Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-11"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O meu tempoPublication . Francisco, Sofia Raquel Pimenta; Soares, Marta Isabel GonçalvesCom o presente texto, pretendo expor as questões principais que estão intrinsecamente ligadas à minha prática artística, principalmente a realizada no presente ciclo de estudos. Aqui exponho uma aproximação cronológica, em tom pessoal e descritivo, ao trabalho artístico por mim realizado nos últimos três anos, incluindo técnicas, pequenas reflexões, anotações, interesses apercebidos e ainda uma nota sobre o Bloco (objecto que funciona como o motor de pensamento e por isso é a ligação temporal entre trabalhos). Apresento ainda as minhas principais referências artísticas comparando-as, por aproximação e distanciamento, ao trabalho realizado no contexto de um fio condutor a que chamei o meu tempo.
- WestlandPublication . Marques, Paulo Alexandre Neto; Brás, José Emanuel Costa HenriquesEste trabalho corresponde à componente escrita da tese em artes plásticas realizado no âmbito do curso de mestrado em Artes Plásticas da ESAD, CR. Trata-se de um projecto fotográfico intitulado de Westland – Terra de toda a gente e de ninguém. Numa parte introdutória explica-se qual o objecto/ assunto principal deste projecto e em seguida explicita-se, num capítulo dedicado às suas referências fotográficas e teóricas, os conceitos estruturantes do mesmo projecto. Na segunda parte apresenta- se e caracteriza-se detalhadamente todo o projecto e as suas séries fotográficas. Por fim, na terceira parte desta componente escrita, explora-se um pouco mais detalhadamente alguns conceitos de base deste projecto, nomeadamente o conceito de topografia e de estilo documental. Na conclusão procurase sintetizar os pontos fundamentais da tese.
- ConstelaçõesPublication . Gusmão, Bartolomeu Estanislau Pinto de; Soares, Marta Isabel GonçalvesEste documento é um complemento aos trabalhos artísticos realizados ao longo do Mestrado em Artes Plásticas. Tem como objetivo registar aquilo que possibilitou e acompanhou o seu surgimento e como tal é inseparável dos mesmos. O lugar a partir do qual nos podemos relacionar e ir ao encontro do que foi feito ficou aqui sob o nome de Constelações. É esse lugar que, através de ângulos diferentes, se vai procurar mostrar. O corpo principal desta componente escrita é um Diário, para que o olhar face ao trabalho apareça com a mesma naturalidade com que se olham os dias.
- Desenhar uma linhaPublication . Bernardino, Maria Leonor de Melo Esteves; Esteves, Philip José RodriguesEste texto procura refletir acerca de algumas questões que resultam diretamente da prática do desenho. O desenho é visto aqui enquanto acontecimento diretamente associado à linha, uma linha ativa que se vai movendo de acordo com as forças encontradas; entre as quais se incluem as agitações, as dúvidas, os desejos e os medos que atravessam o corpo do desenhador – e do próprio desenho – naquele exato instante em que ficam gravados no papel. Por vezes o traçado da linha avança lentamente, outras vezes entra em ondulações, curvando-se gradualmente. Mas também se pode impor direito para, logo de seguida, retomar o seu percurso num outro ponto, qualquer — retirando um prazer inusitado dessa mobilidade. A linha ao ser inscrita está sempre sujeita a turbulências; os acidentes que surgem no percurso desta têm de ser aprisionados, seguidos por um gesto que não pode deixar de ser emprestado do presente que é esse desenho. E assim se verifica um abandono da vontade, no sentido em que o que conta já não é a representação disto ou daquilo, mas antes o próprio uso intensivo das formas: na sua leitura os desenhos podem ser percorridos de cima para baixo ou num ou noutro sentido, pois a tónica não se encontra agora na representação, mas antes no próprio percurso, na sua história e significados. Não são raras as vezes em que, naturalmente, emergem associações e formas reconhecíveis. Ora associadas a um ambiente urbano onde se entreveem traços arquitetónicos, encruzilhadas, estruturas compostas, fundidas umas com as outras, indiciando casas ou terrenos, ora a sugerir figuras com um aspecto biomórfico. A inscrição acontece mais por atraso, por dissonância, do que pela intencionalidade na realização de formas elegantes e harmoniosas. Esta é antes uma tentativa de desorganizar as formas e encontrar um certo estranhamento dos conteúdos. O gesto fluente e decidido dá lugar ao aparecimento de formas mais frágeis que se deixam arrastar pela força da aridez e que renunciam às qualidades virtuosas da mão.
- Modularidade e transgressãoPublication . Ferreira, Ana Margarida Paulino; Soares, Marta Isabel GonçalvesO meu trabalho caracteriza-se pelo uso de papel e de dobragens para produzir pintura. Partindo do origami tradicional para a modularização de formas, a pintura surge aqui como campo expandido, aberta ao diálogo com os suportes e espaços envolventes como participantes do gesto criativo. Nesta componente escrita, abordo uma série de temáticas e artistas que contribuem para um enquadramento do meu trabalho na produção artística contemporânea.
