ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão by advisor "Carreira, Pedro Manuel Rodrigues"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Auditoria com base na lei de Benford : estudo de conformidade de series macroeconómicas da economia mundialPublication . Cuna, Aurélio Arlindo Nhavoto; Carreira, Pedro Manuel RodriguesA qualidade das decisões dos agentes económicos depende da autenticidade da informação disponível que suporta essas decisões. O objetivo principal desta dissertação é auditar algumas das principais séries temporais macroeconómicas das economias mundiais. Em concreto, verificar se há evidências que apontem para que os valores apresentados nas séries tenham sido corretamente medidos, ou se, pelo contrário, há evidências para a existência de erros de mensuração e/ou manipulação de dados, fazendo nesse caso com que a realidade possa não estar a ser corretamente retratada, o que naturalmente influenciará de forma negativa a qualidade das decisões tomadas pelos agentes económicos. O método de investigação utilizado neste estudo é o método quantitativo. A investigação quantitativa integra-se no paradigma positivista e tem como objetivo a identificação e apresentação de dados, indicadores e tendências observáveis. Neste tipo de investigação, as hipóteses, as variáveis e o projeto de investigação são sempre previamente definidos, baseando-se a validade dos resultados no controlo concetual e técnico das variáveis em estudo. É utilizada a lei de Benford como base para testar o grau de autenticidade dos valores apresentados em algumas séries temporais macroeconómicas. A maioria dos dados não apresenta desvios significativos em relação ao comportamento esperado pela lei para dados autênticos, pelo que, em geral, existem evidências para que os valores apresentados nas séries tenham sido corretamente medidos, o que é positivo para a qualidade das decisões dos agentes económicos. As variáveis analisadas têm no entanto diferentes níveis de autenticidade, com evidência para menor correção dos dados das variáveis PIB per capita e População, quando comparados com dados das variáveis Impostos e IDE. Os resultados indiciam também que, ao contrário do que se poderia esperar, o grau de autenticidade das séries não varia consoante o nível de desenvolvimento dos países. Por fim, os dados revelam ser mais autênticos na década atual do que na década de 90.
- Manipulação de resultados no sector da construção civilPublication . Dias, Rui; Pimentel, Liliana; Carreira, Pedro Manuel RodriguesAs demonstrações financeiras de uma empresa podem ser consideradas como elemento fulcral para a tomada de decisão por parte dos stakeholders. Se estas não demonstrarem de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspetos materialmente relevantes, a posição financeira dessa empresa num determinado momento do tempo, podemos considerar que os stakeholders estão a tomar decisões erradas. Assim, interessa saber quais são as motivações para as demonstrações financeiras não espelharem uma imagem verdadeira e apropriada da realidade financeira de uma empresa e como é possível isso acontecer. Interessa perceber se existe ou não manipulação de resultados. A existência de accruals discricionários, no normativo contabilístico português abre a porta à análise de como é possível as demonstrações financeiras serem influenciadas. As leis, interesses próprios dos acionistas, interesses próprios dos administradores (teoria da agência), entre outros, ajudam a perceber quais são as motivações para a existência da manipulação de resultados. Nesta dissertação, foi desenvolvida uma análise onde se tenta perceber a manipulação de resultados, tendo como objeto de estudo apenas empresas do sector da construção civil não cotadas na bolsa e, por isso, sujeitas a menor regulação e controlo. Pretende-se perceber se existe manipulação de resultados no sector em análise. Para isso, irão ser analisadas variáveis contabilísticas relevantes para a análise dos accruals discricionários constantes no normativo português, como por exemplo inventários e depreciações do exercício, tendo em conta a amostra selecionada.
- Manipulação de resultados no sector da construção civilPublication . Dias, Rui Miguel Carvalho; Pimentel, Liliana Marques; Carreira, Pedro Manuel RodriguesAs demonstrações financeiras de uma empresa podem ser consideradas como elemento fulcral para a tomada de decisão por parte dos stakeholders. Se estas não demonstrarem de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspetos materialmente relevantes, a posição financeira dessa empresa num determinado momento do tempo, podemos considerar que os stakeholders estão a tomar decisões erradas. Assim, interessa saber quais são as motivações para as demonstrações financeiras não espelharem uma imagem verdadeira e apropriada da realidade financeira de uma empresa e como é possível isso acontecer. Interessa perceber se existe ou não manipulação de resultados. A existência de accruals discricionários, no normativo contabilístico português abre a porta à análise de como é possível as demonstrações financeiras serem influenciadas. As leis, interesses próprios dos acionistas, interesses próprios dos administradores (teoria da agência), entre outros, ajudam a perceber quais são as motivações para a existência da manipulação de resultados. Nesta dissertação, foi desenvolvida uma análise onde se tenta perceber a manipulação de resultados, tendo como objeto de estudo apenas empresas do sector da construção civil não cotadas na bolsa e, por isso, sujeitas a menor regulação e controlo. Pretende-se perceber se existe manipulação de resultados no sector em análise. Para isso, irão ser analisadas variáveis contabilísticas relevantes para a análise dos accruals discricionários constantes no normativo português, como por exemplo inventários e depreciações do exercício, tendo em conta a amostra selecionada.