Mestrados da ESECS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESECS by advisor "Alves, Dina Catarina Duarte"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- História Local: um contributo para a valorização da diversidade culturalPublication . Marques, Jéssica Félix; Mangas, Catarina Frade; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes: i) dimensão reflexiva; ii) dimensão investigativa. A primeira parte, apresenta o relato e reflexão relativa às Práticas Pedagógicas realizadas em três contextos distintos, englobando as diferentes dimensões da prática docente, nomeadamente a planificação, atuação e reflexão. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo comparativo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, tendo como participantes 16 alunos, sobre a utilização da História Local como estratégia pedagógica. O estudo surgiu num contexto heterogéneo, nomeadamente do ponto de vista cultural, onde se verificava o desconhecimento dos alunos sobre as origens dos seus colegas, e teve como finalidade a promoção da valorização da diversidade cultural em sala de aula. Para que este objetivo fosse atingido foi delineada uma sequência didática, tendo por base a pedagogia intercultural como forma de aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Os resultados indicam que a pedagogia intercultural aumenta os conhecimentos dos alunos sobre as culturas dos seus colegas, colocando-as em comunicação. No que concerne à História Local, foi possível perceber que quando tida em conta como estratégia numa pedagogia intercultural, reduz estereótipos e conhecimentos do senso comum preconizados na comunidade e contribui para a valorização da diversidade cultural em sala de aula.
- Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º anoPublication . Janeiro, Catarina de Jesus Vital; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório de mestrado, referente à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o meu percurso ao longo deste Mestrado, com base nas principais experiências vividas nos diversos contextos em que realizei as Práticas Pedagógicas. Na segunda parte, evidencia-se a Dimensão Investigativa realizada em contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade. O estudo empreendido insere-se no paradigma socio- -crítico assumindo-se como uma investigação-ação. Procurou-se compreender o papel tanto das atividades presentes no manual adotado de História e Geografia de Portugal como das atividades propostas pelo professor, enquanto recurso educativo na construção do conhecimento histórico do aluno. Neste estudo, as atividades propostas pelo professor apontam para um desenvolvimento de competências dentro de um patamar mais complexo que as presentes no manual. Assim, a investigação levada a cabo indicia que essas propostas levaram os alunos a desenvolver competências para além das pretendidas pelo manual escolar. Os dados recolhidos revelam que os alunos são capazes de operar num nível de complexificação crescente. Neste sentido, o nível de literacia dos alunos, quanto mais trabalhado e mais desenvolvido estiver permite uma maior fundamentação das suas posições, dos seus valores e ideias no âmbito da sociedade em que vivem.
- Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º anoPublication . Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos; Mourão, Alda Maria Martins; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos.
- A utilização de imagens como recurso no ensino de História e Geografia de Portugal no 2.º CEB numa turma de 5.º anoPublication . Marques, Ana Filipa Domingos; Alves, Dina Catarina Duarte; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo