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Abstract(s)
O aumento dos estudos qualitativos e mistos na saúde tem esbatido a dicotomia quanti/qualitativo, permitindo a diversificação de métodos e técnicas. Ao contrário das concepções tradicionalistas da investigação, baseadas no modelo biomédico e no paradigma pós-positivista, a investigação qualitativa traduz um significado e uma interpretação aos achados que permite um maior desenvolvimento do cidadão, inserido no seu espaço social e conceptualiza o mundo real com uma maior susceptibilidade de transformação.
Uma apreciação multidimensional, contribui para o desenvolvimento do conhecimento empírico, estético,
pessoal, ético, biomecânico, entre outros. Um paradigma mais construtivista tem, progressivamente, aumentado a perspectiva de complementaridade e até de transdisciplinaridade em relação aos fenómenos da saúde.
A ciência e a diversificação dos saberes são cruciais para o desenvolvimento da saúde individual e coletiva.
A relação do ser humano com a saúde e com os profissionais é complexa, envolve uma multiplicidade de
fatores, nem sempre fáceis de identificar e controlar, que é influenciada e influencia as múltiplas relações,
não podendo ser dissociada da experiência individual.
Description
Keywords
Investigação Qualitativa Saùde
Pedagogical Context
Citation
Baixinho, C. L., Presado, M. H., & Ribeiro, J. (2019). Investigação qualitativa e transformação da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 24(5), 1582-1582. https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.05962019
Publisher
FapUNIFESP (SciELO)
