Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A mudança nos mercados e no perfil dos consumidores, faz com que o
empreendedorismo ganhe maior relevância e novas dinâmicas. A crise que se faz sentir
hoje em dia, leva cada vez mais empresas, instituições e o próprio governo, a limitar a
criação de novos postos de trabalho.
O Empreendedorismo como opção para a autoempregabilidade, conduziu a AIROAssociação
Empresarial da Região Oeste, através do "manual de Empreendedorismo
Social uma abordagem sistémica", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto
Politécnico de Leiria, a incentivar os desempregados para este domínio. São
identificadas oportunidades de negócio em diversas áreas, entre elas: o turismo e as
tecnologias do mar; a saúde; o design e nas artes; nas engenharias e na educação e
ciências sociais, entre as outras.
Para além das parcerias, fundamentais para a sustentabilidade dos negócios, refere-se
que estratégia se deve aplicar enquanto empreendedores; que estratégia de marketing a
ter em conta; qual a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação,
enquanto estratégia na conquista e fidelização de clientes.
Este estudo, contou com a participação de docentes do IPL e originou uma investigação
qualitativa, que posteriormente foi mensurada junto do público a que se destina, os desempregados.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
Keywords
Empreendedorismo Sustentabilidade Autoemprego Turismo Entrepreneurship Sustainability Self-employment Tourism