ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB by advisor "Nunes, Susana Margarida da Costa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da sequência didática para o desenvolvimento da competência compositiva na escrita de alunos do 5.º ano de escolaridadePublication . Elias, Cláudia Patrícia Ferreira dos Santos; Nunes, Susana Margarida da Costa; Jorge, Noémia de OliveiraO presente Relatório de Prática Pedagógica é realizado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia no 2.º CEB. O relatório assenta em duas dimensões, a primeira de carácter reflexivo, e a segunda de carácter investigativo. Na Dimensão reflexiva apresentam-se sinteticamente os ciclos pedagógicos (observação, planificação, ação, avaliação, reflexão) experienciados ao longo das Práticas Pedagógicas incluídas no plano curricular do mestrado em causa. Por sua vez, a Dimensão investigativa centra-se no domínio da escrita (vista por alguns alunos como uma “obrigação” da escola e consequentemente como um “desafio” para o professor). Com os objetivos de levar os alunos a desenvolver a sua competência compositiva e de contribuir para a sua motivação relativamente à escrita, foca-se um género textual específico: a carta formal. Assim, privilegia-se, numa lógica de interdisciplinaridade que envolve as disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, a abordagem de um tema desafiante: a produção de uma carta dirigida ao rei D. João I, dando conta da primeira viagem realizada no âmbito da expansão marítima com destino a Ceuta. Opta-se, então, como metodologia de trabalho em sala de aula, pela sequência didática (tal como perspetivada no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo). Este estudo inspira-se na metodologia de investigação-ação, assumindo como ponto de partida a implementação de um questionário sobre os hábitos de leitura e de escrita dos alunos, prosseguindo com uma intervenção didática (concebida em função dos resultados do questionário) e culminando com a análise dessa mesma intervenção.
- Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º anoPublication . Marques, Carolina Isabel Gomes; Nunes, Susana Margarida da Costa; Jorge, Noémia de OliveiraO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e, no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (5.º ano). O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira, denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos contextos educativos. Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino (Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é concluída com a apresentação dos principais resultados da investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos alunos sujeitos do estudo).
- Refletindo e investigando sobre a utilização do Laboratório Gramatical no 2.º CEBPublication . Gomes, Márcia Alexandra Costa; Jorge, Noémia de Oliveira; Nunes, Susana Margarida da CostaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, em 2019/2020 e 2020/2021, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Na primeira parte do relatório, intitulada Dimensão Reflexiva, relata-se criticamente o percurso que foi realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (1.º e 2.º CEB), fazendo-se referência a experiências, dificuldades, desafios e aprendizagens. Na segunda parte do relatório, designada Dimensão Investigativa, apresenta-se um estudo investigativo desenvolvido numa turma de 5.º ano de escolaridade, durante o 2.º ano de Prática Pedagógica, na disciplina de Português, numa lógica de aprendizagem pela descoberta, de acordo com uma metodologia de ensino específica – o Laboratório Gramatical. Tendo em conta a abordagem metodológica privilegiada e o contexto em que a mesma foi implementada, este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão problema: De que forma poderão ser desenvolvidas atividades centradas na aprendizagem pela descoberta relacionadas com o ensino da gramática no 2.º CEB em contexto de pandemia? Os resultados alcançados revelam que, mesmo em contexto de pandemia, quer na modalidade de ensino presencial quer na modalidade de ensino não presencial, é possível proporcionar aprendizagens significativas, ao nível do conhecimento linguístico e metalinguístico (funções sintáticas, classes de palavras, modalidades de reprodução do discurso), centradas em atividades pela descoberta, que poderão ser produtivas e eficientes.
