Mestrados da ESAD.CR
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Browsing Mestrados da ESAD.CR by advisor "Balesteros, Marco Paulo Carias"
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- Design Gráfico como forma de descolonização. Um estudo e reflexão sobre discursos visuais de discriminação e forma de combatê-losPublication . Borges, Inês Isabel Silva; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique; Balesteros, Marco Paulo CariasDa experiência biográfica enquanto designer gráfica, mulher e negra que enfrentou questões complexas durante o seu percurso académico, resultou esta dissertação que pretende, de uma forma crítica e construtiva, responder aos problemas da falta de representação dos negros e das negras no âmbito do design gráfico. Este projecto de investigação divide-se em duas partes. A primeira parte tem como objetivo analisar e compreender temas e problemas relacionados com a apropriação e objectificação do negro, não só no design gráfico, mas também na pintura, no cinema, na música, entre outros. A segunda parte, através de um projecto prático, visa descolonizar o pensamento do leitor no que diz respeito à imagem estereotipada com que os negros são representados nos meios de comunicação, com o fim de criar novas narrativas e histórias diversificadas da negritude.
- Design gráfico e produção independente : A influência das convicções sociais e políticasPublication . Henriques, Ana Filipa Brás; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasO documento aqui apresentado é o resultado de um projecto de investigação que relaciona a influência das questões sociais e políticas na prática do design gráfico e nos projectos independentes ou auto-iniciados dentro do mesmo âmbito disciplinar. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases, uma de análise que é constituída por Enquadramento Histórico, Teórico, Hipótese e Apresentação de Resultados e outra, consequente dessa análise, de registo prático constituída no essencial por quatro projectos de edição. Na génese do desenvolvimento deste projecto está a intenção de compreender quais as motivações e constrangimentos inseridos nas dinâmicas dos projectos independentes e de que modo, reflectem algum tipo de interesse ou vínculo com o compromisso social e político. Este é um estudo que pretende caracterizar um cenário contemporâneo particular, caracterizado por desigualdades e discrepâncias sociais que marcam o contexto disciplinar analisado.
- O designer como jogadorPublication . Belo, Marta Luísa Guerra; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTal como no jogo a linguagem no design não é passiva, pressupõe ação. A presente investigação coloca o designer como jogador para analisar o jogo como método e avaliar a sua significância na construção da identidade individual e social do designer gráfico. O projeto foi desenvolvido como um sistema de jogo composto por 15 ensaios teóricos e 30 ensaios práticos. Os ensaios teóricos dividem--se em duas partes, o enquadramento histórico e crítico e a análise ao jogo como atividade social e educativa. A primeira parte tem como objetivo compreender o papel do designer e a sua educação. A segunda parte analisa os vários elementos de jogo e avalia-os como método de trabalho. Os ensaios práticos apresentam-se em 16 editoriais e 13 animações, que exploram o jogo como método na conceção dos objetos gráficos, e um workshop, que explora o jogo como método na ação e educação do designer gráfico.
- As Imagens do Levantamento. O levantamento e o diagrama na metodologia de projetoPublication . Gusmão, Sebastião Estanislau Pinto; Ferreira, Célia Cristina Correia; Balesteros, Marco Paulo CariasNo entendimento do design enquanto disciplina que poderá promover uma estrutura consolidada de projeto, encontrou-se na fase do levantamento, um conceito em que os seus princípios de ação e da experiência, nas suas dimensões técnica mas, também, exploratória e experimental poderão fazer uma revisão e proposta à atividade projetiva. Este projeto/dissertação explora o levantamento enquanto etapa e auxiliar essencial da metodologia processual do designer. Recorrendo à revisão de casos, entrevistas e a uma prática experimental, a representação gráfica do levantamento é analisada através do conceito de diagrama. Partindo destes conceitos procura-se compreender de que forma é possível uma renovação do discurso e da operabilidade do design. Pretendeu-se centralizar estes conceitos, não como instrumentos teóricos desligados da prática, mas como conceitos operativos que nos ajudam na construção de um design mais flexível face aos desafios da atualidade. Desenvolveu-se, assim, uma análise aos elementos gráficos enquanto conceitos que segundo uma articulação com o levantamento e o diagrama, nos ajudam a perceber de forma mais clara a prática real do design.
- Meta-morfose: em busca de um design gráfico queer-feministaPublication . Francisco, Susana João; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique; Balesteros, Marco Paulo CariasNa presente investigação partimos em busca de um design gráfico queer-feminista. Convidamos para se juntarem a nós, nesta jornada, as bruxas – mulheres que ousaram ser corajosas, agressivas, inteligentes, inconformadas, curiosas, independentes, sexualmente livres e revolucionárias – e os monstros – sujeitos de metamorfoses impossíveis, companheiros de longa data da humanidade. Perguntámo-nos como pode o design gráfico ser “enfeitiçado” por pensamentos queer e feministas, o que significa um “design queer” e o que pode constituir um design “monstruoso”, um design que seja, ele próprio, uma metamorfose – para além da forma. A procura por respostas culminou no projeto prático que se apresenta na segunda parte da investigação e que consiste numa “manta de retalhos”, num guião para um design monstruoso e num ensaio visual criado com base no referido guião e onde se apresentam os exercícios de experimentação levados a cabo com a manta.
- Práticas curatoriais e design relacionalPublication . Morais, Joana Rebelo; Bártolo, José Manuel Silva; Balesteros, Marco Paulo CariasTendo como ponto de partida a relação do design gráfico com as práticas curatoriais e design relacional, pretende-se compreender como estas intersecções tangentes à disciplina contribuem para a sua prática na contemporaneidade. O corpo do projecto de investigação divide-se em duas fases principais, a componente teórica e apresentação de resultados práticos. Na primeira fase é realizada uma análise dos paralelismos da disciplina com os dois temas principais, reflectindo sobre o tema proposto através da analise do contexto histórico e enquadramento teórico, materializado na componente prática. A apresentação de resultados práticos divide-se em dois projectos principais articulados numa escala diferente, que traduzem os conceitos explorados no decorrer da investigação: Identity and Strategy e o Projecto-Orquestra. Consequentemente esta investigação pretende compreender quais as transversalidades da disciplina com a curadoria e o design relacional, de que forma se relacionam com a prática do design gráfico na actualidade e como se aproximam à produção cultural contemporânea.
- Processos de produção gráfica em vias de extinçãoPublication . Meira, Ana Sofia Guedes; Ramalho, Paulo Jorge Vieira; Balesteros, Marco Paulo CariasNeste momento os recursos de produção gráfica surgem a grande velocidade, o que faz acreditar que já dispomos de todos os meios para o seu desenvolvimento, este dilema deve-se a uma grande evolução tecnológica dentro do Design de Comunicação nos últimos séculos. Existe uma grande diversidade de recursos disponíveis, que gera uma despromoção em relação aos meios usados anteriormente o que não se deve ao seu desempenho como “máquina”, apesar de o pressuposto ser a melhor: ou velocidade ou qualidade mas, porque deixaram de ser novidade. É possível que haja uma nova geração de designers que não sente a necessidade ou curiosidade de aceder aos meios que impulsionaram o nascimento - crescimento do design, e isso preocupa-nos. Interessa-nos sobretudo uma abordagem no contexto da tipografia, da manipulação de texto, como impulsionador da comunicação mas, não fazendo o resultado da investigação depender disso, para não excluir todo um manancial restante de componentes gráficos, que são necessários (sinalética, ilustração, etc). A nossa investigação não se destina a centralizar ou concentrar o seu estudo só em processos de impressão tipográfica, mas sim em diferentes abordagens no contexto de produzir design manualmente sobre as suas mais diversas formas.