ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by advisor "Fonseca, Marta Sofia Abreu da"
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- PROMOÇÃO DA LEITURA ATRAVÉS DA ANIMAÇÃOPublication . Carvalho, Sara João Rodrigues; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO presente relatório analisa a importância de promover a leitura nos mais novos, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artística. A animação artística promove a imaginação e a criatividade no indivíduo e quando ligada à promoção da leitura consegue cativar as crianças a ler e a explorar o mundo da leitura de forma autónoma e lúdica. A educação pela arte assume um papel importante na formação integral do ser humano, ao permitir que ele se conheça a si próprio, conheça o seu passado e possa projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si, vai compreendendo as suas ideias e conceções, que o irão ajudar a perceber o seu papel na sociedade. Tendo por base estas ideias, realizou-se um estudo de carácter qualitativo com características de investigação-ação. Numa etapa inicial foi realizado um questionário onde se pretendia descobrir a relação das crianças com a leitura e com o processo de aprenderem algo novo, enquanto se pretendia também conhecer a relação delas com algumas técnicas que seriam usadas ao longo do projeto e o seu à-vontade com as mesmas. Os resultados apontam para algumas disparidades: no grupo das 14 crianças que iniciaram o projeto, apenas 2 responderam que não gostavam de ler, um número inferior ao esperado. Contudo, o que se veio a verificar é que entre os que gostavam de ler eram poucos os que realmente liam ou conseguiam ler bem, ou seja, eram poucos os que realmente tinham interesse em pegar num livro próprio para a sua idade e lê-lo de uma ponta à outra, percebendo a história do livro. Assim, ao longo do projeto conseguiu-se, através da utilização das diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social, promover o interesse das crianças pela leitura, permitindo-lhes perceber que com um simples livro podem fazer muita coisa, e que esta não tem de ser monótona e servir apenas para situações de avaliação. Surgiu a seguinte pergunta de partida enquanto se pesquisava sobre o tema: De que forma se poderá promover a leitura, através do elemento lúdico, nos alunos de uma turma do 6.º ano? Os destinatários do projeto foram crianças do 6º ano de uma escola da Região Centro. Como instrumento de recolha de dados foram utilizados o registo fotográfico, o diário de bordo, vídeos e áudios, questionários e a observação participante. Os resultados obtidos indicam que as artes têm um papel muito importante na promoção da leitura.