Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Variação sazonal das propriedades antimicrobianas e antioxidantes das espécies Asparagopsis armata e Gelidium corneum, S. Martinho do Porto, Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese+Mestrado_Ma_rio+Cavaco+Final.pdf1.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As algas marinhas têm sido utilizadas pela população portuguesa do litoral como alimento durante períodos de escassez e como fertilizante, desde há muitos séculos. Ambas as utilizações diminuíram drasticamente com a introdução da horticultura e dos fertilizantes químicos. Mesmo assim, nas últimas décadas, a globalização renovou o interesse na utilização destes organismos, e no seu potencial biotecnológico. Gelidium corneum e Asparagopsis armata são duas espécies que crescem em São Martinho do Porto. G. corneum é colhida sazonalmente porque produz agar, um ficocolóide de alta qualidade, que é utilizado na indústria alimentar como agente espessante ou gelificante. A A. armata é uma espécie invasora, conhecida pelo seu potencial biotecnológico, que pode ter aplicações inovadoras. Ambas as espécies têm propriedades interessantes, tais como propriedades antioxidantes e antibacterianas que podem ser interessantes para a produção de componentes nutracêuticos. Para determinar o potencial biotecnológico destas espécies, é necessário determinar as variações sazonais destes compostos de interesse, e estabelecer o tempo ótimo de recolha para os diferentes compostos alvo. Assim, foram determinadas as variações sazonais de humidade, cinzas, proteínas, hidratos de carbono, agar, lípidos e os seus correspondentes ácidos gordos, além de contaminantes de metais pesados, e iodo. A atividade antioxidante foi também analisada através de ABTS, DPPH, QTP e FRAP e a atividade antimicrobiana através do método de difusão em disco. De todos estes, os teores de proteínas, hidratos de carbono, lípidos e humidade mostraram flutuações sazonais em ambas as espécies analisadas. Em G. corneum, foi também possível verificar diferenças sazonais no potencial antioxidante. A biomassa de G. corneum é abundante durante todo o ano, principalmente no Verão, e tem propriedades nutricionais muito interessantes. Quanto a A. armata, embora a sua baixa disponibilidade sazonal dificulte a colheita da população selvagem durante todo o ano, mostra bioatividades de interesse biotecnológico. Os resultados confirmam que estas duas espécies têm um valor biotecnológico que, se devidamente testado e aplicado, pode aumentar o seu valor comercial.

Description

Quero agradecer às minhas orientadoras, Professora Doutora Teresa Mouga, Professora Doutora Susana Bernardino e Professora Doutora Clélia Afonso. Muito, muito obrigado pelo apoio constante, confiança e paciência para comigo. Sem a vossa orientação nunca teria tido acesso ao Programa Operacional MAR2020 que através do projeto MAR04.03.01-FEAMP-0101-Limo do Cais tive a oportunidade de ter o primeiro trabalho na área.

Keywords

Algas marinhas Gelidium corneum Asparagopsis armata propriedades antioxidantes e antibacterianas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue