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O Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de Pandemia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Mira, Carolina da Costa Guerra | |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T16:19:00Z | |
dc.date.available | 2023-01-20T16:19:00Z | |
dc.date.issued | 2022-11-04 | |
dc.description.abstract | Este relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e na Metodologia de Trabalho de Projeto. A segunda parte do relatório, designada de Dimensão Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia. Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista, os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares, interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando objetos na sua brincadeira livre. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203201795 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8044 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Área da casinha | pt_PT |
dc.subject | Regime @ distância | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Tipo de brincadeiras, Pandemia | pt_PT |
dc.title | O Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de Pandemia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |