dc.contributor.author | Ferreira, Paula Cristina | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T10:44:18Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T10:44:18Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.updated | 2022-07-22T10:32:44Z | |
dc.description.abstract | A escrita pressupõe um processo complexo que exige o domínio de competências gráficas, orto gráficas e compositivas. Estas competências devem integrar os conhecimentos de qualquer adulto instruído, sendo ainda mais perentórias no caso de futuros educadores e professores que serão o modelo para muitas crianças no seu percurso de aprendizagem. Este artigo pretende explanar uma investigação que assumiu o propósito de identificar a frequên cia e tipologia de erros ortográficos presentes em textos escritos por estudantes finalistas da li cenciatura em Educação Básica e verificar a influência da abordagem de conteúdos associados à aprendizagem da escrita nas produções textuais dos futuros profissionais de educação, perspeti vando ainda sugestões para o aumento da qualidade desta formação. A partir da análise quantitativa efetuada a 181 provas escritas realizadas em duas Unidades Cur riculares nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, foi possível concluir que 1 a 2% do total de pala vras apresenta incorreções ortográficas, sendo os erros de acentuação os mais comuns. Verificou-se, ainda, que a quantidade de erros foi reduzida após o contacto dos estudantes com conteúdos programáticos associados à aprendizagem da linguagem escrita. O afastamento de uma escrita desejavelmente exímia leva-nos a propor algumas medidas a ado tar no Ensino Superior de forma a evitar o perpetuamento de uma escrita irregular nas gerações futuras. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-13-1 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-619618 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7393 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ESECS-IPLeiria | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Erro | pt_PT |
dc.subject | Ortografia | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Competência ortográfica de futuros educadores e professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | VI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Mangas | |
person.givenName | Paula Cristina Cinza Santos Leal | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier.ciencia-id | C018-E969-C4A1 | |
person.identifier.ciencia-id | 0C17-9C71-90B7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7258-6616 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0843-5861 | |
rcaap.cv.cienciaid | C018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049 | |
relation.isAuthorOfPublication | ceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049 |