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- Flexibilidade curricularPublication . Gil, Adelino João Marques Coelho; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO presente trabalho de investigação emerge no seio do Despacho n.º 3721/2017, de 3 de maio, que reconhece a capacidade de as escolas se auto-organizarem para dar resposta às suas necessidades concretas, numa lógica de mudança bottom-up. O mesmo normativo legal determina a realização de projetos-piloto de inovação pedagógica (P-PIP), orientados para a adoção de medidas que, promovendo a qualidade das aprendizagens, permitam uma efetiva eliminação do abandono e do insucesso escolar em todos os níveis de ensino. A rigidez da gramática escolar e a sua compartimentação na organização dos processos de ensino dos alunos como se fossem um só, não se coadunam com uma conceção de escola que vê o sucesso escolar como a sua condição natural. Muito pouco tem vindo a mudar, na generalidade das escolas, na forma como dividem o tempo e os espaços escolares, como agrupam os alunos e os distribuem por diferentes professores, como dividem o conhecimento em disciplinas e como avaliam os alunos com vista, quase única e exclusivamente, à atribuição de classificações. A sustentabilidade de um ensino que se pretende com qualidade, num contexto em que domina a diversidade e um currículo nacional que persiste uniforme, “pronto-a-vestir de tamanho único”, obriga à implementação de novas práticas de gestão curricular, nomeadamente a sua flexibilização. Esta e outras formas de como gerir o currículo potenciam enormes desafios, mas é o garante de que outra escola é possível. Neste âmbito, o estudo que aqui se apresenta tem como principal finalidade conhecer o processo de implementação do projeto piloto de inovação pedagógica (P-PIP) e averiguar se a sua sustentabilidade está associada à mudança de algumas variáveis da “gramática escolar tradicional”. Assim, é imperativo ir ao encontro de equilíbrios mobilizadores de novas formas de organizar e agrupar os alunos e os docentes, de gerir o currículo, e de integrar neste complexo e multirregulado processo soluções locais pensadas pela escola, em articulação com vários agentes educativos, e nisso residirá, provavelmente, algumas das chaves do processo educacional e dos seus desafios futuros. Tratou-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, um dos seis agrupamentos envolvidos no projeto P-PIP. Teve como participantes o diretor do Agrupamento e os professores que lecionam o quinto ano de escolaridade. Delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso à entrevista, ao questionário e à análise documental como técnicas de recolha de dados. Os resultados do estudo apontam no sentido do rompimento com a gramática escolar tradicional, ou seja, a alteração de um conjunto de regras e variáveis que habitualmente estruturam o modo de ensinar e fazer aprender os alunos. O conceito de flexibilidade curricular é assumido pela generalidade dos professores inquiridos e aparece associado a estratégias inovadoras nos domínios pedagógico, curricular e organizacional, assentes numa lógica interna colaborativa e de articulação com a comunidade.
- Relatório de estágio no hotel Quinta da Marinha : a importância do marketing digitalPublication . Marques, Ana Rita Pereira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da conclusão do Mestrado em Marketing e Promoção Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche. Este trabalho apresenta as diversas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular de mestrado no Grupo Onyria, assim como uma apresentação da empresa em questão, uma análise crítica da mesma e, por último, a implementação de um planeamento de ações nas redes sociais e dinamização do marketing digital. O setor turístico em Portugal tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos, assumindo, assim, uma posição determinante no crescimento do País. No entanto existe um fator que tentamos contrariar ano após ano - a sazonalidade. Somos essencialmente um destino de sol e mar, mas temos também montanha e uma paisagem natural muito diversificada. Assim sendo, é necessário desenvolver planos turísticos e implementar estratégias de marketing para contrariar aquele condicionante. A consciência de que as empresas dependem dos seus planos de marketing e de estratégias inovadoras elaboradas, está cada vez mais ativa nos planos de desenvolvimento dos gestores empresariais para conseguirem atingir os seus objetivos de vendas e, consequentemente, o lucro desejado. As Redes Sociais trouxeram uma nova dinâmica à divulgação do que quer que seja e tornaram-se um apoio muito importante nas ações de marketing. Porém, muitas vezes são subvalorizadas e ignoradas pelos administradores das empresas por ainda não terem consciencializado o seu impacto. Sabe-se que os clientes internos e externos são o ativo mais valioso de qualquer empresa, e é indispensável identificar e reter os melhores clientes. Assim, quanto mais próximos estivermos dos mesmos, mais fácil será identificar os seus desejos e satisfazê- -los. A intenção de implementar um plano de ações nas redes sociais e dinamizar programas de marketing digital surgem com o objetivo de promover o Grupo Onyria a nível local e nacional, fortalecer a relação com os seus clientes, ativar a perceção do Grupo – associando-o a uma marca de excelência, qualidade de produto e de serviço.
- O turismo cultural como solução para o aumento da taxa de retenção turística no município de AlcobaçaPublication . Silva, Ana Cordeiro; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Moiteiro, Gilberto CoralejoAs cidades operam hoje com um novo conceito de sucesso, pelo que procuram não só proporcionar uma boa qualidade de vida aos residentes, como inerentemente oferecer boas infraestruturas, atrações e uma organização exemplar aos turistas e visitantes, reunindo assim boas e interessantes condições para que as empresas aí invistam. É necessário saber manter a população e atrair novos turistas, visitantes, residentes e investidores às cidades, modernizando os recursos e infraestruturas e adaptando circuitos turísticos e eventos observando as necessidades dos mercados. Este projeto consiste na criação de um Roteiro Turístico e um Plano de Comunicação para que o município de Alcobaça possa aumentar a taxa de retenção dos turistas. Após aplicação de 538 questionários, verificou-se que a maioria dos visitantes de Alcobaça tem mais de 65 anos, viaja em grupo, tem a sua visita organizada por um operador turístico, não fica alojado no município e tem como principal motivo de visita o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Com a interpretação dos resultados dos questionários concluiu-se que será estratégico aumentar a taxa de retenção de turistas no concelho. Com este aumento será então possível conhecer a riqueza do património que o município tem para oferecer e contribuir para o aumento das receitas junto da economia local. A proposta a desenvolver decorre da de três rotas publicadas em 2001, pela Câmara Municipal de Alcobaça, juntando-as numa só rota que estará confinada ao município. O fator diferenciador do roteiro turístico a criar resulta do acesso, funcionamento, comunicação e sua promoção, uma vez que toda a informação estará disponível apenas num website, cujo acesso poderá ser feito diretamente, através de um link, ou através de um código QR disponível em diferentes pontos de interesse ao longo da rota. Como complemento criou-se também uma atividade interpretativa do património, que abrangerá todos os tipos turistas. O objetivo final deste projeto é contribuir para o aumento da taxa de retenção de turistas na região permitindo melhorar os índices de emprego e de investimento no município, respondendo às atuais necessidades de gestão urbana e aos objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento Estratégico da cidade.
- Inclusão ou integração/Educação inclusiva ou educação especial?Publication . Santos, Carla Alexandra Gomes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraA inclusão ainda é um conceito passível de ser interpretado de muitas formas, continuando a ser confundido com integração. Nesta dissertação optou-se por procurar o ponto de vista de uma das partes mais interessadas – os pais/encarregados de educação – acerca dos métodos adotados na inclusão/integração escolar dos seus educandos. Neste estudo, optou-se por apurar a forma como a inclusão/integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), e em particular os alunos que desenvolvem ou desenvolveram um Currículo Específico Individual (CEI), está a ser percecionada pelos pais/encarregados de educação dos alunos de um Agrupamento de Escolas do Centro de Portugal. Foi pedido aos pais/encarregados de Educação que descrevessem as experiências de inclusão/integração dos seus educandos, comparando-se as respostas dadas com as linhas orientadoras do Projeto Educativo do Agrupamento e com outra documentação relacionada com a inclusão. Considerou-se ainda legítimo e necessário tentar perceber a forma como os Pais/Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de Escolas em estudo percecionaram a implementação do Projeto Educativo de Agrupamento (PEA), relativo ao triénio 2015-2017, e se os objetivos e metas delineadas neste e nos demais documentos orientadores do funcionamento do Agrupamento contribuíram para a inclusão efetiva dos alunos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º3/2008. Os seus anseios e as expetativas dos pais/encarregados de educação relativamente ao futuro dos seus educandos com NEE/CEI também foram analisados. Finalmente, tendo como referência os documentos orientadores do Agrupamento e a revisão teórica realizada em torno dos conceitos de inclusão/integração e educação inclusiva/ educação especial, considerou-se ainda necessário averiguar como esses documentos refletiam a aplicação desses conceitos e quais se evidenciaram mais em termos de liderança, organização, gestão e ensino e aprendizagem. Concluiu-se que apesar dos documentos orientadores do Agrupamento indiciarem medidas promotoras da inclusão e da equidade, já na prática, as medidas implementadas apontam para a promoção da integração dos alunos. Relativamente ao conceito de Educação Especial, este continua a ser o mais apropriado para descrever a situação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A análise apresentada nesta dissertação revela que tanto na escola como na sociedade muito ainda há a fazer para se conseguir implementar uma educação verdadeiramente inclusiva.
- Implementação do balanced scorecard a uma empresa na área da construção civilPublication . Silva, Pedro Micael Santos; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesNo paradigma atual das organizações, num mercado cada vez mais competitivo, a gestão estratégica torna-se fundamental. Esta pode trazer ganhos às empresas, oferecendo uma vantagem competitiva em relação aos seus pares. O Balanced Scorecard (BSC) como sistema de gestão estratégica permite impulsionar o desempenho de uma organização, possibilitando uma visão atual e futura de negócio. O Balanced Scorecard permite o alinhamento entre o planeamento estratégico e as atividades operacionais da empresa por meio da formulação de objetivos financeiros e não financeiros, iniciativas, indicadores e metas para as quatro perspetivas que compõem o sistema (financeira, clientes, processos internos e recursos). Desta forma é assegurada a tradução da missão e estratégia nas atividades da empresa, existindo avaliação destas últimas por forma a perceber como a estratégia de uma organização está a ser cumprida. O presente projeto pretende implementar o Balanced Scorecard numa pequena e média empresa (PME) que opera no setor da construção civil e que possui uma fraca cultura de gestão estratégica, não possuindo a estratégia traduzida e materializada nas suas atividades. Deste modo, foram definidos e clarificados os pilares do sistema BSC (missão, visão e valores) assim como a estratégia da organização. Foram definidas iniciativas para os objetivos estratégicos, os indicadores e as metas a atingir para cada uma das quatro perspetivas tendo em conta as relações de causa-efeito entre elas. A metodologia seguida neste projeto foi a proposta por Niven (2002) e por Jordan et. al (2011). Os resultados deste projeto revelam que a implementação do BSC melhora o desempenho da empresa e o alinhamento da estratégia para com os seus objetivos. Contudo, dada a dimensão da empresa, uma PME, o desdobramento dos objetivos estratégicos em cascata não faz sentido. Os resultados sugerem ainda que a implementação do BSC deve ser acompanhada por outros sistemas de controlo e avaliação das atividades da empresa, designadamente, sistemas de controlo de qualidade como a ISO 9001 ou a marcação CE.