Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO IV: ABORDAGEM ESPECIALIZADA À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF/UCSPPublication . Monteiro, Marta Filipa Carvalho Seco; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelIntrodução: Relatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Tem por objetivos documentar a reflexão crítica quanto à aquisição e o desenvolvimento das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros. Procura ainda dar resposta à problemática emergente, quanto ao cuidar na multiculturalidade, tendo como referencial a Teoria Transcultural de Madeleine Leininger. Está dividido em duas partes. Na Parte I, contextualiza-se o ensino clínico, fundamentam-se teoricamente os conceitos de Família e Enfermagem de Saúde Familiar e documenta-se a aquisição das competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. A Parte II consiste na Revisão Sistemática da Literatura (RSL) quanto à problemática identificada. Metodologia: RSL com base no protocolo do Joanna Briggs Institute, que visa dar resposta à inquietação referente à multiculturalidade, sob a questão de investigação: Quais são as vivências dos enfermeiros de família na prestação de cuidados de enfermagem a famílias imigrantes, em cuidados de saúde primários? O objetivo geral pretende caracterizar as vivências dos enfermeiros de família na prestação de cuidados a famílias imigrantes, nos Cuidados de Saúde Primários, na última década. As bases de dados usadas foram a CINAHL Complete, MEDLINE Complete, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Cochrane Database of Systematic Reviews e MedicLatina, e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Usados os descritores do DeCS e MeSH e o operador booleano “AND”. Os descritores controlados foram: Nurses, Immigrants, Primary health care, Cultural Diversity, Communication barriers e Health personnel. Aplicados os critérios de inclusão/exclusão e avaliada a qualidade metodológica dos artigos, obteve-se o acervo de seis estudos que constitui a amostra do estudo. Resultados: No cuidar da pessoa imigrante e sua família focam, sobretudo, as dificuldades/barreiras sentidas, as estratégias de superação utilizadas e as sugestões propostas que assegurem o desenvolvimento de competências específicas no cuidado multicultural. Conclusão: No sentido de elevar o padrão de qualidade dos cuidados multiculturais, a amostra é unânime quanto à necessidade de maior investimento na formação no âmbito do cuidado multicultural e do desenvolvimento pessoal dos enfermeiros de família.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO DE SAÚDE FAMILIAR NA CAPACITAÇÃO DAS FAMÍLIAS, NA PREVENÇÃO DA ÚLCERA POR PRESSÃOPublication . Abrunhosa, Antónia Raquel Alves da Silva; Silva, Célia Maria Jordão SimõesEste Relatório de Estágio procura descrever o processo de desenvolvimento de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, ao longo dos quatro estágios realizados, no contexto do Mestrado, que decorreu na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, entre 2018 e 2020. Este trabalho, além de pretender evidenciar o referido processo de desenvolvimento e aquisição de competências, também é um reflexo dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo (nomeadamente, no contexto do presente Mestrado), assim como tem o intuito de mostrar aptidões investigatórias, com a realização de uma Revisão Integrativa da Literatura. Depois de contextualizar a prática clínica da Enfermagem de Saúde Familiar e de procurar encontrar a base teórica que alicerça e fundamenta todo o relatório, houve o cuidado de promover uma reflexão crítica sobre as competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Finalmente, procedeu-se a uma Revisão Integrativa da Literatura que tinha por objetivo responder à questão de investigação “Qual a Intervenção do Enfermeiro de Saúde Familiar, na Capacitação das Famílias, na Prevenção da Úlcera por Pressão?”, definida de acordo com os critérios PICO. Depois de definido o tema e a metodologia, foram apresentados os resultados, a discussão e a conclusão e, por fim, as implicações na prática clínica. Dos estudos selecionados, no âmbito da Revisão Integrativa da Literatura, a evidência científica destaca que é necessária a capacitação das famílias, para tornar mais eficaz a prevenção da UPP e que o Enfermeiro desempenha aqui um papel fundamental; deste modo, entendeu-se pertinente elaborar um guião que mais não é do que uma lista de verificação de procedimentos, mas que se espera poder ser útil aos Enfermeiros de Saúde Familiar no referido processo de capacitação e, deste modo, contribuir para a existência de ganhos em saúde. Todas as intervenções e atividades foram fundamentadas, cientificamente, com o intuito de promover uma prática especializada de excelência.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ENFERMAGEM DE CUIDADOS DE SAÚDE À FAMÍLIA EM CONTEXTO DE USF: O Enfermeiro de Família na literacia em saúde para a prevenção de doença cardiovascularPublication . Duarte, Ricardo Jorge Ferreira; Silva, Célia Maria Jordão SimõesO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Familiar, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, visando a aquisição do título de Mestre e Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Os ensinos clínicos decorreram entre março de 2019 e março de 2020, na Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro (USF RBP). O objetivo primordial deste relatório é documentar, descrever e analisar de forma sistematizada, as atividades e reflexões conducentes à aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, bem como realizar um trabalho de investigação de prática especializada baseada na evidência (revisão integrativa da literatura). Estruturalmente o documento é constituído por quatro capítulos. O primeiro é relativo ao contexto da prática onde foram desenvolvidos os diversos ensinos clínicos; o segundo capítulo abarca a fundamentação teórica para a prática especializada em Enfermagem de Saúde Familiar; no terceiro capítulo abordo as Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área da Saúde Familiar e no quarto capítulo realizo uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) subordinada ao tema “Literacia em saúde e prevenção de doença cardiovascular”. A escolha da temática prende-se com a experiência adquirida em ensino clínico, prevalência da doença cardiovascular (DCV) na população adulta e os níveis de literacia em saúde da população sobre DCV e sua prevenção. Esta revisão integrativa foi orientada pela questão de investigação: “Literacia em saúde do adulto previne a doença cardiovascular?”. Após ter sido delineada a estratégia de pesquisa, tendo por base a mnemónica PICo, procedeuse à pesquisa através de bases de dados científicas, tendo-se obtido sete referências elegíveis para inclusão na revisão. Da análise das referências incluídas, conclui-se que a literacia em saúde é vista como determinante de sucesso na prevenção, tratamento e reabilitação da DCV. Concomitantemente, emerge a necessidade de estratificação do risco de DCV, a utilização e uniformização de instrumentos de avaliação da literacia em saúde, bem como a criação de instrumentos de avaliação da literacia em saúde adaptados à DCV.
- Re-Applying the Basic Psychological Needs in Exercise Scale to Various Portuguese Exercise Groups: An Analysis of Bifactor Models and Contextual InvariancePublication . Rodrigues, Filipe; Cid, Luis; Teixeira, Diogo; Monteiro, DiogoThis research explored the nature of basic psychological needs in physical activity settings by applying relatively advanced methodological procedures for psychometric assessment. We first re-examined the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) by reviewing its applicability for physical activity domains among Portuguese respondents. We demonstrated the use of Bifactor Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) and discussed the practical implications of these models. Next, we tested contextual measurement invariance in order to examine needs universality. Our participants were gym exercisers (n = 1935), physical education students (n = 1449), and athletes (n = 1631), all of whom completed the adapted and validated version of the scale in their respective practice physical activity domains. All models under analysis displayed acceptable to excellent fit; the bifactor ESEM model displayed the best fit. We conducted ancillary bifactor measures to assess scale dimensionality and found that the BPNES is best interpreted as a multidimensional instrument. Through testing for multigroup analysis, the bifactor ESEM did not show contextual invariance. In conclusion, the BPNES should be predominantly used as a multidimensional instrument when assessing basic needs in separate physical activity domains. Basic psychological needs are perceived differently between seemingly similar physical activity contexts. Researchers should measure basic needs as a global factor and use context validated sub-scales.