ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by advisor "Caetano, Marta Lúcia Clemente de Aguilar"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O Contributo do Turismo para o Desenvolvimento de Hábitos Saudáveis: Projeto de Animação Turística na zona de Caldas da RainhaPublication . Baptista, Pedro Miguel Gandum; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarO projeto “O Contributo do Turismo para o Desenvolvimento de Hábitos Saudáveis” propõe o desenvovimento de uma proposta de animação turística na zona das Caldas da Rainha, com o objetivo de promover hábitos de vida mais saudáveis através de atividades turísticas. Ele explora o crescente interesse pelo turismo de natureza, bem-estar e desportivo, destacando o potencial desses segmentos para incentivar estilos de vida ativos e conscientes. A empresa a criar posteriormente, fruto deste projeto, planeia oferecer uma variedade de experiências turísticas que combinem o lazer com atividades físicas, como caminhadas, ciclismo e piqueniques saudáveis. O projeto também visa desenvolver parcerias com empreendimentos turísticos e utilizar os recursos naturais da região para criar experiências enriquecedoras e sustentáveis. O turismo é visto como uma ferramenta poderosa para combater o sedentarismo e promover a saúde física e mental. Este projeto inclui uma análise detalhada do mercado, da concorrência e da sustentabilidade, além de estratégias de comunicação e certificação, para garantir que a empresa atenda às expectativas dos turistas modernos e conscientes.
- Entre as brandas e as inverneirasPublication . Alarcão, Mariana Gonçalves Moedas Perestrelo de; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarO Turismo de Natureza é uma das áreas com maior e mais rápido crescimento e desenvolvimento, contribuindo para a indústria do turismo mundial. O Turismo de Natureza engloba formas de lazer baseadas em experiências relacionadas com atrações naturais. Por outro lado, a palavra e a imagem, Natureza, é algo que cultural e socialmente assume um papel significativo no que diz respeito à motivação dos turistas para procurar destinos turísticos naturais. Quando o turismo é gerido corretamente, pode desempenhar um papel muito relevante em relação à conservação do ambiente, uma vez que melhora a qualidade de vida das comunidades envolvidas, gera rendimentos que podem ser utilizados para melhorar e impulsionar os recursos existentes, bem como criar métodos para conservar as próprias áreas, valorizar os costumes e tradições e também criar emprego. Com base nos factos acima mencionados, foi criado o projeto de Reabilitação e Dinamização da Ecotura, uma empresa de animação turística existente que disponibiliza pacotes de férias em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. O projeto consiste numa melhoria da empresa, tanto em termos de expansão do leque de atividades turísticas oferecidas como na reabilitação das casas de campo. Desta forma é possível tornar a empresa mais atrativa e dinâmica, oferecendo ao turista uma experiência memorável ao mesmo tempo que se promove a comunidade e o património local. O projeto foi elaborado de acordo com uma investigação qualitativa e descritiva baseada numa ampla revisão bibliográfica com vários conceitos relacionados com o Turismo de Natureza e Animação Turística. Foram também realizados entrevistas e questionários. Esta investigação permitiu o desenvolvimento de um documento com várias propostas de otimização e dinamização que podem ser usadas pela empresa como forma de melhoria.
- “Pastor por um dia” Rebanhos da serra do Açor- RabadãoPublication . Lucas, Cátia Alexandra Couto; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarEste trabalho tem como objetivo a verificação das vantagens, na aplicação de uma atividade de turismo criativo, a um projeto de pastorícia já existente numa região do interior do país, devastada por ocorrências de 2017. Para tal foram considerados os conceitos de turismo criativo, animação turística e sustentabilidade no turismo com identificação da convergência de vantagens mútuas estabelecendo uma correlação de conceitos. Efetuou-se também uma caracterização do contexto do concelho, onde a proposta de atividade “Pastor por um dia“ seria desenvolvida, caracterizando-se a geografia, demografia, economia, cultura e enquadramento turístico do local, sobretudo e este último, nos aspetos da oferta, uma vez que por si só, também a atividade proposta, serve ela o propósito de se constituir como oferta de um produto integrante do projeto de pastorícia ”Rebanhos do Açor - Serra do Rabadão". Assim foi efetuada também uma caracterização do projeto que acolheria a atividade proposta. A recolha de dados foi feita através de observação, entrevistas semiestruturadas e inquérito. O tratamento de dados foi efetuado em triangulação dos resultados obtidos pelos métodos de recolha. O presente estudo permitiu-nos concluir que a atividade proposta responde aos critérios de elegibilidade conhecidos, para se enquadrar em atividade de turismo criativo, assim como permitiu que as hipóteses, depois da pergunta de partida e dos objetivos definidos, fossem confirmadas. Há lugar à valorização desta tipologia de atividade assim como estão asseguradas vantagens para promotor, e município.
- O Turismo de cidade em Cuba. O Centro Histórico da Habana Velha e sua Comunidade localPublication . Lozano, Hilda Mary Crespo; Caetano, Marta Lúcia Clemente de Aguilar; Díaz, Jorge LuisEsta investigação é realizada no exercício final do mestrado em Turismo e Ambiente, ministrada pelo Instituto Politécnico de Leiria. Centra-se no turismo da cidade na República de Cuba, mais concretamente no município Habana Velha, uma das 16 província de Habana. Neste território encontra-se o Centro Histórico da Habana Velha. A realização deste projeto, baseou-se no objetivo geral de determinar as relações entre o turismo de cidade no Centro Histórico da Habana Velha e o seu impacto na comunidade local. Para isso, a área em estudo caracteriza-se através da análise física-geográfica, socioeconómica e ambiental da mesma, o que levará à determinação da influência positiva para a população local, tudo isto com base numa gestão sustentável do meio ambiente. O impacto do turismo de cidade que se desenvolve na Habana Velha e a sua influência positiva na comunidade local, bem como as principais dificuldades para um melhor desenvolvimento do mesmo faz parte dos resultados esperados. O trabalho conjunto com a população local e os representantes da área contribuíram para a recolha adequada das informações utilizadas.