Mestrados da ESAD.CR
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Browsing Mestrados da ESAD.CR by advisor "Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira"
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- AproximaçãoPublication . Azevedo, João Pedro Oliveira Andrade; Pires, Fernando Alípio Brízio; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira‘Aproximação’ assume-se como um processo de procura dentro do desenho e do projecto, de novas formas e métodos de abstracção, especulação e criação livre, desenvolvendo uma visão dos designers como agentes construtores capazes de criar narrativas próprias, explorando o seu potencial de influência cultural e social. Pretendendo agir dentro das acções quotidianas do ser humano, envolve-se com o acto de comer em âmbito social e explora posturas e comportametos com forte incidência na forma como as pessoas se relacionam e se vêm a si mesmas inseridas num grupo ou comunidade. Procura gerar de forma subjectiva o questionamento de sistemas e paradigmas vigentes, criando um novo cenário social que se revela e constrói ritmicamente ao longo das experiências e objectos propostos.
- CartáveisPublication . Silva, André Almeida de Figueiredo; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraCartáveis tem como objetivo promover a longevidade da relação entre as pessoas e os objetos. Procura-se, através de um olhar específico do design, aprofundar a forma como esta relação se estabelece: Estimulando a criatividade na utilização e reutilização de objectos; Valorizando a pátina dos objectos que surge com o tempo; Formando hábitos que reduzam o consumismo e descarte.
- Co - Inter - AçãoPublication . Santos, Inês Luís Moreira; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieirapresente investigação tem como ponto de partida a capacidade da disciplina do design em refletir sobre o escritório como espaço laboral e como este é muitas vezes associado com a monotonia e uma sensação de rotina para quem nele exerce funções. O design é considerado como um potenciador das relações interpessoais entre os trabalhadores de um escritório, estimulando a cooperação e o bom ambiente, aumentando por consequência a produtividade do mesmo. Considerando a importância das tarefas que os trabalhadores têm de cumprir diariamente recai sobre os momentos informais o valor dos mesmos nos quais o inesperado potenciará o melhor funcionamento de uma organização como o escritório. Procurou-se começar por investigar a história do escritório e o respetivo percurso até aos dias de hoje. Alguns conceitos destacam-se como, o papel da produtividade e a relação que esta tem com o bem-estar do trabalhador, Tendo levado anos a perceber-se a implicação que uma tem na outra. A privacidade, a interatividade e a liberdade foram evoluindo em paralelo com o espaço de trabalho. As transformações que este espaço teve e as alterações associadas às profissão que se relacionam com este foram a aprendizagem necessária para a evolução. Os projetos Petal, Te-Cla, Joker e Veneziana, surgem como pista para que o espaço de escritório seja um espaço de maior interatividade entre os trabalhadores, colaborativo, mas também um espaço de conforto e de imprevisibilidade criativa. Valores estes que estão focados no desenvolvimento humano e diretamente associados à produtividade e bem-estar que poderão incentivar nos trabalhadores. Há ainda um aspeto a salientar nesta investigação, que é a procura da preservação dos elementos base deste espaço no sentido de incentivar o sentimento de pertença pelos trabalhadores considerando o escritório um espaço seu, onde passam grande parte do seu dia. Assumindo o princípio de que cada um tem perceções diferentes sobre as mesmas experiências, este conjunto de projetos passa por criar um circuito de experiências diversas que permitam compreender e explorar as potencialidades do espaço de trabalho sobre várias perceções. Este conjunto de projetos torna-se precursor de uma vontade maior e marca o início de uma jornada entre a interatividade, o dinamismo e os escritórios tradicionais. Estes projetos são acima de tudo reflexivos para a reinterpretação deste contexto de espaço de trabalho e como o design pode ter um papel ativo nessa mudança.
- CochimPublication . Rosa, Sónia Patrícia Melo da; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraA existência humana segue ciclos de evolução, tal como todas as suas criações. Nesta dissertação propus a mim mesma uma reflexão sobre as minhas raízes e identidade cultural enquanto açoriana e os conflitos pessoais que esse factor geográfico suscita em mim. O meu trabalho busca nas raízes, que me marcam como indivíduo ilhéu e como designer, uma reinterpretação própria. Existe toda uma questão emocional neste desenterrar de memórias, um misto de fuga à reclusão, com inspiração e profunda admiração pela terra. Neste trabalho abordei especialmente a capacidade extraordinária da produção à mão, que intitulamos de artesanato, como prolongamento de uma longa paixão pessoal por cultura e história e todas as suas extensões materiais, objectos produzidos em casa ou em pequenas oficinas montadas para o propósito, por homens e mulheres habilidosos, quer seja fruto do lavor quer do acaso. Existe uma necessidade nostálgica de avivar a memória e preservar técnicas ancestrais, ideia muito em voga na era pós-modernista. O peso da produção artesanal nas nossas vidas merece ser repensado condignamente, de modo a dar o reconhecimento à natureza de onde provém a maior parte da matéria prima que compõe o organismo deste objectos, não esquecendo as mãos hábeis que manipulam e transformam estes materiais em posteriores extensões da nossa identidade cultural. Esta reavaliação e recolha de técnicas artesanais, ditas tradicionais dos Açores, afiguram-se como base para o meu futuro profissional, pessoal e artístico enquanto designer, tendo em conta que pretendo desenvolver trabalho a longo prazo nesta área. Esta tese representa o primeiro passo para a criação de uma fonte de rendimento própria, uma marca pessoal artesanal e identitária, denominada Cochim. Para obter a revitalização e evolução do produto e do mercado local, estabeleci uma sinergia entre mim, enquanto designer, e os artesãos locais, visando o enriquecimento da cultura material açoriana, pretendendo para tal, a dissolução dos arquétipos tradicionais sobre os quais as técnicas artesanais e tradição normalmente se debruçam, apresentando-se sob a forma de produtos para viajantes, grupo que inclui aos visitantes ou turistas e população residente açoriana cuja localização geográfica pressupõe elevada mobilidade. Os Açores é um destino difícil e de descoberta. Para tal, tenciono materializar a minha visão onírica dos Açores criando relações próximas com artesãos, investigação profunda e reinterpretação da estrutura artesanal local, construção de um modelo de negócio e divulgação, valorização da autenticidade e devolução da identidade do produto e do produtor.
- De - Composição, Artefactos que Exploram a HabitaçãoPublication . Francisco, Diogo Carlos Pereira; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira; Dias, Rui Humberto de MatosEsta investigação centra-se num projeto de carácter experimental no qual se desenvolveu uma coleção de objetos que incitam o utilizador, um conjunto de interpretações e de relações entre os objetos e o espaço arquitetónico interior.Durante o tempo de vida de interação entre o utilizador e os objetos desenvolvidos deverão ser desencadeados estímulos, pois estes objetos foram pensados para provocar alterações ao nível da sua performance e comportamento material, ajudando a modificar o espaço arquitetónico, promovendo momentos performativos, como se a habitação fosse encarada como um local performativo. O mesmo objeto pode/deve desencadear renovados estímulos.Sendo o espaço doméstico um “palco”, para a relação com quem o usa, propõem-se que os objetos desenvolvidos funcionem como objetos performativos, criando ligações fortes com os utilizadores, impelidos a participar na dinâmica entre estes e o espaço onde habitam.Com este projeto pretende-se que o utilizador se relacione com os objetos, que estes perdurem no tempo em diferentes contextos e o acompanhem. Pretende-se que a DE-COMPOSIÇÃO não seja apenas formal e funcional, mas também seja motivadora de uma relação afetiva entre o utilizador e os vários componentes que constituem os objetos e que esta evolua no tempo através do dinamismo e do modo como abordamos a vida contemporânea.
- De memória: autobiografia do brincarPublication . Freitas, José Alejandro Jardim de; Pires, Fernando Alípio Brízio; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraEste trabalho surge inicialmente, por uma tomada de consciência de que o simples acto de brincar, construindo e criando brinquedos de forma espontânea, se tornou numa actividade alheia ao quotidiano das crianças. Esta forma ancestral de conhecimento e aprendizagem deu lugar a um imaginário cada vez mais afastado do mundo material e cada vez mais próximo de uma lógica virtual, vivida de forma isolada. O autor pretende fazer uma reflexão sobre este problema, procurando chamar a atenção para a necessidade de se preservar o universo dos brinquedos tradicionais como parte importante do nosso património cultural colectivo. Através de uma abordagem autobiográfica, o autor apresenta-nos num processo de revisitação, os brinquedos e brincadeiras da sua infância. É com base nesta sua experiência que nos propõe uma colecção de brinquedos, na qual explora novas abordagens formais, construtivas e funcionais, não descurando o seu carácter tradicional.
- LOUNGING WITH PETS: Inclusão dos Animais nos Arquétipos da CasaPublication . Rodrigues, João Pedro Colaço Botelho; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraNeste projeto pretende-se desenvolver objetos orientados para uso por animais domésticos que expandem as suas capacidades de interação no espaço da casa, e estimulem novos gestos e interações entre os animais e os seres humanos. Através da introdução de novas formas apelativas às ações ou comportamentos dos animais domésticos, tornam-se evidentes novas circunstâncias em que estes interagem com o ambiente ou os seres humanos, e potencialmente esta convivência é melhorada ou adicionalmente conciliada. Os exemplos de produto desenvolvidos de acordo com estes objetivos foram desenhados e implementados, portanto, com uma perspectiva experimental. Este relatório tem como interesse principal a discussão de ideias baseadas no resultado e formas de uso do produto, e identificar os elementos que têm valor como parte de uma avaliação aberta das ideias demonstradas; não tem como prioridade refinar o produto como objetos comerciais, de produção, e por isso exclui algumas considerações fundamentadas na viabilidade ou sucesso nesse campo.
- MetamorfosePublication . Soares, Ana Bárbara Raimundo; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraEste trabalho espelha um conjunto de experiências baseadas em acessórios e sistemas descendentes do mobiliário que marcam o movimento dos mesmos com a interação do utilizador e conjugam a flexibilidade de um material com a dureza de outro. O processo inicial deste projeto teve um carácter autobiográfico relativo às raízes familiares e ao percurso escolar em Design de Ambientes. Durante este trajeto foram progressivamente desenvolvidas metodologias, abordagens, esquemas e soluções de forma a criar uma biblioteca de objetos que serviu de apoio e manipulação para a composição final do projeto.
- Movimento MarcadoPublication . Teixeira, Soraia Marlene Gomes Fernandes; Pires, Fernando Alípio Brízio; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraEste projeto de carácter experimental visa o desenvolvimento de uma coleção de objetos que permitem proporcionar ao utilizador um conjunto de experiências que relacionam estes com o corpo e com o espaço no qual estão inseridos. O projeto teve como ponto de partida a experiência da autora nas áreas da dança e da arquitetura, que aconteceu numa fase inicial da sua formação e que marca o especial interesse em relacionar o movimento, o uso quotidiano do corpo e do espaço. Os objetos surgem como mediadores convocando os temas mencionados anteriormente, que se inserem na área de interesse actual da autora. Durante o desenvolvimento do projeto foi feito um levantamento de projetos que exploram temáticas próximas e que deram seguimento à elaboração e à execução de um conjunto de exercícios que acompanharam esta tese. Depois destes exercícios e da sua análise, foi possível organizar a informação, passando-a para o projeto da tese e assim selecionar os movimentos e gestos do corpo que mais interessava trabalhar, escolha dos espaços mais apropriados para utilizar e por fim a construção dos objetos.
- Objectos - PersonaPublication . Graça, Jorge Afonso Vitorino Pereira da; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraA partir de uma interligação entre as seguintes áreas de estudo, a Ilustração de Personagens, a Ligação entre Utilizador-Objecto-Utilizador e a construção de uma Memória Emocional que tem por base esta Ligação, desenvolveram-se três projectos (“Animar”, “Ratolas” e “Ballooney”) em contextos diferentes, explorando diferentes metodologias e processos de produção visando um menor Condicionalismo Projectual, constituindo este último, também, uma área de estudo desta dissertação. Com base nestas áreas pretende-se estudar, sobre o tema “Os Objectos- Persona”, a funcionalidade da Personagem nestes Objectos, a sua interligação com o “Complexo Funcional do Objecto”(Papanek), a sua utilização como forma de interacção pessoal e social através do seu “Design Emocional” (Norman) e, finalmente, quais as novas metodologias de produção a explorar numa filosofia “Maker” (Anderson), como Artesão Industrial, com o objectivo de reduzir o condicionalismo projectual existente na personalização do Design destes “Objectos-Persona”.