Repository logo
 
Publication

Competência ortográfica de futuros educadores e professores

dc.contributor.authorFerreira, Paula Cristina
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.date.accessioned2022-07-22T10:44:18Z
dc.date.available2022-07-22T10:44:18Z
dc.date.issued2017
dc.date.updated2022-07-22T10:32:44Z
dc.description.abstractA escrita pressupõe um processo complexo que exige o domínio de competências gráficas, orto gráficas e compositivas. Estas competências devem integrar os conhecimentos de qualquer adulto instruído, sendo ainda mais perentórias no caso de futuros educadores e professores que serão o modelo para muitas crianças no seu percurso de aprendizagem. Este artigo pretende explanar uma investigação que assumiu o propósito de identificar a frequên cia e tipologia de erros ortográficos presentes em textos escritos por estudantes finalistas da li cenciatura em Educação Básica e verificar a influência da abordagem de conteúdos associados à aprendizagem da escrita nas produções textuais dos futuros profissionais de educação, perspeti vando ainda sugestões para o aumento da qualidade desta formação. A partir da análise quantitativa efetuada a 181 provas escritas realizadas em duas Unidades Cur riculares nos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, foi possível concluir que 1 a 2% do total de pala vras apresenta incorreções ortográficas, sendo os erros de acentuação os mais comuns. Verificou-se, ainda, que a quantidade de erros foi reduzida após o contacto dos estudantes com conteúdos programáticos associados à aprendizagem da linguagem escrita. O afastamento de uma escrita desejavelmente exímia leva-nos a propor algumas medidas a ado tar no Ensino Superior de forma a evitar o perpetuamento de uma escrita irregular nas gerações futuras.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-13-1
dc.identifier.slugcv-prod-619618
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7393
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherESECS-IPLeiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectErropt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleCompetência ortográfica de futuros educadores e professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage41pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titleVI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameMangas
person.givenNamePaula Cristina Cinza Santos Leal
person.givenNameCatarina
person.identifier.ciencia-idC018-E969-C4A1
person.identifier.ciencia-id0C17-9C71-90B7
person.identifier.orcid0000-0002-7258-6616
person.identifier.orcid0000-0003-0843-5861
rcaap.cv.cienciaidC018-E969-C4A1 | Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049
relation.isAuthorOfPublicationceb9f574-fde0-4044-b603-fb5daa40ece0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery44791570-2634-4f9c-b15e-e03c3c1eb049

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AtasIPCE_2017.p.33-41.pdf
Size:
382.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: