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Práticas digitais e mediação em contexto escolar: um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Pedro de Carvalho da
dc.contributor.authorFerreira, Ana Carla Louro Lopes
dc.date.accessioned2022-04-13T13:48:01Z
dc.date.available2022-04-13T13:48:01Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.description.abstractA presente dissertação surge da curiosidade em investigar as práticas de mediação adotadas na Escola Profissional de Torres Novas, constituindo-se num estudo de caso de natureza interpretativa. Dado o panorama de pandemia em 2020 e 2021, que implicou a implementação da modalidade de ensino à distância, torna-se de especial interesse perceber as práticas implementadas neste âmbito que almejaram garantir a continuidade da relação entre os alunos, os professores e as famílias, com o correspondente sucesso dos discentes quanto à sua plena integração social. Neste sentido é abordada a mediação intercultural no contexto escolar e a escola é percecionada enquanto uma estrutura com cultura organizacional que deverá construir pontes interculturais entre os alunos, as famílias e a comunidade, o que implica a descentração da figura do professor, que constitui o primeiro mediador sociopedagógico numa escola. Assim, é necessário entender se a escola consegue lidar com a heterogeneidade dos seus alunos respondendo às diferentes necessidades que variam consoante a diversidade sociocultural, adotando estratégias diferenciadas e recorrendo a diferentes formas de comunicação que podem, simultaneamente, constituir estímulos motivacionais perante o formato de ensino à distância. Com efeito, o presente estudo situa-se num contexto de pandemia que rapidamente alterou a realidade social já anteriormente marcada pela aceleração “tecnológica, de mudança social e de ritmo de vida” (Rosa, 2013, citado por Vieira et al, 2019, p.7). Neste contexto pretendemos identificar e compreender as práticas digitais de mediação adotadas, atendendo às necessidades da sua população discente. Para tal, foram elegidas técnicas diversificadas na recolha da informação, designadamente, a observação direta e participante, o diário de bordo, a entrevista, o focus group e a análise documental. Os dados obtidos foram sujeitos a análise de conteúdo para uma maior inteligibilidade.pt_PT
dc.identifier.tid202992241pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6991
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesigualdade socialpt_PT
dc.subjectEnsino à distânciapt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectPictografiapt_PT
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.titlePráticas digitais e mediação em contexto escolar: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

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