Publication
Competências-chave do professor do ensino superior – estudo em torno do domínio tecnológico
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.contributor.author | Sousa, Jenny | |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T15:09:30Z | |
dc.date.available | 2024-03-25T15:09:30Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.updated | 2024-03-16T13:42:27Z | |
dc.description.abstract | As diretrizes que apontam caminhos para a melhoria da qualidade do ensino superior têm assumido o domínio tecnológico como uma competência basilar para a docência. Esta realidade é ainda mais eminente no ensino a distância, onde ter conhecimentos e competências específicas para utilizar equipamentos técnicos e procedimentos digitais, que permitam o tratamento e a difusão de con teúdos disciplinares de forma eficaz, é imprescindível. No entanto, face à evolução dos métodos de ensino e às naturais alterações dos perfis dos estudantes que chegam ao ensino superior, é legítimo pensar se é expectável que esta capacidade seja transversal a todos os docentes, mesmo os que trabalham apenas no ensino presencial, ou se é mais decisiva nos cursos a distância. Com o estudo que aqui se apresenta, pretendeu-se conhecer a perceção de docentes do ensino superior no que se refere às competências tecnológicas que os mesmos entendem como mais valiosas para a modalidade em EaD, por comparação com o ensino presencial. Assim, seguindo-se um paradigma misto, realizou-se um estudo de caso a partir dos dados obtidos, através de inquéritos realizados a professores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Pela sua análise, percebeu- -se que os docentes entendem que a capacidade para integrar adequadamente as tecnologias digitais na sua atividade letiva, quer esta decorra no ensino presencial quer aconteça no ensino a distância, é, de uma forma geral, de extrema importância, sendo ligeiramente superior quando se trata de cursos em que os estudantes e os docentes se encontram espacial ou temporalmente afastados. | pt_PT |
dc.description.abstract | The guidelines that point out the way to improve the quality of higher education have taken technological domain as a basic competence for teaching. This reality is even more relevant in distance learning, in which having specific knowledge and skills to use technical equipment and digital procedures, allowing the processing and dissemination of disciplinary content eectively, is indispensable. However, given the evolution of teaching methods and the natural changes in the profiles of students getting higher education, it is legitimate to wonder whether it is expected this ability to be transversal to all teachers, even those who work only in face-to-face teaching, or whether it is more pervasive in distance learning courses. The purpose of the study presented was to find out the perception of higher education teachers regarding the technological abilities they consider more valuable for DE compared to face-to-face teaching. Thus, following a mixed paradigm, a case study was carried out based on data obtained through surveys conducted alongside professors at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic University of Leiria. The analysis showed that teachers believe that the ability to properly integrate digital technologies into their teaching methods, whether this takes place in face-to-face teaching or at a distance, is, in general, extremely important, being slightly more important when it comes to courses in which students and teachers are spatially or temporally distant. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-40-1725-7 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-4005420 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9573 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Almedina | pt_PT |
dc.relation | UIDB/05507/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino a distância | pt_PT |
dc.subject | Ensino presencial | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Competências dos professores | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.subject | Classroom teaching | pt_PT |
dc.subject | University education | pt_PT |
dc.subject | Teachers’ abilities | pt_PT |
dc.subject | Digital technologies | pt_PT |
dc.title | Competências-chave do professor do ensino superior – estudo em torno do domínio tecnológico | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.title | Metodologias e práticas educativas no ensino superior: Visões multidisciplinares | pt_PT |
person.familyName | Mangas | |
person.familyName | Sousa | |
person.givenName | Catarina | |
person.givenName | Jenny | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.ciencia-id | D718-1B53-F947 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1626-6746 | |
rcaap.cv.cienciaid | D718-1B53-F947 | Jenny Sousa | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9f97303b-d3c8-40b2-b90a-6d048a1d8e19 |