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- Cocriação com o cliente e o desenvolvimento de novos produtos: Caso La Redoute PortugalPublication . Menezes, Miguel Filipe Valpaços; Vitorino, Liliana CoutinhoO presente relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, resulta do Estágio Curricular realizado no departamento de Marketing da La Redoute Portugal – Vendas à Distância, S.A com a duração de 640 horas. Sendo que uma das atividades principais realizadas dentro do departamento de Marketing é a gestão de produtos (E-Store) e uma vez que a principal tarefa se insere nas unidades curriculares de Estratégia e Competitividade e Seminário em Gestão I do Mestrardo em Gestão e Marketing Estratégico, Marketing Operacional, Estratégia Empresarial, Estudos de Mercado e Inovação e Empreendedorismo da Licenciatura em Gestão, que foram lecionadas durante o percurso académico, entendeu-se destacar a cocriação com o cliente e o desenvolvimento de novos produtos como tópico principal a abordar no decorrer do relatório. Este relatório de estágio contém uma descrição das atividades e tarefas desenvolvidas no departamento de Marketing da empresa La Redoute Portugal, onde a principal tarefa consistiu no desenvolvimento de um novo produto em cocriação com o cliente, sendo as restantes tarefas: orçamentação; Benchmarking; elaboração do catálogo B2B 2019/2020; lista de presentes; Big 50; comunicação e ações B2B. Este relatório inclui também um estudo quantitativo realizado junto de clientes da La Redoute Portugal para aferir se o desenvolvimento de novos produtos depende da cocriação com o cliente. Com a evolução das novas tecnologias e mudança constante nas necessidades dos consumidores, irá ser abordada a importância das empresas se adaptarem às mesmas, de forma a criar valor para o cliente e assim obter uma vantagem competitiva.
- Morfologia, Identificação e Alimentação Larvais de Palaemon varians Leach, 1814 [in Leach, 1813-1815]Publication . Simonka, Carlos Estevão; Leandro, Sérgio Miguel Franco Martins; Marques, Sónia Cristina Ferreira CotrimA presente dissertação se concentra na descrição de aspetos morfológicos significantes e distintivos, bem como na investigação de natureza alimentar larvais da espécie de camarão estuarino do Oeste europeu Palaemon varians. Os adultos reprodutores selvagens foram alimentados diariamente com ração para peixes carnívoros e onívoros e o mesmo se deu com os juvenis. As larvas foram alimentadas com náuplios de Artemia franciscana. Todos os ensaios de cultivo de adultos, juvenis e larvas foram realizados em meio com água do mar devidamente filtrada, esterilizada e mantida com salinidade 25, pH 8,3 e 20 °C, tendo os níveis de Amónia e Nitritos periodicamente medidos e fotoperíodo automaticamente ajustado para 12 horas. A descrição morfológica fotográfica permitiu identificar os melhores aspetos anatômicos diagnósticos para a identificação de cada fase larval. Constatou-se a existência de duas séries metamórficas de desenvolvimento larval: uma delas é longa, de 5 estágios ou instares larvais, com assentamento entre o 12° e o 13° dia, tradicionalmente descrita na bibliografia e observada em larvas obtidas da vitelogénese em meio natural; a outra é uma inusitada série larval curta de 4 estágios, com assentamento entre o 10° e o 11° dia, obtida através da vitelogénese em condições laboratoriais. A diferença entre as duas séries sempre se deu pela presença da zoea 5 na série longa e por sua ausência na curta. O trabalho apresenta hipóteses que explicam essas diferenças e a sua relação com a qualidade do vitelo, incluindo a sua importância macroecológica, adaptativa e tecnológica de aquacultura. O ensaio de inanição exógena, em que as larvas foram mantidas sem fonte externa de alimento, nutrindo-se exclusivamente de seu vitelo até a sua morte, permitiu concluir acerca de diferenças da qualidade larval entre as larvas obtidas da vitelogénese de campo e as larvas obtidas da vitelogénese em condições laboratoriais. Essas últimas nasceram ligeiramente maiores, tiveram maior incremento de crescimento e maior longevidade ao atingir o estágio ou instar de zoea 3, enquanto aquelas com vitelogénese na natureza só atingiram o instar de zoea 2. O ensaio de ingestão envolveu 7 níveis de densidade alimentar oferecidos às larvas para avaliar os efeitos no seu crescimento e metamorfose: 0, 2, 4, 6, 8, 10 e 12 náuplios de artémia/ml. Constatou-se uma crescente taxa de ingestão máxima a partir da zoea 1 refletindo o consumo de suas reservas vitelínicas e atingindo o seu valor máximo na zoea 3, quando o indivíduo deixa de ser lecitotrófico primário facultativo e se torna planctívoro obrigatório, diminuindo na zoea 4 e novamente na zoea 5, que já teriam mais reservas antes do assentamento. Para cada estágio de desenvolvimento larval foi possível definir os dias de sua ocorrência a taxa de ingestão máxima e pretendeu-se que isso seja um avanço e contribuição para o conhecimento sobre o cultivo desta espécie em condições de cativeiro.
- Motivações e barreiras à compra de viaturas elétricas em PortugalPublication . Gonçalves, Nuno Miguel Borges; Conceição, Joaquim Paulo CordeiroA crescente consciencialização das alterações climáticas tem servido como catalisador para a mudança de hábitos e comportamentos por parte dos consumidores. Para fazer face a estas mudanças e pressionada pelas instituições europeias e mundiais, a indústria automóvel tem vindo a alterar a sua produção, abandonando os motores a combustão interna e introduzindo cada vez maiores graus de eletrificação nas suas gamas. Porém, apesar das pessoas estarem muito preocupadas com o ambiente, continuam a resistir a agir sobre uma das suas maiores fontes de poluição, o automóvel. Estudos recentes e a quota de mercado das viaturas elétricas nos diferentes mercados, mostram que, o consumidor continua a privilegiar a compra de viaturas ambientalmente insustentáveis. Esta dissertação foca-se nos veículos 100% elétricos e analisam-se um conjunto de barreiras e motivações à intenção de compra no consumidor português. Da revisão da literatura surge um conjunto de três potenciais barreiras: o elevado preço de compra, o carregamento da bateria e a ansiedade com a autonomia, e seis motivações, os incentivos financeiros estatais, os benefícios económicos, as preocupações pelo ambiente, a inovação ambiental, os atributos ambientais e a influência interpessoal. Avaliou-se também a potencial influência que o género, rendimento e nível de escolaridade do consumidor poderá ter na sua intenção de compra. Para sustentar os objetivos do trabalho desenvolveu-se um estudo de caráter quantitativo, que através de um questionário disponibilizado online, permitiu obter uma amostra de conveniência com 185 respondentes. Os resultados obtidos permitem concluir que apenas o preço age como barreira à intenção de compra, com as outras duas, o carregamento da bateria e a ansiedade de autonomia, a não serem suportadas por falta de significância estatística. Concluiu-se também que, os incentivos financeiros estatais, os benefícios económicos, a inovação ambiental, os atributos ambientais e a influência interpessoal são motivadores da intenção de compra, não sendo suportada as preocupações ambientais por falta de significância estatística. Verifica-se também, a ausência de influência por parte das três variáveis sociodemográficas presentes no estudo. Com estes resultados, pretende-se contribuir para um melhor entendimento do consumidor que possa ser usada na elaboração de melhores estratégias de comunicação e marketing por parte dos intervenientes no setor automóvel.