ESTG - Mestrado em Marketing Relacional
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Browsing ESTG - Mestrado em Marketing Relacional by advisor "Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro"
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- A eficácia relativa do Marketing Tradicional, Relacional e Digital na decisão de compra de produtos para criançasPublication . Veiga, Yasmine Nicole; Conceição, Joaquim Paulo CordeiroO mercado contemporâneo têm vindo a assistir a uma mudança de paradigma de estratégias de marketing, dentro do qual, muitas se focam em inovar dentro do marketing digital e tradicional. Esta dissertação assume um objetivo essencial, que é entender o tipo de marketing que mais influencia a decisão de compra de produtos para crianças. As empresas de produtos para criança devem focar-se em perceber como podem revelar-se essenciais, em comparação a outras, para influenciar positivamente a decisão de compra. Nesta era em que o consumidor está sempre atualizado e informado, vale a pena ressaltar que, é fundamental a criação de relações. Os resultados foram provenientes de um questionário anónimo e online, através do Google Forms, que obteve 113 respostas válidas. Foi elaborada uma análise fatorial às variáveis da investigação, tal como, uma análise univariada das médias de cada uma, através do SPSS. O Marketing Relacional é através deste estudo, considerado uma mais-valia para as empresas de produtos para criança, por contribuir para a decisão de compra dos pais ou cuidadores das crianças. Ao se priorizar o desenvolvimento de relações, cria-se uma fundação sustentável de sucesso e crescimento. Apesar do estudo apresentar algumas limitações, continua a contribuir para o entendimento sobre qual o tipo de marketing a ser utilizado para influenciar positivamente a decisão de compra de produtos para criança.
- Motivações e barreiras à compra de viaturas elétricas em PortugalPublication . Gonçalves, Nuno Miguel Borges; Conceição, Joaquim Paulo CordeiroA crescente consciencialização das alterações climáticas tem servido como catalisador para a mudança de hábitos e comportamentos por parte dos consumidores. Para fazer face a estas mudanças e pressionada pelas instituições europeias e mundiais, a indústria automóvel tem vindo a alterar a sua produção, abandonando os motores a combustão interna e introduzindo cada vez maiores graus de eletrificação nas suas gamas. Porém, apesar das pessoas estarem muito preocupadas com o ambiente, continuam a resistir a agir sobre uma das suas maiores fontes de poluição, o automóvel. Estudos recentes e a quota de mercado das viaturas elétricas nos diferentes mercados, mostram que, o consumidor continua a privilegiar a compra de viaturas ambientalmente insustentáveis. Esta dissertação foca-se nos veículos 100% elétricos e analisam-se um conjunto de barreiras e motivações à intenção de compra no consumidor português. Da revisão da literatura surge um conjunto de três potenciais barreiras: o elevado preço de compra, o carregamento da bateria e a ansiedade com a autonomia, e seis motivações, os incentivos financeiros estatais, os benefícios económicos, as preocupações pelo ambiente, a inovação ambiental, os atributos ambientais e a influência interpessoal. Avaliou-se também a potencial influência que o género, rendimento e nível de escolaridade do consumidor poderá ter na sua intenção de compra. Para sustentar os objetivos do trabalho desenvolveu-se um estudo de caráter quantitativo, que através de um questionário disponibilizado online, permitiu obter uma amostra de conveniência com 185 respondentes. Os resultados obtidos permitem concluir que apenas o preço age como barreira à intenção de compra, com as outras duas, o carregamento da bateria e a ansiedade de autonomia, a não serem suportadas por falta de significância estatística. Concluiu-se também que, os incentivos financeiros estatais, os benefícios económicos, a inovação ambiental, os atributos ambientais e a influência interpessoal são motivadores da intenção de compra, não sendo suportada as preocupações ambientais por falta de significância estatística. Verifica-se também, a ausência de influência por parte das três variáveis sociodemográficas presentes no estudo. Com estes resultados, pretende-se contribuir para um melhor entendimento do consumidor que possa ser usada na elaboração de melhores estratégias de comunicação e marketing por parte dos intervenientes no setor automóvel.