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Práticas digitais e mediação em contexto escolar: um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro de Carvalho da | |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Carla Louro Lopes | |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T13:48:01Z | |
dc.date.available | 2022-04-13T13:48:01Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação surge da curiosidade em investigar as práticas de mediação adotadas na Escola Profissional de Torres Novas, constituindo-se num estudo de caso de natureza interpretativa. Dado o panorama de pandemia em 2020 e 2021, que implicou a implementação da modalidade de ensino à distância, torna-se de especial interesse perceber as práticas implementadas neste âmbito que almejaram garantir a continuidade da relação entre os alunos, os professores e as famílias, com o correspondente sucesso dos discentes quanto à sua plena integração social. Neste sentido é abordada a mediação intercultural no contexto escolar e a escola é percecionada enquanto uma estrutura com cultura organizacional que deverá construir pontes interculturais entre os alunos, as famílias e a comunidade, o que implica a descentração da figura do professor, que constitui o primeiro mediador sociopedagógico numa escola. Assim, é necessário entender se a escola consegue lidar com a heterogeneidade dos seus alunos respondendo às diferentes necessidades que variam consoante a diversidade sociocultural, adotando estratégias diferenciadas e recorrendo a diferentes formas de comunicação que podem, simultaneamente, constituir estímulos motivacionais perante o formato de ensino à distância. Com efeito, o presente estudo situa-se num contexto de pandemia que rapidamente alterou a realidade social já anteriormente marcada pela aceleração “tecnológica, de mudança social e de ritmo de vida” (Rosa, 2013, citado por Vieira et al, 2019, p.7). Neste contexto pretendemos identificar e compreender as práticas digitais de mediação adotadas, atendendo às necessidades da sua população discente. Para tal, foram elegidas técnicas diversificadas na recolha da informação, designadamente, a observação direta e participante, o diário de bordo, a entrevista, o focus group e a análise documental. Os dados obtidos foram sujeitos a análise de conteúdo para uma maior inteligibilidade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202992241 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6991 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Desigualdade social | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Pictografia | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_PT |
dc.title | Práticas digitais e mediação em contexto escolar: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
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