolvimento do negócio conforme o presente projeto. De forma a obter dados previsionais realizou-se um estudo empírico com aplicação de questionários dirigidos a clientes da empresa Dream Wave, na marina de Albufeira. Foram aplicados 152 inquéritos entre os meses de maio e agosto de 2016.
- Contributos e Constrangimentos para a Competitividade do Turismo DesportivoPublication . Sousa, Diogo Filipe Pereira de; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Vasconcelos, João Viljoen deO turismo desportivo tem assumido uma crescente relevância no panorama do turismo mundial. Atualmente o turismo desportivo é um setor altamente competitivo indo muito para lá da organização de grandes eventos desportivos. O turismo desportivo é não só uma oportunidade para os territórios, dada a dinamização gerada nas economias locais, como é um importante fator para a promoção dos elementos identitários no reconhecimento internacional desses mesmos territórios. O alto rendimento desportivo é um importante segmento do turismo desportivo, assumindo-se como um fator de afirmação nacional e projeção internacional, sendo por isso um potenciador do desenvolvimento das Nações. Nesse sentido, a oferta de instalações e serviços desportivos de qualidade assume-se como uma componente de importância vital para a estruturação do desporto nacional, capaz de responder assim às necessidades de uma procura internacional cada vez mais exigente. Em Portugal são 14 Centros de Alto Rendimento Desportivo (CAR) reconhecidos pela Fundação do Desporto. O conhecimento da atual oferta dos CAR e do potencial da sua oferta desportiva torna-se fundamental para a definição de uma adequada gestão estratégica promocional e comercial. Nesse sentido, foram identificadas múltiplas dimensões fundamentais na estrutura organizacional dos CAR. Estas dimensões e variáveis foram identificadas e avaliadas através de pesquisa bibliográfica, ações de benchmarking a CAR internacionais e recolha de dados e informações junto de federações desportivas nacionais. Metodologicamente foram realizadas duas rondas de visitas técnicas a todos os CAR nacionais, tendo sido aplicadas entrevistas semiestruturadas aos diferentes representantes das Comissões de Gestão Local (CGL)1 , e ações de benchmarking2 aos CAR de Sant Cugat (Barcelona) e INSEP (Paris), duas referências mundiais no alto rendimento desportivo. Paralelamente foram também realizadas entrevistas às federações nacionais que usufruem dos CAR. Com base na informação recolhida, foi construída uma base de dados com 117 indicadores posteriormente distribuídos e avaliados por 9 dimensões base. As dimensões identificadas permitiram avaliar diferentes aspetos, tais como a estratégia de gestão global, os serviços no alto rendimento, os equipamentos, entre outros. A análise dos resultados evidenciou a heterogeneidade da oferta disponibilizada pelos Centros de Alto Rendimento em Portugal. Embora alguns CAR tenham uma organização profissional e um potencial competitivo de dimensão internacional, a maioria revela uma oferta que dificilmente se coaduna com as exigências dos mercados internacionais. Assim, e em termos globais, identificou-se que os 14 CAR nacionais apresentam um potencial competitivo global “razoável”. Foram ainda identificados alguns aspetos de âmbito complementar, com elevado valor acrescentado para os mercados emissores internacionais, tais como o clima, a segurança, a hospitalidade e a proximidade geográfica entre os CAR.
- A importância das manifestações culturais para a sustentabilidade dos territórios Capeia Arraiana: um produto turísticoPublication . Paula, Tomás Inácio De; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Vasconcelos, João Viljoen de; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoA Capeia Arraiana é uma tradição tauromáquica popular levada a efeito em algumas localidades do concelho do Sabugal. Esta tradição é única no mundo, uma vez que a lide do touro é feita com recurso ao Forcão, um objeto em madeira, por um grupo de trinta homens. Esta investigação resultou do interesse por esta manifestação tauromáquica e pelo facto de esta nunca ter sido estudada sob o ponto de vista turístico. Por essa mesma razão foi desenvolvida a presente investigação para se perceber se a Capeia Arraiana é um produto turístico com dimensão motivacional para promover a chegada de visitantes e turistas ao concelho do Sabugal. A investigação iniciou-se com uma pesquisa e revisão bibliográfica que permitiu perceber o estado da arte em relação ao concelho do Sabugal e às tauromaquias. Posteriormente foi desenvolvido e aplicado um questionário que serviu como base metodológica para a obtenção dos resultados. Os inquéritos, aplicados em Agosto de 2015, permitiram identificar as dimensões que explicam os motivos que levam os turistas a escolher o concelho do Sabugal como destino de férias, bem como a importância da Capeia enquanto fator motivacional para a chegada de visitantes e turistas ao concelho do Sabugal. Dos resultados obtidos foi evidente a opção dos inquiridos pelo “Regresso às Origens” como o principal fator de motivação para visitar o concelho do Sabugal, sendo que a Capeia alcançou o segundo lugar como principal fator de motivação para visitar o concelho.
- Sanfins Nature Haven GlampingPublication . Melanda, Márcia Daniela Neto; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Guerra, Tânia Marina FerreiraAs tendências no turismo refletem a valorização de experiências autênticas e sustentáveis, envolvendo tecnologia e preocupação ambiental. O glamping surge como um conceito que combina o contacto com a natureza com conforto e luxo, preservando o bem-estar dos hóspedes. A intenção é oferecer aos hóspedes uma experiência que lhes permita desligar do quotidiano e relaxar, desfrutando do meio envolvente. O presente plano de negócios, designado de Sanfins Nature Haven, visa a criação de um glamping na vila de Maiorca, no concelho da Figueira da Foz. O projeto será implementando num terreno de 6 hectares, tendo o mesmo vista para o rio Mondego, oferecendo aos hóspedes um ambiente natural e sereno. A finalidade é desenvolver um empreendimento alternativo e sustentável, de modo a proporcionar uma experiência singular e diferenciada. Este plano de negócio possibilitou uma análise aprofundada do setor, procurando avaliar a viabilidade económica e financeira do projeto, incluindo uma análise de mercado, plano de implementação com foco em marketing, além de um plano de recursos humanos e financeiro.