Repository logo
 
Publication

O Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de Pandemia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorMira, Carolina da Costa Guerra
dc.date.accessioned2023-01-20T16:19:00Z
dc.date.available2023-01-20T16:19:00Z
dc.date.issued2022-11-04
dc.description.abstractEste relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e na Metodologia de Trabalho de Projeto. A segunda parte do relatório, designada de Dimensão Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia. Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista, os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares, interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando objetos na sua brincadeira livre.pt_PT
dc.identifier.tid203201795pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8044
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectÁrea da casinhapt_PT
dc.subjectRegime @ distânciapt_PT
dc.subjectMetodologia de trabalho de projetopt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectTipo de brincadeiras, Pandemiapt_PT
dc.titleO Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de Pandemiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Carolina_Mira.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: