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Comunicar é algo que o Homem faz desde sempre. Este comunica para transmitir informação, partilhar ideias, pedir informações ou mesmo para demonstrar agrado ou desagrado perante qualquer situação.
A par da necessidade de comunicar e com a evolução tecnológica cada vez mais acentuada associada às novas tecnologias, o Homem, turista, prefere atualmente o uso da internet para pesquisa de informação pois é atraído pelo dinamismo destas novas redes. A imagem aliada à escolha poderá ser um fator decisivo para a procura nas redes.
A forte aposta na promoção do Fado como marca e identidade nacional, demonstra o resultado de uma maior consciencialização quanto à importância que este ocupa no Mundo, bem como a imagem que Portugal representa noutros países.
Esta dissertação de mestrado procura entender, de forma científica, de que formas estas novas redes podem contribuir para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama, através da intenção de partilha da experiência por parte do turista nas redes sociais.
Este trabalho foi estruturado em duas partes: trabalho conceptual e pesquisa de campo através de inquéritos. A primeira parte tem como base uma revisão de literatura sobre as áreas da Imagem e do Turismo, do Marketing digital, do Turismo e da tecnologia, das redes sociais e do próprio Fado. Na segunda parte foi realizado um inquérito cujo objetivo principal foi averiguar se o Turista que frequenta uma casa de Fado é utilizador das redes sociais e se as utiliza para a partilha da sua experiência nas mesmas.
É importante perceber se o Fado precisa de mais campanhas de marketing ou se as que existem são suficientes para um turista cada vez mais tecnológico e dependente da internet como meio de comunicação e de partilha.
Concluímos que as redes sociais têm um enorme potencial para gerar a captação e estratégias para as Casas de Fado em Alfama, contudo ainda não estão plenamente exploradas nomeadamente pelos gestores de Marketing.
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Marketing Digital Turismo e tecnologia Imagem do Destino Redes sociais Fado Património Mundial Alfama