ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica por orientador "Gomes, José Carlos Rodrigues"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Impacto de uma intervenção promotora da comunicação terapêutica eficaz em enfermeiros de uma Unidade de HemodiálisePublication . Vieira, Erica Vanessa de Oliveira Frazão; Gomes, José Carlos RodriguesO presente documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio de Natureza Profissional com Relatório, integrada no Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, para obtenção do grau de mestre e do título de especialista em ESMP, reconhecido pela Ordem dos Enfermeiros (OE). O relatório objetiva a caracterização dos contextos da prática clínica especializada (internamento, respostas diferenciadas e comunitário), onde se desenvolveram os ensinos clínicos, a reflexão crítica sobre o desenvolvimento de competências especializadas, definidas pela OE tendo por base a evidência científica disponível, bem como o processo e os resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem. Na Parte I apresentam-se os referenciais teóricos nos quais se baseou a minha prática, na Parte II são caracterizados os contextos da prática clínica, na Parte III são analisadas de forma crítico-reflexiva as atividades desenvolvidas relacionando-as com as competências comuns e específicas adquiridas, e na Parte IV detalha-se o projeto de melhoria contínua desenvolvido. Este último, seguiu a metodologia de projeto e tinha como objetivos: obter indicadores relativos às competências comunicacionais dos enfermeiros; promover a capacidade de gestão das emoções nos enfermeiros; e promover uma comunicação terapêutica eficaz entre os enfermeiros, submetidos ao plano de intervenção, e os utentes com insuficiência renal crónica sob hemodiálise, numa perspetiva de um cuidado centrado no doente. Foi definido um programa de intervenção de base socioterapêutica, com recurso a algumas atividades psicoterapêuticas e psicoeducacionais, composto por 8 sessões, que procurou responder à questão de investigação “Quais as competências comunicacionais promotoras de uma comunicação terapêutica eficaz num grupo de enfermeiros em Hemodiálise?”. Com a implementação do programa, em duas clínicas de hemodiálise, foram avaliadas dimensões da agressividade e da inteligência emocional, assim como observadas as competências comunicacionais dos enfermeiros, aquando do momento de conexão dos utentes. A intervenção resultou numa melhoria da componente sociocognitiva das emoções, mantendose a homogeneidade observada inicialmente em relação à agressividade. Apurou-se também uma maior utilização de técnicas de comunicação verbal e não verbal e verificou-se uma melhoria no valor terapêutico autónomo da comunicação. Atesta-se a influência da inteligência emocional nos processos comunicacionais. Verifica-se que enfermeiros com a componente sociocognitiva das emoções mais desenvolvida, e com maior empatia, estabelecem mais facilmente uma comunicação terapêutica eficaz.
- Relatório de Estágio: Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia de eliminação: Intervenção do Enfermeiro Especialista emEnfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Cardoso, Catarina Pedrosa; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório permite, numa primeira abordagem, a contextualização dos locais de estágio, o seu modelo de organização e funcionamento bem como a sua reflexão crítica. Os Ensinos Clínicos foram realizados em três contextos diferentes: Unidade de Internamento de Doentes Agudos de Psiquiatria, Unidade de Cuidados na Comunidade e Psiquiatria Comunitária. Foi realizada uma análise critico-reflexiva fundamentada relativa às atividades concretizadas em contexto de ensino clínico que contribuíram para a aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental, enunciando os objetivos e o modo como foram atingidos, bem como os resultados obtidos. Integra o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: “Ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica”. Apesar de permitir o aumento da esperança de vida da pessoa bem como o retorno a uma vida saudável, a ostomia pode conduzir a diversos problemas fisiológicos, sociais e psicológicos, como a ansiedade. Este projeto visou avaliar a eficácia de intervenções especializadas em ESMP num contexto de grupo de ajuda mútua na redução dos níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal. Para o efeito foi realizado um estudo quasi-experimental do tipo pré-teste-pós-teste, sem grupo de controlo, cuja amostra foi composta por 8 participantes. O programa formativo foi estruturado em 6 sessões grupais e incidiu na psicoeducação acerca da ansiedade, capacitação para adoção de estratégias de autocontrolo da ansiedade, cuidados ao estoma e partilha de vivências e sentimentos relacionados com a ostomia. A avaliação da ansiedade foi realizada com recurso ao Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI-Y), de Santos e Silva (1997). Para além deste, foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário sociodemográfico e de conhecimentos. Este projeto permitiu avaliar os níveis de ansiedade em pessoas portadoras de ostomia intestinal, tendo-se obtido níveis moderados no primeiro momento, com uma média de 39 pontos na Escala de Ansiedade-Traço, e de 39,5 pontos na Escala de Ansiedade-Estado. Com a aplicação do programa verificou-se uma diminuição do score obtido tanto em relação aos níveis de ansiedade traço como na ansiedade estado. Permitiu também aferir que para os participantes, a maior preocupação pós cirúrgica foi o manuseamento das placas e a troca dos sacos.
- Ser urZENciano, cuidar de quem cuida, avaliação do nível de ansiedade dos enfermeiros no serviço de urgência e proposta de intervençãoPublication . Mendes, Fabiana Margarida da Silva; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e reflete o percurso académico que conduziu à aquisição de competências comuns de enfermeira especialista e de enfermeira especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. O documento apresenta uma natureza crítico reflexiva. A primeira parte caracteriza os contextos de aprendizagem da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, que decorreram em contexto comunitário, internamento e respostas diferenciadas entre 02 de maio de 2023 e 19 de janeiro de 2024. A segunda parte descreve e analisa as práticas e competências desenvolvidas nos diversos ensinos clínicos. A última parte integra o design, a implementação e avaliação de um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, intitulado “Ser urZENciano, cuidar de quem cuida, avaliação do nível de ansiedade dos enfermeiros no serviço de urgência e proposta de intervenção.” O projeto incide na ansiedade, um tema cada vez mais mediático. A ansiedade é um facto e apresenta-se como um sintoma que, ainda que pouco visível, pode ter implicações a nível da saúde, quer física, quer mental. A temática da ansiedade tornou-se bastante pertinente na medida em que na área da saúde, de todos os profissionais de saúde, os enfermeiros são os mais expostos. Assim, a ansiedade dos enfermeiros do serviço de urgência geral foi estudada e um programa foi desenhado com a finalidade de reduzir a mesma. O programa é composto por 6 sessões (2 sessões assíncronas, 2 sessões síncronas e 2 sessões presenciais). A estratégia implementada permitiu que as 12 pessoas que participaram no programa tivessem mais facilidade em assistir a todas as sessões. Ao longo do programa foram abordadas várias temáticas, entre as quais, ansiedade, o autocuidado, estratégias de coping e realizadas diversas dinâmicas de grupo. Sendo um grupo de ajuda mútua fechado proporcionou momentos de partilha bastante enriquecedores. Os resultados demostram que a intervenção melhora significativamente a ansiedade estado dos enfermeiros, destacando a importância do contributo do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na implementação de estratégias promotoras de saúde mental em contexto laboral.
