Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves dept_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorRebelo, Carolina Correia
dc.date.accessioned2021-02-09T14:02:33Z
dc.date.available2021-02-09T14:02:33Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.description.abstractO presente relatório decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes. Relativamente à primeira parte, que corresponde à dimensão reflexiva no contexto de Creche, são evidenciadas as vivências fundamentais desta Prática Pedagógica. A segunda parte, que apresenta a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância I, salienta as aprendizagens e dificuldades sentidas e a importância do ciclo interativo. No que concerne à terceira parte, esta apresenta primeiramente a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, dividida em cinco tópicos, realçando-se aspetos como a relação escola/família/comunidade e a diferenciação pedagógica. Neste contexto é apresentado o trabalho por projeto “A teia da aranha Carlota” desenvolvido no decorrer da prática, bem como um ensaio investigativo que procurou analisar as conceções e práticas de articulação de docentes do pré-escolar e professores do 1.º CEB. Este ensaio, que utilizou uma metodologia qualitativa, permitiu concluir que a articulação curricular entre as duas etapas educativas é imprescindível para que se proporcione uma adaptação calma e harmoniosa das crianças aquando da entrada para o 1.º CEB.pt_PT
dc.identifier.tid202627853pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5306
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL.pdf
Size:
1.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: