Repository logo
 
Publication

A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o património

dc.contributor.authorGomes, Daniela
dc.date.accessioned2012-11-05T12:56:33Z
dc.date.available2012-11-05T12:56:33Z
dc.date.issued2012-03
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.description.abstractA imagem de um destino turístico é uma temática cada vez mais importante para a investigação sobre turismo, uma vez que tem um papel muito relevante na segmentação de mercado e na consequente satisfação dos turistas. Para sabermos mais sobre esta temática realizamos uma ampla revisão de artigos, abordando temas como os destinos turísticos, a imagem dos destinos e as motivações turísticas, uma vez que são temas fulcrais para a realização deste trabalho de investigação. Um destino turístico deve ter em atenção as necessidades dos turistas atuais e o seu desenvolvimento depende em muito da capacidade que este tem de criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e a motivar o turista a visitá-lo. Podemos constatar, que a imagem de um destino passa por diversas fases que influenciam na seleção do mesmo por parte do turista e que tem um papel muito importante no que respeita às motivações dos turistas. A metodologia por nós adotada teve como base a aplicação de um questionário aos turistas que se encontravam na cidade de Lisboa, de modo a perceber a imagem do destino Lisboa pelos turistas que visitam o património da cidade. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de modo a dar resposta aos objetivos da nossa investigação. Verificámos que a imagem do Lisboa pelo património visitado, apesar de positiva, deve ser trabalhada de modo a melhorar alguns aspetos que ainda continuam a marcar pela negativa a imagem do património da cidade. Através deste trabalho de investigação podemos perceber que a imagem de um destino é um fator de grande importância, pois gera motivação nos turistas e é através da experiência vivida no destino, que o turista irá manter ou não, a imagem inicial. O objetivo de qualquer destino é que o turista atinja um patamar de satisfação, de modo a que a imagem criada sobre o destino seja a melhor, para que este sinta vontade de voltar e de recomendar a amigos e familiares.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/644
dc.language.isoporpor
dc.subjectDestinos turísticospor
dc.subjectImagem dos destinos turísticospor
dc.subjectPatrimónio turísticopor
dc.subjectMotivações turísticaspor
dc.subjectTourist destinationspor
dc.subjectDestination imagepor
dc.subjectTourist patrimonypor
dc.subjectTourist motivationspor
dc.titleA imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o patrimóniopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mestrado Mkt Prom.Turistica_Daniela_Gomes.pdf
Size:
4.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: