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Para além da patologização do diferente: incluir é participar e fazer participar

dc.contributor.authorVieira, Ana Maria
dc.date.accessioned2021-12-20T17:44:02Z
dc.date.available2021-12-20T17:44:02Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2021-12-20T16:28:51Z
dc.description.abstractÉ vulgar encontrar, no domínio das escolas, discursos e práticas que consideram muitas diferenças socioculturais como patologias. O “outro” é sempre avaliado comparativamente com o “eu” ou com o “nós”, mas não tem de o ser de forma estigmatizadora. De facto, o(s) outro(s) não são como nós. Mas não têm de ser vistos como os que não são capazes de, que não entendem como nós, que não são normais, etc. Cremos que este olhar pode ser relativizado na medida em que se consiga pensar a partir de outros pontos, que não só o nosso lugar epistemológico. O outro pode ser visto como diferente e não como deficiente ou desigual. Buscar esse olhar cruzado na busca de entendimentos e intercompreensões é papel da educação. No mundo da escola, esse microcosmos da vida social, é vulgar encontrar pessoas, alunos e professores que acabam por classificar a(s) diferença(s) como deficiência, a referida patologia construída, assim, socialmente. O trabalho escolar, pese embora os discursos da inclusão social, da interculturalidade e da flexibilidade curricular, assenta muito, ainda hoje, num ritmo e num método dirigido a uma entidade monoculturalizada, a turma. Ou ao grupo-turma que é um conceito que reflete um trabalho mais para um coletivo normalizado do que para um social plural, um grupo heterogéneo. Mas o real psicossociocultural das turmas é exatamente o contrário dessa avaliação monolítica e monocultural: o que é normal é ser diferente. Ser diferente é ser humano. Trata-se de uma problemática séria, complexa e vital, a ser discutida e a implementar nas escolas da sociedade contemporânea. Este trabalho obriga a que educadores, professores e profissionais de mediação socioeducativa percebam o que são culturas particulares, hegemónicas, culturas dominadas, identidades pessoais, culturais e sociais bem como a sua interação e comunicação em espaços comuns, onde se vive ou convive diariamente. Tal implica uma inclusão social que vá para além da mais ligada às necessidades educativas especiais e que abranja todas as diversidades socioculturais, linguísticas, religiosas, ou outras, e promova a participação de todos. Urge uma prática educativa assente numa hermenêutica multitópica, na compreensão sem juízos de valor; na comunicação sem separação; no diálogo e mediação intercultural ao invés da estigmatização e da patologização. Como procuraremos mostrar, incluir é, acima de tudo, participar e fazer participar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789898272409
dc.identifier.slugcv-prod-2198585
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6411
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDiversidade socioculturalpt_PT
dc.subjectPatologizaçãopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titlePara além da patologização do diferente: incluir é participar e fazer participarpt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage600pt_PT
oaire.citation.startPage593pt_PT
oaire.citation.titleXXVII Colóquio Afirse Portugal, Educação e bem-estarpt_PT
person.familyNameMaria de Sousa Neves Vieira
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id0C16-8869-1661
person.identifier.orcid0000-0002-3976-6359
rcaap.cv.cienciaid0C16-8869-1661 | Ana Maria de Sousa Neves Vieira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254
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