ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas by advisor "Brás, José Emanuel Costa Henriques"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Encenação / Transgressão: JE est un autrePublication . Gorjão, Hélder Eduardo Vicente; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Brás, José Emanuel Costa HenriquesEsta Componente Escrita da Tese é uma reflexão sobre a Componente Prática da Tese “Encenação / Transgressão: JE est un autre”. O texto analisa em profundidade os três tópicos seguintes: descrição dos meus modos de fazer –o meu processo de trabalho-; contextualização das problemáticas da tese em função de três casos de estudo e da clarificação conceptual da noção de género; reflexão pessoal sobre a minha tese. A descrição dos meus modos de fazer é feita com base nas séries de trabalho da tese : “O LIVRO DO livro OBJECTO”; “Tiras-retratos.”; Tiras-retratos – fragmentos em linha.”; “JE est un autre”; “Transgressão/Encenação.”; e em “Transgressão/Encenação.”. Dando mais enfoque a esta última série de trabalho, porque foi aquela que resultou de um período mais longo de experimentação, durante todo segundo ano do Mestrado. A contextualização das problemáticas da tese baseia-se na obra dos artistas: Jorge Molder, Catherine Opie e Pierre Molinier. A reflexão centra-se sobre as minhas inquietações subjacentes à tese assim como na exploração plástica que desenvolvi no contexto do Mestrado, a saber: 1- problemáticas de identidade e de exploração plástica a partir da distinção entre autorretrato e autorrepresentação; 2- as relações entre corpo, sexo e género; 3- processo de procura/exposição progressiva do corpo; 4- exploração de outras soluções técnicas/plásticas e de media.
- O lugar da naturezaPublication . Ramos, André Brígida; Brás, José Emanuel Costa HenriquesA problemática que esta tese explora encontra-se em estreita relação com a natureza. O princípio estruturante de todos os trabalhos é a instauração de um espaço onde a natureza tem lugar para intervir. A acção da natureza sobre as peças aconteceu de duas formas: a primeira é no momento em que estiveram expostos no exterior, onde se encontravam sujeitas às intempéries; a segunda está presente ao longo da passagem do tempo sobre o objecto em estudo. Com isto, assistia-se a um processo dinâmico que considero como performance da natureza. Com esta tese pretendi explorar o modo como a matéria está em constante transformação. A matéria é algo que não permanece em repouso, pelo contrário está em constante mutação (entropia- transferência de energia), desenvolvendo-se, evoluindo e transformando-se através de diferentes etapas, adquirindo diferentes atributos visuais ao longo dos diversos estados. Durante o processo de trabalho transportei elementos naturais para o ateliê, explorando o seu potencial plástico através da escultura, fotografia e gravura; a escultura é o meio de preferência porque a manifestação da natureza é sentida e vivida de forma mais directa e, consequentemente, mais intensa. Na primeira parte da tese deslocam-se, literalmente, para o interior do espaço de ateliê pedaços de terra que designo de microcosmos. Com este deslocamento pretendo que as esculturas suscitem um envolvimento estético com o espectador. Nas últimas intervenções da tese o espaço de atelier acaba por coincidir com os próprios trabalhos que existem no exterior – lugares de fermentação. Para esta tese é importante que o observador sinta a experiência evolutiva que proponho, de forma a estabelecer uma conexão e harmonia com a natureza.
- WestlandPublication . Marques, Paulo Alexandre Neto; Brás, José Emanuel Costa HenriquesEste trabalho corresponde à componente escrita da tese em artes plásticas realizado no âmbito do curso de mestrado em Artes Plásticas da ESAD, CR. Trata-se de um projecto fotográfico intitulado de Westland – Terra de toda a gente e de ninguém. Numa parte introdutória explica-se qual o objecto/ assunto principal deste projecto e em seguida explicita-se, num capítulo dedicado às suas referências fotográficas e teóricas, os conceitos estruturantes do mesmo projecto. Na segunda parte apresenta- se e caracteriza-se detalhadamente todo o projecto e as suas séries fotográficas. Por fim, na terceira parte desta componente escrita, explora-se um pouco mais detalhadamente alguns conceitos de base deste projecto, nomeadamente o conceito de topografia e de estilo documental. Na conclusão procurase sintetizar os pontos fundamentais da tese.