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Authors
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Abstract(s)
Esta dissertação tem como
tema a “leitura ouvida”, destacando uma de suas manifestações
mais proeminentes: o sarau literário. A partir de uma experiência pessoal de atividade literária
promovida durante uma greve de servidores públicos da Universidade Federal do Espírito
Santo, ini cialmente procura se compreender, na trajetória histórica no Brasil, as múltiplas fa-
cetas do sarau: o serão doméstico e as agremiações de Literatura dos tempos coloniais; o
salão burguês no período do Império; a proliferação do sarau artístico ou beneficen te nas
primeiras décadas da República. Procura depois refletir a utilização do sarau como método
pedagógico sob a forma de Hora do Conto , as razões do insucesso das tentativas
mentais de um programa escolar de formação de leitores, e finalmente o re ssurgimento dos
saraus nas periferias das grandes cidades e em Vitória, Espírito Santo, sede da Universidade
Federal. A ter como base a liberdade de ação, o sentimento de pertença e a irrupção da cida-
dania, que caracterizam uma nova significação do sarau e da “leitura ouvida” nos dias atuais,
apresenta se como corolário da investigação um plano de ação cultural, sob o título de Festi-
valer , a ser desenvolvido na Biblioteca Central da mesma Universidade. Pelo mesmo se busca
a valorização da “leitura ouvida” c omo difusora da Literatura entre os diversos extratos da
comunidade universitária.
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Keywords
Ação educativa Biblioteca Brasil Leitura ouvida Literatura Sarau