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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação surge da curiosidade em investigar as práticas de mediação
adotadas na Escola Profissional de Torres Novas, constituindo-se num estudo de caso
de natureza interpretativa. Dado o panorama de pandemia em 2020 e 2021, que
implicou a implementação da modalidade de ensino à distância, torna-se de especial
interesse perceber as práticas implementadas neste âmbito que almejaram garantir a
continuidade da relação entre os alunos, os professores e as famílias, com o
correspondente sucesso dos discentes quanto à sua plena integração social. Neste
sentido é abordada a mediação intercultural no contexto escolar e a escola é
percecionada enquanto uma estrutura com cultura organizacional que deverá
construir pontes interculturais entre os alunos, as famílias e a comunidade, o que
implica a descentração da figura do professor, que constitui o primeiro mediador
sociopedagógico numa escola. Assim, é necessário entender se a escola consegue
lidar com a heterogeneidade dos seus alunos respondendo às diferentes necessidades
que variam consoante a diversidade sociocultural, adotando estratégias diferenciadas
e recorrendo a diferentes formas de comunicação que podem, simultaneamente,
constituir estímulos motivacionais perante o formato de ensino à distância. Com
efeito, o presente estudo situa-se num contexto de pandemia que rapidamente alterou
a realidade social já anteriormente marcada pela aceleração “tecnológica, de
mudança social e de ritmo de vida” (Rosa, 2013, citado por Vieira et al, 2019, p.7).
Neste contexto pretendemos identificar e compreender as práticas digitais de
mediação adotadas, atendendo às necessidades da sua população discente. Para tal,
foram elegidas técnicas diversificadas na recolha da informação, designadamente, a
observação direta e participante, o diário de bordo, a entrevista, o focus group e a
análise documental. Os dados obtidos foram sujeitos a análise de conteúdo para uma
maior inteligibilidade.
Description
Keywords
Desigualdade social Ensino à distância Mediação Intercultural Pictografia Tecnologia da Informação e Comunicação