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- Responsabilidade social : uma proposta de práticas sustentáveis nas empresas de serviçosPublication . Gonçalves, Andreia Trindade; Eugénio, Teresa Cristina PereiraO presente relatório enquadrado no âmbito do Mestrado em Controlo de Gestão reúne os aspectos principais decorrentes da actividade do estágio de uma forma simples, clara e concisa. O principal objetivo do presente relatório de estágio profissional é a sistematização de tarefas, conteúdos e conceitos adquiridos no âmbito da temática de Controlo de Gestão. Deste modo, relata-se sucinta e objetivamente as funções desempenhadas, os conhecimentos e as experiências proporcionadas no decurso do mesmo, o qual teve a duração de oito meses repartidos pelas empresas Possibilidades Infinitas (onde estive três meses e meio) e pela Fleximédia (onde estive quatro meses e meio). Este trabalho é composto por seis capítulos: no primeiro capítulo apresenta-se a introdução ao trabalho desenvolvido, identificando as metas propostas; no segundo capítulo efetua-se uma revisão de literatura e apresentam-se as entidades de estágio assim como o âmbito de atuação comercial, a missão, a visão, a política estratégica, a identidade e a personalidade da marca, a ética e a deontologia; no terceiro capítulo enuncia-se e comenta-se, em particular, as tarefas diárias desenvolvidas no estágio realizado na empresa Possibilidades Infinitas, nomeadamente a nível de telemarketing. Neste ponto, julga-se interessante contemplar uma parte à qualidade do atendimento pelo facto de esta atividade comercial exigir contacto com o público; aborda-se os seguros; o arquivo de processos de clientes; a organização de documentos para formações; a contabilidade empresarial. No quarto capítulo, descreve-se o plano de tarefas realizadas no estágio na Fleximédia que consistiu na tradução de conteúdos de portais (Fleximédia, Stop, Leirianet) para constituição de um manual; na organização de documentos; no atendimento telefónico e marcação de reuniões; na planificação de Marketing. No quinto capítulo propõe-se práticas a implementar nas empresas de serviços mencionadas em termos de sustentabilidade e responsabilidade social com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative, dado que este tema assume cada vez mais relevância nos dias de hoje, nomeadamente, desenvolver soluções que contribuam para proteger a saúde humana e o ambiente. No sexto capítulo é dado o ponto de vista crítico dos limites e problemas confrontados e também se considera oportuno dar algumas sugestões para algumas lacunas, que se pensa ser imperativo colmatar, em prol de uma melhoria na prestação de serviços. Concluindo, foi feito o balanço desta experiência profissional, em específico numa consultora e numa empresa fornecedora de internet. Sendo assim, são sintetizados os resultados pessoais e profissionais daí decorrentes e é traçado um paralelismo entre o saber adquirido ao longo do meu curso e a entrada no mercado de trabalho. O tema pretende ilustrar os processos e comportamentos conducentes às práticas de sustentabilidade num compromisso a longo prazo de acordo com a temática abordada no Mestrado, nas empresas onde foi realizado o estágio.
- A relação entre a gestão de risco e a inovação e de que forma estes conceitos contribuem para a sustentabilidade e crescimento das empresas: estudo de casoPublication . Gaiola, Carlos Daniel Melfe; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosA crescente competitividade e agressividade dos mercados é uma realidade a que a maioria das empresas está exposta. A gestão de risco e a inovação são duas importantes disciplinas no seio das organizações. Através da gestão de risco é possível analisar, compreender e atuar sobre todos os riscos. É fundamental, para qualquer organização, controlar os riscos internos e externos em níveis aceitáveis de forma a alavancar o sucesso e reduzir a perda. Quanto à inovação esta é, muitas vezes, a tábua de salvação das organizações, reativando o negócio ou fazendo-o evoluir para outros patamares. A inovação, quando geradora de valor, produz vantagens competitivas que suportam a sobrevivência ou impactam melhorias significativas na organização ou no negócio. A sustentabilidade e o crescimento das empresas dependem, em grande parte, das decisões estratégicas e definição dos objetivos organizacionais. A gestão de risco e a inovação devem ser parte integrante deste processo, sendo que o peso de cada uma delas depende das caraterísticas da organização e do mercado. Com este estudo pretendemos analisar a forma, procedimentos, ferramentas e o grau de implementação da gestão de risco e da inovação nas empresas, e de que forma contribuem para a sustentabilidade e desenvolvimento empresarial. É também analisada, a interação dos conceitos apresentados na realidade organizacional. Com os estudos de caso das empresas CENTIMFE e inCentea, pretendemos comprovar um conjunto de teorias e conceitos abordados ao longo do trabalho. Através do método de investigação entrevista, alcançamos uma visão holística, que nos permite verifica as relações dos conceitos teóricos, na realidade operacional das organizações.
- Manipulação de resultados no sector da construção civilPublication . Dias, Rui Miguel Carvalho; Pimentel, Liliana Marques; Carreira, Pedro Manuel RodriguesAs demonstrações financeiras de uma empresa podem ser consideradas como elemento fulcral para a tomada de decisão por parte dos stakeholders. Se estas não demonstrarem de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspetos materialmente relevantes, a posição financeira dessa empresa num determinado momento do tempo, podemos considerar que os stakeholders estão a tomar decisões erradas. Assim, interessa saber quais são as motivações para as demonstrações financeiras não espelharem uma imagem verdadeira e apropriada da realidade financeira de uma empresa e como é possível isso acontecer. Interessa perceber se existe ou não manipulação de resultados. A existência de accruals discricionários, no normativo contabilístico português abre a porta à análise de como é possível as demonstrações financeiras serem influenciadas. As leis, interesses próprios dos acionistas, interesses próprios dos administradores (teoria da agência), entre outros, ajudam a perceber quais são as motivações para a existência da manipulação de resultados. Nesta dissertação, foi desenvolvida uma análise onde se tenta perceber a manipulação de resultados, tendo como objeto de estudo apenas empresas do sector da construção civil não cotadas na bolsa e, por isso, sujeitas a menor regulação e controlo. Pretende-se perceber se existe manipulação de resultados no sector em análise. Para isso, irão ser analisadas variáveis contabilísticas relevantes para a análise dos accruals discricionários constantes no normativo português, como por exemplo inventários e depreciações do exercício, tendo em conta a amostra selecionada.