ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem em Saúde Familiar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem em Saúde Familiar by advisor "Silva, Célia Maria Jordão Simões"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE UCSP: A Participação do Parceiro no Pré-Natal: Implicações na Enfermagem de FamíliaPublication . Rodrigues, Helena Sofia Gaspar; Silva, Célia Maria Jordão SimõesO presente Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (ESF) apresenta as atividades desenvolvidas nos estágios que decorreram entre setembro de 2020 e março de 2021, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Polo Monte Real/Carvide. Partindo do princípio que as Unidades de Saúde Familiar são o futuro das UCSP, procurei ter nestes estágios uma visão de evolução na prática de enfermagem à família. O principal objetivo deste relatório é refletir sobre os cuidados especializados de enfermagem de saúde familiar desenvolvidos em contexto clínico, tendo de base as Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de ESF. Ao longo deste trabalho, abordo: o enquadramento do contexto prático; fundamentação teórica para a prática especializada em ESF; competências do Enfermeiro Especialista nesta área; e prática especializada baseada na evidência. No último capítulo, realizei uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) com o tema "A Participação do Parceiro no Pré-Natal: Implicações na Enfermagem de Família", baseando o mesmo na minha experiência neste contexto prático e com vista na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde familiar. Tem como objetivo geral fornecer uma visão geral da literatura existente sobre esta temática. O incentivo da participação do “futuro pai” nas consultas pré-natal não deve ser esquecido, sendo importante para a promoção da saúde familiar. Deste modo, surge a necessidade de direcionar, também, o foco de atenção para o cuidado à família como um todo e não apenas para a mulher grávida. Após ter sido delineada a estratégia de investigação, procedeu-se à pesquisa através de algumas bases de dados (B-On; LILACS; PubMed®; e RECAAP), utilizando os descritores do DeCS e MeSH e o operador booleano “AND”. Foram selecionados 13 estudos. As conclusões obtidas desta revisão são: existem benefícios claros da participação do parceiro no pré-natal, tanto para a mulher, para o bebé, para o parceiro, bem como para a família no seu todo. Apesar disto, podem haver barreiras na participação dos pais. A principal conclusão da RIL é que podemos considerar de grande relevância a promoção da participação do parceiro nas consultas de saúde materna, sendo que os estudos destacaram que a abordagem do profissional pode melhorar ou reduzir as experiências de inclusão no pré-natal.
- Cuidar a família enquanto unidade de cuidadosPublication . Costa, Patrícia Raquel Carneiro da; Silva, Célia Maria Jordão Simões
- Intervenção de Enfermagem ao casal com filhos, com disfunção sexual, na transição para a parentalidadePublication . Dionísio, Luís Miguel Cardoso; Silva, Célia Maria Jordão SimõesEnquadramento: O presente relatório reporta-se ao estágio de natureza profissional desenvolvido na Unidade de Saúde Familiar no Bombarral. Objetivo: Descrever e refletir sobre o percurso desenvolvido no contexto da prática clínica na aquisição de competências específicas em enfermagem de saúde familiar. Assim como, apresentar uma revisão sistemática de literatura com o título "Intervenção ao casal com filhos, com disfunção sexual, na transição para a parentalidade” desenvolvida em contexto de estágio. Com os objetivos gerais:1) compreender qual a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar ao casal com filhos, com disfunção sexual na transição para a parentalidade; 2) aprofundar competências e conhecimento técnico, científico e humano acerca da temática da sexualidade e disfuncionalidade sexual, através da RSL com recurso à mnemónica PICO. Metodologia: Revisão sistemática de literatura com metodologia: PICO para dar resposta à questão: Quais as intervenções do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Familiar ao casal com filhos, com disfunção sexual, na transição para a parentalidade? Como critérios de inclusão foram definidos estudos de natureza qualitativa ou quantitativa, num horizonte temporal de 5 anos (2017-2022), em língua inglesa ou portuguesa e de outras áreas de conhecimento que não Enfermagem que consigam dar resposta à questão PICO. Os motores de busca consultados foram: EBSCO Host (CINAHL Complete; Medline Complete; Nursing&Allied Health Collection- comprehensive; MedicLatina) Pubmed e B-On. A pesquisa foi efetuada no dia 22 de janeiro de 2022, tendo sido encontrados 158 artigos. Os artigos foram analisados segundo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos e de acordo com o diagrama PRISMA Diagram Flow. (Apêndice VIII) Resultados: Após seleção foram incluídos três artigos específicos para responder à problemática identificada.
- Papel do Enfermeiro do Enfermeiro de Família na Transição para a ParentalidadePublication . Dias, Sara Margarida Ferreira; Silva, Célia Maria Jordão SimõesO estágio de natureza profissional realizado na UCSP Norte Polo Monte Real e Carvide, contribuiu para a consolidação de conhecimentos adquiridos no Mestrado, e a aquisição de competências comuns e especializadas em Enfermagem de Saúde Familiar com a realização de uma revisão integrativa da Literatura, sobre o tema “papel do Enfermeiro de Família na transição para a parentalidade”, respondendo à questão “Qual o papel do Enfermeiro de Família na Transição para a parentalidade?”. A opção pelo tema está associada à posição privilegiada que os Enfermeiros, em contexto dos cuidados de saúde Primários (Enfermeiro de Família), assumem na intervenção às famílias em processo de transição para a parentalidade. A metodologia da revisão, seguiu o Modelo conceptual JBI, incluído a base de dados (EbscoHost, Pubmed, Scientific Eletrônic Library Online (Sieclo) e repositórios científicos de Acesso Aberto(RECCAP). Do total dos 161 artigos identificados, foram selecionados 7 estudos e agrupados em 4 tópicos de conhecimentos: transição para a parentalidade, transição paternal, transição maternal e importância da visita domiciliária.
- A qualidade de vida dos cuidadores familiares de pessoas com demênciaPublication . Sebastião, Vânia Filipa Rodrigues Pedrosa; Silva, Célia Maria Jordão SimõesIntrodução: O envelhecimento da população é considerado um fenómeno mundial. Com o aumento da esperança média de vida é expectável que haja um aumento da prevalência de condições crónicas e de dependência, como a demência. Para além das demências associadas à idade, deve ainda frisar-se que existem, também, síndromes demenciais em pessoas mais jovens. Esta realidade tem repercussões não só na vida da própria pessoa com demência como também nas pessoas que a rodeiam e que cuidam de si, levando a que ocorra uma crescente preocupação com os aspetos relacionados com a qualidade de vida dos cuidadores. Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a qualidade de vida dos cuidadores familiares da pessoa com demência. Metodologia: Para a elaboração deste estudo bibliográfico foi realizada uma revisão sistemática da literatura que pretende reunir conhecimento científico já elaborado sobre esta temática, permitindo assim avaliar e sintetizar as evidências científicas. Discussão: Foram analisados oito artigos que se incluíram na revisão mediante os critérios de inclusão e exclusão determinados seguindo a metodologia do Joanna Briggs Institute. Conclusão: As evidências indicam que são vários os fatores que podem influenciar a qualidade de vida dos cuidadores familiares de pessoas com demência e que uma atuação sobre estes fatores pode incrementar a qualidade de vida dos mesmos.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO DE SAÚDE FAMILIAR NA CAPACITAÇÃO DAS FAMÍLIAS, NA PREVENÇÃO DA ÚLCERA POR PRESSÃOPublication . Abrunhosa, Antónia Raquel Alves da Silva; Silva, Célia Maria Jordão SimõesEste Relatório de Estágio procura descrever o processo de desenvolvimento de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, ao longo dos quatro estágios realizados, no contexto do Mestrado, que decorreu na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, entre 2018 e 2020. Este trabalho, além de pretender evidenciar o referido processo de desenvolvimento e aquisição de competências, também é um reflexo dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo (nomeadamente, no contexto do presente Mestrado), assim como tem o intuito de mostrar aptidões investigatórias, com a realização de uma Revisão Integrativa da Literatura. Depois de contextualizar a prática clínica da Enfermagem de Saúde Familiar e de procurar encontrar a base teórica que alicerça e fundamenta todo o relatório, houve o cuidado de promover uma reflexão crítica sobre as competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Finalmente, procedeu-se a uma Revisão Integrativa da Literatura que tinha por objetivo responder à questão de investigação “Qual a Intervenção do Enfermeiro de Saúde Familiar, na Capacitação das Famílias, na Prevenção da Úlcera por Pressão?”, definida de acordo com os critérios PICO. Depois de definido o tema e a metodologia, foram apresentados os resultados, a discussão e a conclusão e, por fim, as implicações na prática clínica. Dos estudos selecionados, no âmbito da Revisão Integrativa da Literatura, a evidência científica destaca que é necessária a capacitação das famílias, para tornar mais eficaz a prevenção da UPP e que o Enfermeiro desempenha aqui um papel fundamental; deste modo, entendeu-se pertinente elaborar um guião que mais não é do que uma lista de verificação de procedimentos, mas que se espera poder ser útil aos Enfermeiros de Saúde Familiar no referido processo de capacitação e, deste modo, contribuir para a existência de ganhos em saúde. Todas as intervenções e atividades foram fundamentadas, cientificamente, com o intuito de promover uma prática especializada de excelência.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: Fatores relacionados com a resiliência no cuidador familiar com Doença de AlzheimerPublication . Cascão, Susana Maria de Almeida; Silva, Célia Maria Jordão SimõesEm Portugal, o envelhecimento demográfico associado ao aumento da esperança de vida, veio a aumentar as doenças, e consequente situação de dependência, relacionadas como o envelhecimento, no qual se destaca a demência de Alzheimer. Perante a situação de dependência dum familiar, as famílias são obrigadas a restruturar o seu funcionamento para incluir um novo papel- o de cuidador. Esta situação é um forte teste a resiliência familiar, que consiste na habilidade desta para desenvolver funcionalidade nas relações entre os seus membros perante uma crise (Wash, 2005), e compete ao enfermeiro de saúde familiar a capacitação da família para melhor responder a crises, pelo que importa conhecer os fatores relacionados com a resiliência do cuidador familiar. A resiliência, quer psicológica quer familiar, é um fator influente importante na adaptação de famílias de doentes com DA. Destaca-se o processo de comunicação dentro da família, que interage com o seu sistema de crença e padrão organizacional, funcionando como um fator benéfico ou crítico para a adaptação familiar. Neste contexto encerra o legado funcional do enfermeiro de saúde familiar, pois para além de ocupar posição privilegiada, que com a sua intervenção poderá capacitar o cuidador/família para a prestação de cuidados mais efetiva, alicerçando a nas forças da família e não nas vulnerabilidades da mesma. Sendo que, um forte sistema de crenças, a utilização dos recursos familiares e uma melhoria do padrão de organização podem traduzir uma maior estabilidade e coerência familiar, que leva a fortalecer a resiliência familiar. Isto pode, por sua vez, facilitar uma comunicação mais clara e mais aberta e melhorar a resolução de problemas, proporcionando às famílias a força para obterem uma adaptação positiva. Também o apoio social formal tem um impacto positivo na resiliência (onde os enfermeiros de família se destacam), pois os cuidadores que receberam forte apoio social tinham maior probabilidade de serem altamente resilientes. Pelo que, uma maior perceção sobre a resiliência do cuidador e seus fatores determinantes poderá facilitar a identificação precoce e precisa de cuidadores com níveis mais baixos de resiliência. Esta avaliação permitirá a implementação de intervenções numa abordagem sistémica e colaborativa, para ajudar os cuidadores/famílias a melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: Intervenção do Enfermeiro de Família no Controlo da Diabetes Tipo 2 no AdultoPublication . Santo, Carole Espírito; Silva, Célia Maria Jordão SimõesIntrodução: A Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crónica cuja prevalência tem aumentado mundialmente sobretudo devido ao envelhecimento e ao estilo de vida da população cada vez mais sedentária adotando hábitos de vida cada vez menos saudáveis. Embora se trate de uma doença associada a determinados factores de risco, o seu controlo deve ser individualizado tendo em conta as condições pessoais e contextuais de cada indivíduo. Neste sentido, a implementação de intervenções de enfermagem no âmbito da Educação para a Saúde pode constituir uma boa estratégia no seu controlo. Estas irão promover e motivar o autocuidado das pessoas com DM2 contribuindo assim para uma melhoria nos valores da HbA1c e consequentemente melhorando a qualidade de vida. Objetivos: Pretende-se identificar e descrever as intervenções do Enfermeiro de Família, na área dos Cuidados de Saúde Primários, que contribuem para o controlo do doente com DM2 no adulto. Metodologia: Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura segundo o modelo do Instituto Joanna Briggs (JBI). Este modelo norteou todo o processo da consecução deste estudo: protocolo de investigação; formulação da questão de investigação; determinação dos critérios de inclusão e de exclusão dos estudos; avaliação metodológica dos estudos e, por fim, extração dos dados. A pesquisa foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2022. Para identificação dos estudos recorreu-se às bases de dados Pubmed, Cinahl Complete, Medline Complete e Mediclatina. Inicialmente foram identificados 533 artigos dos quais 3 foram incluídos na revisão. A identificação dos estudos e extração dos dados foi conduzida, de forma independente, por dois investigadores. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada através dos instrumentos preconizados pelo modelo JBI. Resultados: Nas intervenções de enfermagem lideradas por enfermeiros verificou-se que houve uma melhoria significativa dos valores da HbA1c nos grupos que foram alvo de uma intervenção mais intensa bem como uma melhoria na qualidade de vida do doente diabético. Nestas intervenções, a Educação para a Saúde incidiu mais sobre a dieta saudável, a prática da atividade física, a adesão à medicação assim como a deteção de complicações vasculares através da anamnese e exame físico sobretudo no que concerne aos cuidados com o pé. De igual forma o acompanhamento por chamadas telefónicas revelou-se uma mais-valia no seguimento dos participantes, pois permitiu manter a motivação e o esclarecimento de dúvidas oportunistas. Conclusões: Os estudos analisados nesta revisão permitiram concluir que os enfermeiros podem contribuir, através das suas intervenções, para um melhor controlo da diabetes pois os níveis de HbA1c e a adesão a bons hábitos de saúde melhoraram substancialmente.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMILIA EM CONTEXTO DE USF: Intervenção do enfermeiro de saúde familiar, ao nível da literacia em saúde sobre obesidade e excesso de peso, nos pais e crianças dos 2 aos 17 anosPublication . Ferreira, Paulo Miguel Rodrigues; Silva, Célia Maria Jordão SimõesIntrodução: A prevalência de excesso de peso e obesidade infantil tem crescido ao longo dos anos e possuem uma forte influência no desenvolvimento de comorbilidades, tornando-se essencial que o EEESF possua uma estratégia de intervenção no âmbito da literacia dos pais e crianças, de forma a reduzir o seu impacto negativo durante a infância e vida adulta. Metodologia: Para estudar esta intervenção foi realizada uma RSL, através da pesquisa de estudos publicados nos últimos 5 anos, nas bases de dados PubMed, LILACS e MEDLINE via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Desta pesquisa, obtiveram-se oitenta e um artigos, dos quais se excluíram 4 duplicados. Dos setenta e sete restantes, sessenta foram excluídos na primeira triagem pelo título e pelo resumo, sobrando dezassete que não correspondiam aos critérios de elegibilidade, por não estudarem a atuação dos EEESF. Contudo, foram identificados 4 artigos através de busca por citação, dos quais 3 foram incluídos na análise (um Randomized Controlled Trial (RCT), um protocolo e uma carta ao editor). Resultados: Constatou-se que o EEESF possui um papel essencial na identificação e prevenção do excesso de peso e obesidade infantil, mas não se encontraram evidências suficientes para responder de forma conclusiva à questão de investigação. Conclusão: No excesso de peso e obesidade infantil é de extrema importância o envolvimento multidisciplinar e de particular relevância o envolvimento da família. A intervenção mais eficaz continua a ser a modificação dos hábitos e estilo de vida, e o seu sucesso dependente da motivação da criança e sua família.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: INTERVENÇÕES DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS FAMÍLIAS COM CRIANÇAS COM EXCESSO DE PESO OU OBESIDADEPublication . Duarte, Carla Susana Campos; Silva, Célia Maria Jordão SimõesO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, visando a aquisição do título de Mestre e Especialista em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Familiar. As atividades em ensino clínico decorreram entre março de 2019 e março de 2020, na Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro (USF RBP). O objetivo primordial deste relatório é documentar a aprendizagem desenvolvida ao longo deste percurso, utilizando uma metodologia descritiva, analítica, crítica e reflexiva. Desta forma, procuro descrever de forma sistematizada as atividades e reflexões conducentes à aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Estruturalmente o documento é constituído por cinco capítulos. O primeiro é relativo ao contexto da prática onde foram desenvolvidos os diversos ensinos clínicos; o segundo capítulo abarca a fundamentação teórica para a prática especializada em Enfermagem de Saúde Familiar; nos terceiro e quarto capítulos abordo respetivamente as Competências Comuns e as Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área da Saúde Familiar; por último, o quinto capítulo diz respeito ao percurso metodológico da Revisão Scoping (RS) realizada. A escolha da temática sobre a qual versa a RS foi feita tendo em conta a minha experiência em ensino clínico, a análise de vários estudos relacionados com o tema e a sua relevância no contexto da Enfermagem de um modo geral e em particular da Enfermagem de Saúde Familiar. A obesidade infantil é a forma mais comum de patologia da nutrição. Pelas suas múltiplas consequências a médio e longo prazo torna-se prioritária a atuação nesta área. Esta RS foi norteada pela seguinte questão de investigação: Quais são as intervenções do Enfermeiro na promoção da saúde das famílias com crianças com excesso de peso ou obesidade? Após ter sido delineada a estratégia de investigação, tendo por base a mnemónica PCC, procedeu-se à pesquisa através de algumas bases de dados, tendo-se obtido nove estudos sobre os quais foi sustentada a RS. Os estudos têm como contexto a comunidade (escola, cuidados de saúde primários, centros de saúde infantil, centros comunitários) e revelaram intervenções desenvolvidas pelo enfermeiro (individualmente ou em multidisciplinaridade) na abordagem à problemática da obesidade infantil, com especial preocupação pela inclusão da família.