ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural
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Browsing ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural by advisor "Caeiro, Mário Jorge da Câmara de Melo"
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- Buzzle : (play with the) architectures of the worldPublication . Libório, Clara Isabel Barroso Ramos Campos; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloBuzzle – (Play with the) Architectures of the world (at home), é um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural, realizado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Este conduziu à criação de um objecto: um puzzle tridimensional dedicado ao património arquitectónico, nomeadamente o considerado icónico e excepcional. A investigação aborda a estreita relação entre o significado cultural da arquitectura e a sua importância tanto para o campo do turismo como para o do conhecimento. O projecto procura aliar o saber e a experiência específicos da arquitectura à concepção de um jogo de construção. Ao ambicionar-se a valorização do património construído através do entretenimento educativo, o resultado final é um Conceito lúdico. Para chegar a um produto cultural original, realizou-se um estudo de múltiplos factores determinantes para o sucesso do Projecto, nomeadamente estratégias para a sua produção/manufacturação/produção em massa e consequentemente eventual implantação no mercado enquanto Marca. Identificam-se alternativas em termos de produção, estudo de materiais e técnicas de produção, bem como a tecnologia e equipamentos específicos necessários à sua produção, processo que implicou contactos com investigadores, profissionais e empresas do domínio da impressão 3D. Todo o estudo encaminhou-se em dada altura para a produção de um protótipo, realizado com o apoio da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha; uma vez concretizada a peça – uma micro-arquitectura em forma de jogo de encaixes – passa a poder ser possível aperfeiçoar, no futuro, não apenas pormenores construtivos em função de diferentes contextos, como também aspectos do desempenho da obra enquanto objecto convidando à participação e ao conhecimento. Considera-se que o presente trabalho atinge um patamar de concreção conceptual e problemática que abre vias para um conceito cultural de excelência, que, no entanto, passa a estar disponível, desde já, de acordo com diversos modos de abordar as indústrias culturais. Em síntese, a abrangência etária e cultural do Buzzle é assaz vasta e a sua aplicação lúdico-pedagógica não menos. É compromisso da sua autora lutar pela sua disseminação, em tempo próprio e recorrendo aos parceiros adequados. Em todo o caso, uma das possibilidades de concretização deste jogo – talvez a mais aliciante – é aliás a sua propagação através da Internet em rede aberta, funcionando como um serviço de Open Design e não necessariamente, pelo menos a curto prazo, como um produto final. Esta opção posiciona o Buzzle como produto decisivo para o estabelecimento de parcerias com diversas entidades, instituições e empresas, nomeadamente espaços museológicos, estabelecimentos de ensino. O Buzzle abre amplo espaço de manobra à Gestão Cultural para fazer a diferença, no que diz respeito a uma sempre necessária mediação entre a produção cultural lato senso e a sua disseminação como acontecimento participado. Buzzle, nestes termos, permite que joquemos à arquitectura, mas em casa.
- Cartografia da ArtePublication . Neves, Belize de Melo; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloO presente trabalho apresenta as bases teórico-conceituais que fundamentam o processo de construção de um objeto gráfico de comunicação sobre o mercado de arte na contemporaneidade e apresenta o desenvolvimento de sua concretização, assim como seu produto final. Trata-se da elaboração de uma ferramenta de gestão cultural com características cartográficas: A Cartografia do Sistema de Arte na Contemporaneidade – CA, é um objeto de comunicação teórico-imagético sobre o mercado de arte que tem como objetivo comunicar - de forma sintética e sinérgica, rápida, intuitiva e totalizadora - a complexidade desse sistema de arte. O método utilizado para seu desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica sobre bases teóricas nas áreas de gestão, filosofia, design e comunicação (dentre outras). Envolveu também a elaboração de uma análise sobre os elementos recolhidos, os modos de operação e o estabelecimento de nexos dentro do mercado contemporâneo das artes; além da elaboração de estudos prévios e diretrizes para a construção do objeto comunicacional: Por fim, incluiu o acompanhamento e concretização do projeto em parceria com uma profissional do design. Como produto, foi desenvolvida a CA, um objeto impresso que representa graficamente a estrutura e o funcionamento do sistema. Durante a execução do projeto, identificou-se a possibilidade de construir uma complementação para detalhamento do conteúdo da CA e disponibilizá-lo ao público interessado no sistema do mercado de arte na contemporaneidade, em formato eletrônico, na world wide web, para o qual o mapa direciona seus leitores. Concluiu-se que este é um campo aberto a novos estudos, inovações e empreendimentos e continua-se a acreditar, principalmente agora que adquiriu materialidade, que a CA possa ser útil a estudantes, ao público, aos profissionais das artes e da gestão cultural que desejam conhecer o funcionamento do mercado de arte contemporâneo.
- CASA DA MÃE JOANA – Em busca de um lugar para criação, difusão, diálogo e experiências culturais que construam pontes onde existem murosPublication . Corrêa, Deisi Janaina; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de Melo; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço FradiqueA Casa da Mãe Joana é uma proposta de organização com foco em programação cultural e com o objetivo estratégico de se converter em espaço cultural de referência para a comunidade na região de Caldas da Rainha. É através da iniciativa de um olhar migrante e feminino, considerando que o termo é relativo não apenas ao sexo da autora da tese, mas também equivale a um registo de intervir culturalmente, num singelo, mas convicto, contributo para a re-significação dos estereótipos clássicos, se propõe ofertar localmente oportunidades de contato informal e profissionalmente mediado entre agentes artístico-culturais e seus públicos, bem como uma programação cujo desígnio é a busca por uma realidade mais orgânica de relação social a partir do campo da criação, conscientização e fruição culturais. O apelo do projeto ao envolvimento cidadão visa tornar progressivamente mais coesa a relação entre micro-comunidades (ESAD.CR e comunidades de imigrantes) e a comunidade mais genérica na região (moradores locais, em particular sem envolvimento com a escola e por isso consistir em público alvo particular). A criteriosa gestão do contato intercultural, atenta a diversos fenómenos e tendências culturais que vão pautando o momento atual, funciona neste quadro como potenciação da resiliência cidadã e contributo para a sustentabilidade social. O processo de elaboração deste projeto foi atravessado pela investigação dos meandros existentes nesse território, nomeadamente correspondentes a relação entre o público e artistas (criadores), sendo estes, tanto nacionais quanto estrangeiros e assim, defender a importância e a necessidade de um espaço destinado a conectar portugueses e imigrantes, alunos e não alunos, público e artistas através de uma linha de programação voltada à fruição, mediação, criação e debate em Arte e Cultura. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram coletadas informações e relatos de pessoas pertencentes a variados núcleos, coletivos culturais e artistas independentes vi residentes da cidade de Caldas da Rainha e de seu entorno. Toda a programação e inerente perspetiva curatorial da Casa da Mãe Joana se propõe a ser elaborada, considerando a diversidade local e partindo dela, e colocando em prática princípios inerentes a conceitos particularmente críticos para o sucesso da iniciativa: comunidade, debate e interseccionalidade. O projeto começa a se tornar realidade na fase embrionária, com micro eventos produzidos desde 2022, realizados eventualmente, em espaços públicos ou de parceiros. Num segundo momento procura estabelecer-se em uma sede fixa e assegurar um quadro de parcerias.
- A contemporaneidade do Sarau: A ''leitura ouvida'' no Brasil como instrumento de difusão da literaturaPublication . Souza, Djair Rodrigues de; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloEsta dissertação tem como tema a “leitura ouvida”, destacando uma de suas manifestações mais proeminentes: o sarau literário. A partir de uma experiência pessoal de atividade literária promovida durante uma greve de servidores públicos da Universidade Federal do Espírito Santo, ini cialmente procura se compreender, na trajetória histórica no Brasil, as múltiplas fa- cetas do sarau: o serão doméstico e as agremiações de Literatura dos tempos coloniais; o salão burguês no período do Império; a proliferação do sarau artístico ou beneficen te nas primeiras décadas da República. Procura depois refletir a utilização do sarau como método pedagógico sob a forma de Hora do Conto , as razões do insucesso das tentativas mentais de um programa escolar de formação de leitores, e finalmente o re ssurgimento dos saraus nas periferias das grandes cidades e em Vitória, Espírito Santo, sede da Universidade Federal. A ter como base a liberdade de ação, o sentimento de pertença e a irrupção da cida- dania, que caracterizam uma nova significação do sarau e da “leitura ouvida” nos dias atuais, apresenta se como corolário da investigação um plano de ação cultural, sob o título de Festi- valer , a ser desenvolvido na Biblioteca Central da mesma Universidade. Pelo mesmo se busca a valorização da “leitura ouvida” c omo difusora da Literatura entre os diversos extratos da comunidade universitária.
- Cultura Vertebral - proposta cultural estratégica para o ecossistema municipal de Caldas da RainhaPublication . Dorini, Bianca Soares; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de Melo; Silva, José Luiz AlmeidaCultura Vertebral é o nome dado à proposta cultural estratégica para o ecossistema municipal de Caldas da Rainha, na qual a cultura é o eixo de sustentação. Visando a ativação da cidadania e o desenvolvimento socioeconómico local, é assente nos conceitos Cidadania Cultural (no que toca à iniciativa pública), Cidadania Criativa (referente às práticas da sociedade civil no terceiro setor e no setor educacional) e Cidadania Cultural-Criativa (conceito emergente aplicado ao setor privado). Essa estrutura, associada operativamente à Glocalização, Smart Cities e Cidades Criativas, tem por objetivo mobilizar a tríade Governomercado- sociedade civil quanto à compreensão, ao interesse e aos investimentos nos setores cultural e criativo, colaborando para a sua sustentabilidade económica. Partindo de um núcleo de conceitos fundamentalmente sociológicos, de uma entrevista a um programador cultural de referência em Portugal, da análise de casos e de inquéritos públicos e de uma oportunidade empresarial via StartUP Voucher, esta dissertação apresenta o projeto mobilizART como resposta no terreno para a sensibilização do setor privado em prol da cidadania, constituindo desejavelmente um caso de estudo no campo da Cidadania Cultural- Criativa e contribuindo para a consolidação da Cultura Vertebral a longo prazo no município.
- O Músico ProfissionalPublication . Sanches, António Paulo Lucas de Vasconcelos e; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloEste trabalho debruça-se sobre músicos profissionais. Como objetivo geral pretende-se compreender o percurso de um músico profissional. Ademais, e como objetivos mais específicos pretende-se: a) identificar as especificidades pessoais e profissionais do músico profissional; b) caracterizar o modo de vida dos músicos profissionais; e c) conhecer a perceção dos músicos acerca da sua atividade profissional e consequente relevância na sociedade. Nesse âmbito, além do mais, equacionaremos a liberdade artística que o músico tem para escolher os seus projetos musicais e, na falta da mesma, se é obrigado a realizar trabalhos que se prendem apenas com objetivos puramente económicos. Afere-se também sobre a perceção que os próprios músicos têm sobre a sua atividade profissional e de que forma é enquadrada na sociedade em geral, ou seja, com que olhos se vêem e com que olhos são olhados. Considerando os objetivos supra citados, propõe-se a realização de um estudo de caráter qualitativo e interpretativo que procura identificar interações existentes entre as vivências individuais e os indicadores mais relevantes no âmbito desta problemática. O instrumento de recolha de dados incide na entrevista semiestruturada, individual, assente num guião previamente construído com vista a recolher todas as informações necessárias que nos permitam refletir e responder aos objetivos inerentes ao estudo. Por fim, importa-nos realçar as conclusões emanadas da análise das entrevistas e perceber de que modo respondem aos objetivos do estudo previamente definidos, aferindo se permitem ou não um esclarecimento cabal das nossas curiosas dúvidas aquando da escolha do tema em questão. Face ao que decorre das entrevistas levadas a cabo no presente estudo, pode-se concluir, além do mais, que o gosto musical surge precocemente, sendo que o meio envolvente e a dinâmica musical de determinado local bem como as amizades inerentes ao mesmo justificam uma maior inclinação para esta forma de arte. Outra conclusão a assinalar, prende-se com o facto de todos os entrevistados considerarem o seu percurso profissional tão natural que não lhes permite definir o momento exato da sua profissionalização efetiva. No seu dia-a-dia, as suas atividades são similares: ensaiar reportório, dedicar tempo de estudo ao instrumento base de cada um e preparar o melhor possível as suas atuações tendo em vista o público para que vão atuar. Reconhecem, contudo, que a sua liberdade artística, na maior parte das vezes, cede perante a necessidade de auferir rendimentos estáveis. Todos os entrevistados enfatizaram o facto de não auferirem um rendimento fixo, estando este, sempre dependente do número de trabalhos que desempenham. Aliás, consideram ser este o maior problema e o principal entrave da profissão. Mesmo assim e concluindo, todos eles e sem exceção, não abandonariam a profissão apesar da precariedade financeira a que estão sujeitos.
- O papel crítico da gestão cultural no seio do dispositivo da moda e da indústria do têxtil e do vestuário : O caso de PortugalPublication . Sacramento, Ephanie Erriquez; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloA Moda será talvez o dispositivo que melhor consegue transportar o que é a Modernidade, ilustrando o imaginário humano sempre em devir. Em paralelo com a perspetiva humanística, na sua abordagem, têm de se equacionar questões de técnica e, forçosamente, todo um ecossistema cultural. O sistema atual da Moda e do vestuário culmina visivelmente nos progressos atuais da tecnologia e tensões presentes nas principais áreas científicas, de que é expressão o fenómeno da obsolescência. É neste campo operativo, sistema complexo, maduro nos seus equilíbrios e paradigmas, mas também, contradições e colapsos, que se levantam problemas particulares e transversais a outros setores. A UNESCO e outras influentes instituições internacionais preconizam a sustentabilidade e assumem o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Neste enquadramento, enfrentam-se questões de nível global como a sustentabilidade e a(s) crise(s) dos modelos económicos prevalecentes no Ocidente contemporâneo. Relativamente às prioridades definidas na planificação de projetos no setor da Moda, do têxtil e do vestuário, quando nos circunscrevemos ao território português, urgia realizar-se uma investigação com o objetivo de entender as relações entre as entidades, atores e instituições ativas neste campo. A intenção é aferir possibilidades de Gestão Cultural, partindo de três questões charneiras. Qual o entendimento da sustentabilidade por parte desses intervenientes? Que pontos fracos e oportunidades caracterizam o sistema? Como é que toda esta problematologia se comporta enquanto rede? Em conformidade com o desígnio supra, a metodologia usada para resolver os objetivos consistiu numa conjugação de métodos e de técnicas que atingem atores representativos, graças a um acesso privilegiado ao setor. Concretizou-se uma análise qualitativa através da técnica da entrevista livre acompanhada de guião premeditando desvios, acrescida de duas discussões com grupos focais, dois estágios de observação participativa, a participação em duas conferências e ainda em duas ações de formação. Paralelamente trabalhou-se na divulgação de um inquérito online visando a recolha de dados quantitativos que ajudaram a validar as interpretações da análise qualitativa. O corpus foi dividido em três grupos: o primeiro para a esfera da decisão, o segundo relativo à dos Tecnólogos e o terceiro para a dos Criativos, todos representados num estudo comparativo através de gráficos dimensionais Radar. Observou-se que os atores dos três grupos estão geralmente isolados na sua especificidade. Numa síntese possível, os Criativos aspiram a mais poder, os Engenheiros reconhecem o seu défice de originalidade e os Decisores revelam-se afastados do quotidiano social. Para a Gestão Cultural, abordagem teórico-prático relativamente recente no panorama atual, é crucial reconhecer-se territórios para a sua ação. Assim, nesta investigação, individualizaram-se terrenos concretos onde a Gestão Cultural poderá desenvolver a sua interpretação numa visão pluralista e holística – um ecumenismo cultural – necessária e importante para o ativar ou reativar compromissos no seio do dispositivo da Moda, isto é, novos modos de fazeres e de seres desta dinâmica social. O presente estudo diz respeito a um setor específico e ao caso português, podendo, no entanto, a metodologia desta investigação ser adaptada a qualquer outro âmbito cultural. Aspira-se, em última análise, a uma reversão de comportamentos consuetudinários num setor essencial da economia portuguesa: parar de fazer para melhor projetar e gerir processos, equipamentos e recursos.