Publication
Exercícios de desenho (também em design)
dc.contributor.author | Cabau, Philip | |
dc.contributor.editor | Gonçalves, Maria Madalena | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2010-06-11T10:13:05Z | |
dc.date.available | 2010-06-11T10:13:05Z | |
dc.date.issued | 2009-02 | |
dc.description.abstract | O desenho tem uma vocação didáctica ou, mais exactamente, uma potência didáctica. Esta possui já uma longa história, particularmente na sua relação com as diversas práticas profissionais que lidam com a invenção e a produção da forma. Isto porque o desenho proporciona recursos únicos para a aprendizagem de certos saberes, certas experiências: o desenho permite abstrair, do objecto concreto, aqueles dados que se pretendem conceptualizar. Considerámos pois interessante, dada a natureza e o contexto de uma Aula Aberta – que admite um público heterogéneo, constituído por qualquer e todos os docentes e qualquer e todos os alunos –, falar de um dos materiais que sustentam a própria prática pedagógica e que é geralmente ignorado, tratado como um dado adquirido ou considerado demasiado banal para justificar um segundo olhar. Trata-se daquele momento em que é lançado o repto de uma proposta pedagógica. Neste caso, o exercício de desenho, particularmente a sua natureza e funções no contexto de uma formação em Design. | pt |
dc.identifier.citation | CABAU, Philip - Exercícios de desenho (também em design). Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 27-45. | pt |
dc.identifier.issn | 1647-2063 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/202 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | ESAD.CR | pt |
dc.subject | Desenho | pt |
dc.subject | Design | pt |
dc.title | Exercícios de desenho (também em design) | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 45 | pt |
oaire.citation.startPage | 27 | pt |
oaire.citation.title | Cadernos PAR | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |