ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by advisor "Carvalho, Mário João Paulo de Jesus"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O contributo das redes sociais para o desenvolvimento das casas de fado em alfamaPublication . Simões, Ana Sofia Nobre; Carvalho, Mário João Paulo de JesusComunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação. A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes. A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países. Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais. Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas. É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha. Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing.
- Relatório de estágio no departamento de marketing do Dino Parque LourinhãPublication . Mateus, Stela Maria Lopes Ferreira; Carvalho, Mário João Paulo de JesusO conteúdo apresentado neste relatório é o resultado de um estágio desenvolvido no departamento de Marketing do Dino Parque Lourinhã. As pesquisas efetuadas registaram muitas informações sobre vários aspetos dos parques temáticos, focando não só a história e evolução, mas também os fatores de sucesso e a importância destes produtos no desenvolvimento do território. Os parques temáticos podem representar propostas de estudo ligadas ao Turismo, à economia, sociologia, história, geografia e tantas outras áreas. Este relatório pretende expor, além do conteúdo científico apresentado por vários autores, uma abordagem específica ao produto Dino Parque Lourinhã. No seguimento do primeiro ano de estudos teóricos em Marketing e Promoção Turística, a etapa seguinte contemplou um estágio com duração de 1640 horas realizado no mais recente parque temático português e cujo principal objetivo foi desenvolver o conhecimento teórico adquirido ao longo do percurso académico e obviamente reforçar as competências adquiridas anteriormente. O acolhimento é um processo importante na receção de novos colaboradores, nesse sentido foi criado e desenvolvido, no âmbito do estágio, um manual de acolhimento e procedimentos dirigido a novos colaboradores da área de receção/bilheteira. O manual visa assim os colaboradores que integram a empresa pela primeira vez. Neste documento são identificados os principais aspetos caracterizadores da organização e explicadas as principais regras e serviços relacionados com a função no ciclo geral da empresa. O manual foi adotado pela organização e passou a ser uma ferramenta indispensável e um elemento facilitador no processo de acolhimento, integração e socialização dos novos colaboradores. O manual propõe ainda algumas orientações sobre as regras e valores partilhados no Dino Parque.
- Trabalho de Projeto para a obtenção do Grau de Mestre em Marketing e Promoção TurísticaPublication . Rousseau, Paulo César de Carvalho; Carvalho, Mário João Paulo de JesusO trabalho desenvolvido tem o objetivo de contribuir para a resolução do problema da descarbonização da atmosfera, necessidade identificada no Acordo de Paris de 2015, que reforçou a importância de se alterar o paradigma da energia devido às alterações climáticas provocadas pela utilização de combustíveis poluentes de origem fóssil. Por todo o globo acontecem múltiplas manifestações que denotam a preocupação das pessoas com o futuro do planeta e com o legado a deixar às futuras gerações. Este projeto vai ao encontro das necessidades de todas as pessoas que comungam desta preocupação e de todas as outras que, não tendo a noção do problema ou queiram estar à margem deste, acabarão por beneficiar da alteração do paradigma das fontes de energia. O objetivo do projeto é a criação de uma empresa de Turismo Náutico que utilizará uma embarcação com motor de propulsão alimentado por energia renovável sem emissões de gases poluentes, sem emissão de ruído, que contribui para a preservação e conservação dos recursos naturais e sustentabilidade das comunidades locais, e para a conversão do atual modelo de negócio num modelo de economia circular. Para além do expectável benefício para o meio ambiente, também o fluxo turístico gerado pela empresa permitirá a fixação de pessoas no interior, reduzindo assim não só a assimetria com o litoral, como a sazonalidade, dado que a empresa pode operar durante todo o ano. Da conclusão do projeto resultará a criação de uma empresa de Turismo. A promoção da empresa será efetuada através de um plano de marketing digital. O plano de marketing digital promoverá a empresa e o seu produto turístico e também a região onde a operação ocorrerá, no Rio Douro. A empresa fomentará a atividade turística na região levando benefícios económicos para as comunidades locais e terá um impacto positivo no meio ambiente dado que a embarcação não utiliza combustíveis poluentes e contribui para a preservação e conservação dos recursos naturais. É nossa convicção que o presente trabalho é importante, dado que, para além da vertente ecológica, eleva a importância do marketing para o desenvolvimento de novas empresas, especialmente as que se posicionam pela valorização da responsabilidade social, potenciando a criação de condições para se observar um futuro mais sustentável para a humanidade. O público-alvo da empresa a criar são pessoas com elevado poder de compra, oriundas dos principais mercados emissores, com preocupações ambientais e que querem usufruir de experiências turísticas inovadoras de índole ecológico, únicas e inesquecíveis. Para os empreendedores que pretendem criar o seu próprio negócio, este projeto pode ser, de facto, o princípio de uma história de sucesso, como, também, cria valor para o país.
- O turismo cultural como solução para o aumento da taxa de retenção turística no município de AlcobaçaPublication . Silva, Ana Cordeiro; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Moiteiro, Gilberto CoralejoAs cidades operam hoje com um novo conceito de sucesso, pelo que procuram não só proporcionar uma boa qualidade de vida aos residentes, como inerentemente oferecer boas infraestruturas, atrações e uma organização exemplar aos turistas e visitantes, reunindo assim boas e interessantes condições para que as empresas aí invistam. É necessário saber manter a população e atrair novos turistas, visitantes, residentes e investidores às cidades, modernizando os recursos e infraestruturas e adaptando circuitos turísticos e eventos observando as necessidades dos mercados. Este projeto consiste na criação de um Roteiro Turístico e um Plano de Comunicação para que o município de Alcobaça possa aumentar a taxa de retenção dos turistas. Após aplicação de 538 questionários, verificou-se que a maioria dos visitantes de Alcobaça tem mais de 65 anos, viaja em grupo, tem a sua visita organizada por um operador turístico, não fica alojado no município e tem como principal motivo de visita o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Com a interpretação dos resultados dos questionários concluiu-se que será estratégico aumentar a taxa de retenção de turistas no concelho. Com este aumento será então possível conhecer a riqueza do património que o município tem para oferecer e contribuir para o aumento das receitas junto da economia local. A proposta a desenvolver decorre da de três rotas publicadas em 2001, pela Câmara Municipal de Alcobaça, juntando-as numa só rota que estará confinada ao município. O fator diferenciador do roteiro turístico a criar resulta do acesso, funcionamento, comunicação e sua promoção, uma vez que toda a informação estará disponível apenas num website, cujo acesso poderá ser feito diretamente, através de um link, ou através de um código QR disponível em diferentes pontos de interesse ao longo da rota. Como complemento criou-se também uma atividade interpretativa do património, que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é contribuir para o aumento da taxa de retenção de turistas na região permitindo melhorar os índices de emprego e de investimento no município, respondendo às atuais necessidades de gestão urbana e aos objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Estratégico da cidade.