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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio de Natureza Profissional
com Relatório, integrada no Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, para
obtenção do grau de mestre e do título de especialista em ESMP, reconhecido pela Ordem
dos Enfermeiros (OE). O relatório objetiva a caracterização dos contextos da prática clínica
especializada (internamento, respostas diferenciadas e comunitário), onde se desenvolveram
os ensinos clínicos, a reflexão crítica sobre o desenvolvimento de competências
especializadas, definidas pela OE tendo por base a evidência científica disponível, bem como
o processo e os resultados obtidos com o desenvolvimento de um projeto de melhoria
contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem. Na Parte I apresentam-se os
referenciais teóricos nos quais se baseou a minha prática, na Parte II são caracterizados os
contextos da prática clínica, na Parte III são analisadas de forma crítico-reflexiva as atividades
desenvolvidas relacionando-as com as competências comuns e específicas adquiridas, e na
Parte IV detalha-se o projeto de melhoria contínua desenvolvido.
Este último, seguiu a metodologia de projeto e tinha como objetivos: obter indicadores
relativos às competências comunicacionais dos enfermeiros; promover a capacidade de
gestão das emoções nos enfermeiros; e promover uma comunicação terapêutica eficaz entre
os enfermeiros, submetidos ao plano de intervenção, e os utentes com insuficiência renal
crónica sob hemodiálise, numa perspetiva de um cuidado centrado no doente. Foi definido um
programa de intervenção de base socioterapêutica, com recurso a algumas atividades
psicoterapêuticas e psicoeducacionais, composto por 8 sessões, que procurou responder à
questão de investigação “Quais as competências comunicacionais promotoras de uma
comunicação terapêutica eficaz num grupo de enfermeiros em Hemodiálise?”. Com a
implementação do programa, em duas clínicas de hemodiálise, foram avaliadas dimensões
da agressividade e da inteligência emocional, assim como observadas as competências
comunicacionais dos enfermeiros, aquando do momento de conexão dos utentes. A
intervenção resultou numa melhoria da componente sociocognitiva das emoções, mantendose
a homogeneidade observada inicialmente em relação à agressividade. Apurou-se também
uma maior utilização de técnicas de comunicação verbal e não verbal e verificou-se uma
melhoria no valor terapêutico autónomo da comunicação. Atesta-se a influência da inteligência
emocional nos processos comunicacionais. Verifica-se que enfermeiros com a componente
sociocognitiva das emoções mais desenvolvida, e com maior empatia, estabelecem mais
facilmente uma comunicação terapêutica eficaz.
Description
Keywords
Comunicação Hemodiálise Inteligência emocional Cuidado centrado no doente