Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.8/202
Título: Exercícios de desenho (também em design)
Autor: Cabau, Philip
Palavras-chave: Desenho
Design
Data: Fev-2009
Editora: ESAD.CR
Citação: CABAU, Philip - Exercícios de desenho (também em design). Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 27-45.
Resumo: O desenho tem uma vocação didáctica ou, mais exactamente, uma potência didáctica. Esta possui já uma longa história, particularmente na sua relação com as diversas práticas profissionais que lidam com a invenção e a produção da forma. Isto porque o desenho proporciona recursos únicos para a aprendizagem de certos saberes, certas experiências: o desenho permite abstrair, do objecto concreto, aqueles dados que se pretendem conceptualizar. Considerámos pois interessante, dada a natureza e o contexto de uma Aula Aberta – que admite um público heterogéneo, constituído por qualquer e todos os docentes e qualquer e todos os alunos –, falar de um dos materiais que sustentam a própria prática pedagógica e que é geralmente ignorado, tratado como um dado adquirido ou considerado demasiado banal para justificar um segundo olhar. Trata-se daquele momento em que é lançado o repto de uma proposta pedagógica. Neste caso, o exercício de desenho, particularmente a sua natureza e funções no contexto de uma formação em Design.
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/202
ISSN: 1647-2063
Aparece nas colecções:Cadernos PAR n.º 02 (Fev. 2009)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
art2_cabau.pdf171,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.