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- Sanfins Nature Haven GlampingPublication . Melanda, Márcia Daniela Neto; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Guerra, Tânia Marina FerreiraAs tendências no turismo refletem a valorização de experiências autênticas e sustentáveis, envolvendo tecnologia e preocupação ambiental. O glamping surge como um conceito que combina o contacto com a natureza com conforto e luxo, preservando o bem-estar dos hóspedes. A intenção é oferecer aos hóspedes uma experiência que lhes permita desligar do quotidiano e relaxar, desfrutando do meio envolvente. O presente plano de negócios, designado de Sanfins Nature Haven, visa a criação de um glamping na vila de Maiorca, no concelho da Figueira da Foz. O projeto será implementando num terreno de 6 hectares, tendo o mesmo vista para o rio Mondego, oferecendo aos hóspedes um ambiente natural e sereno. A finalidade é desenvolver um empreendimento alternativo e sustentável, de modo a proporcionar uma experiência singular e diferenciada. Este plano de negócio possibilitou uma análise aprofundada do setor, procurando avaliar a viabilidade económica e financeira do projeto, incluindo uma análise de mercado, plano de implementação com foco em marketing, além de um plano de recursos humanos e financeiro.
- DIGITAL TWIN UAV FOR WI LDFIRE PREVENTION AND DETECTION USING MOBILE DEVICESPublication . Costa, Carlos Eduardo Pereira Martinho da; Gonçalves, Alexandrino José Marques; Rodrigues, Nuno Carlos Sousa; Ribeiro, Roberto Aguiar; Costa, Paulo Manuel AlmeidaThe escalating severity of wildfires presents a significant menace to forests, air and water quality, and soil health, exacerbating the challenges of climate change. Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) have emerged as a practical solution for the surveillance and management of wildfires, characterized by their swift deployment, cost-effectiveness, and minimal environmental impact. This study presents a Digital Twin (DT) system for UAVs that enables users to engage with both virtual and real UAVs through mobile devices for wildfire prevention and detection. The proposed system encompasses four primary services: UAV Flight Data Generator (UAVFDG), Visualization, Control, and Retrieval. Moreover, the system facilitates users in honing their UAV control skills in a virtual environment before transitioning to real-world scenarios, effectively mitigating risks and reducing costs. The significant contributions of this research lie in the conceptualization, implementation, and validation of a DT-based mobile system that leverages Augmented Reality (AR), including features like autonomous flight data attribution and movement. Evaluation results underscore the successful implementation of the proposed system, backed by positive feedback from participants and a System Usability Scale (SUS) score of 79.75.
- Melhoria Contínua na Logística de Moldes na Indústria VidreiraPublication . Robalo, Joel António Ferreira; Vasco, Joel Oliveira CorreiaAs empresas atualmente, têm uma grande pressão com os cuidados aos seus trabalhadores, e com a crescente preocupação com a saúde e bem-estar dos trabalhadores de forma a prevenir lesões (doenças profissionais) ou acidentes, assim é necessário às empresas investirem em equipamentos para minimizar ou eliminar estes problemas. O objetivo deste projeto passa por avaliar e escolher um equipamento no mercado, que seja a melhor opção para fazer face ao melhoramento das condições de trabalho na execução da tarefa da colocação do molde na caixa. Após a escolha do equipamento a instalar (QuickLift Rail 125i) são descritos os procedimentos necessários para a sua instalação, desde o investimento no espaço, a instalação e sua manutenção. De seguida compararam-se ambos os métodos, com e sem máquina para que assim se pudesse observar as melhorias deste novo equipamento instalado. Por fim, a conclusão primordial perante esta aquisição deste equipamento, foi uma maisvalia o investimento feito, visto que melhorou a forma como os trabalhadores executam as suas tarefas, tal como dizem os dados obtidos num questionário efetuado aos trabalhadores, em que a resposto foi positiva quanto aos benefícios deste novo equipamento.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO DIC DE LEIRIA DA POLÍCIA JUDICIÁRIAPublication . Santos, Miguel Ângelo Pereira; Cordeiro, Paulo Jorge Ferreira Batista PinheiroO relatório apresentado refere-se a um estágio realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Cibersegurança e Informática Forense da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O estágio foi realizado no Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária, durante um período de nove meses, com o objetivo de proporcionar uma aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Além disso, visou contribuir para o combate ao cibercrime, desenvolver competências profissionais e técnicas em cibersegurança e informática forense e colaborar na concretização dos objetivos do DIC. A metodologia adotada durante o estágio combinou observação, participação ativa e aplicação prática de conhecimentos teóricos. O estágio envolveu a observação detalhada das atividades diárias do departamento, a interação contínua com os inspetores, a revisão constante das leis e regulamentos pertinentes e a participação em tarefas reais relacionadas à investigação de crimes informáticos. Durante o estágio, tive a oportunidade de participar em diversas investigações de crimes informáticos, analisar evidências digitais e colaborar em diversos projetos. Foi desenvolvido um programa para automatizar e simplificar o preenchimento de documentos para denúncias e para detidos, com recurso ao cartão de cidadão, contribuindo para a aceleração do funcionamento interno do DIC de Leiria. Estas atividades proporcionaram uma compreensão prática e abrangente das operações da Polícia Judiciária, permitindo a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos no curso. As experiências adquiridas foram enriquecedoras, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das minhas competências profissionais e técnicas.
- Projetar Longevidade - Uma abordagem modularPublication . Amaral, David Micael da Fonseca; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaAtualmente vivemos numa sociedade em constante mudança, com problemas ambientais e económicos. A abundância de objetos e a democratização do acesso ao consumo reside dentro destas problemáticas, proveniente de um design que está ao serviço de um mercado em constante procura pela novidade, persuadindo os consumidores a comprar sempre algo novo. Este design torna-se rapidamente obsoleto, acabando por ser descartado num curto espaço de tempo. Em contrapartida, o conjunto destes fatores trazem prejuízos ao nosso ecossistema. Esta investigação pretende estabelecer uma série de práticas e reflexões a considerar no ato de projetar que beneficiarão o utilizador e o mundo, tornando o design uma ferramenta para a mudança. Este projeto ambiciona desenvolver um sistema de mobiliário focado na versatilidade. Composto por elementos modulares, permitindo diferentes combinações e aplicações que se adaptem a diferentes contextos de uso. Além da sua variedade funcional, alcança um equilíbrio sustentável através de uma produção otimizada de baixo custo, com recurso a poucos materiais e processos de fabrico. Os objetos projetados deverão apresentar um sistema de fácil compreensão, com qualidade construtiva, material e funcional, proporcionando uma maior longevidade ao produto.
- Folktales: The Microcosm of Cultural HeritagePublication . Banerjee, Ruchi; Barreto, Luísa Maria Pires; Pinto, João Carlos JesusThe art of storytelling, whether it is through published stories or folktales that are conveyed through re-tellings from one generation to another, fulfils a deep need in society. The need for us to define ourselves through our shared morals and belief systems. Folktales have always played a crucial part in this perpetuation of our cultural values and humanity through storytelling. This art is now experiencing a renaissance. The values and beliefs of our rapidly developing society conflict with the representation of characters both in prose and in graphic design in these age-old folktales. The current generation's lack of interest in leafing through the pages of a book is exacerbated by this huge gap in design sensibilities and moral values between the past and the ever-dynamic present. While graphic novels, anime, comic books are still popular reading grounds for adolescents and teens, the genre of folktales has been relegated to either infantile books aimed at toddlers or over-the-top big-budget Hollywood movie productions. Entering the twenty-first century, modern storytellers need to reshape the old tales, breathing new life into the familiar myths of our past, and adapting them for the modern audience. Even the Grimm brothers adapted the stories they collected to fit their Victorian era. They eliminated erotic and sexual elements that might be offensive to middle-class morality. Folktales are as old as the spoken word and this makes it imperative to preserve their value and relevance to the modern reader. This thesis aims to show the visual and contextual similarities across folktales by studying the visual identity and its elements like colour palette, icons or symbols, typography, and layout complexity. Select tales will then be contemporised to reveal these congruities in a story book to assert that folktales have to evolve along with the society from which they are derived.
- Simulação de processos para fabrico aditivo metálicoPublication . Duarte, Nuno Miguel Salcedas; Vasco, Joel Oliveira CorreiaO presente relatório descreve o projeto desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto, integrado no curso de Mestrado em Engenharia Mecânica – Produção Industrial (MEM – PI). No mundo do ciclismo de alta competição, é cada vez mais importante otimizar a aerodinâmica e reduzir o peso dos componentes integrantes da bicicleta, de modo a melhorar o desempenho dos ciclistas, realçando que uma diferença de 100 gramas, faz diferença ao fim de 5 horas de esforço. Este projeto foca-se na otimização topológica de um destes componentes. O objetivo principal deste projeto é otimizar uma pedaleira (alumínio 5086) de uma bicicleta para reduzir a sua massa, mas mantendo a sua integridade mecânica. O objetivo secundário deste projeto é obter um componente otimizado que seja a junção do braço, da aranha e do prato da pedaleira, transformando assim os três componentes num só. Foi feita a otimização com recurso ao software Siemens NX num modelo muito aproximado ao de uma pedaleira já existente, tendo sido feita uma alteração, de modo a tapar com material uma porção da pedaleira, dando assim ao software mais material com que possa trabalhar e otimizar de uma maneira mais eficiente e livre. O componente otimizado obtido apresenta uma redução na massa do conjunto da pedaleira em cerca de 120 gramas face à pedaleira original, no entanto mais testes deveriam ser feitos no modelo, tais como estudos aerodinâmicos e estudos de viabilidade no que diz às condições de fabricação da peça, e também deveriam ser feitas otimizações, quando assim for possível, que tenham em conta o eixo de orientação da impressão, de modo a prevenir zonas com suportes desnecessários e voids internos, quando fabricada por fabrico aditivo.